FÁBIO ALVES DOS SANTOS GRADUADO EM MATEMÁTICA – UNIVAG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto da Criança e do Adolescente
Advertisements

OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
Estatuto da Criança e do Adolescente
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Planejar é preciso, viver não é preciso.
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Plano.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Corpo Social “O Corpo Social é o órgão máximo de deliberação e dele participam os associados, assim definidos neste Estatuto, na defesa de seus interesses.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES
O PAPEL DO CONSELHEIRO TUTELAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
CONSELHO TUTELAR Da Atuação do Conselho Tutelar
participação e controle social
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
CONSELHO TUTELAR: O que é? Para que serve? Quem faz parte?
Conselhos dos Direitos – Revisão da Resolução 74
Audiência Pública 2º Quadrimestre 2011 Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Projeto Defensoria Pública e Conselhos Tutelares: Diálogo Permanente.
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CEAS Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, 7/12/99 10 ANOS CONTROLE SOCIAL PELOS CONSELHOS EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
CONSELHO TUTELAR – SISTEMA
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Visão Constituição sobre o ECA
SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS
CAOPIJ – CONSEC – COEGEMAS - SETAS – FEMURN

Disciplina de Estágio Supervisionado Curso de Ciências Contábeis Faccat-2012/1.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
Dia do Conselho tutelar 18 de novembro
Somente na Austrália Somente em Téhéran Somente na India.
O ato infracional e a violação dos direitos da criança e do adolescente Luciano Alves Rossato Procurador do Estado de São Paulo. Ex-PAJ. Mestre em Direitos.
Atribuições e funcionamento do Conselho Tutelar
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
CONSELHO TUTELAR E SISTEMA DE JUSTIÇA Alex Fabiano S. De Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. É um meio de realização do ECA; É uma das diretrizes da política de atendimento ( ECA - 88 ); É um incentivo.
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
Protege o menor! Passados quase 18 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nove em cada dez municípios têm o seu conselho tutelar,
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Políticas de Saúde Criança e Adolescente Conselho Tutelar profª Magda Levantezi Art A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

FÁBIO ALVES DOS SANTOS GRADUADO EM MATEMÁTICA – UNIVAG PRESIDENTE DA UNIFICAR – 2010/2012 CONSELHEIRO TUTELAR EM CAMPO VERDE CONTATOS azulfabio@hotmail.com Presidente.unificar@gmail.com www.actmt-unificar.webnode.com.br

CONSELHO TUTELAR

O QUE É? PARA QUE SERVE?

É UM ÓRGÃO PERMANENTE; AUTÔNOMO; NÃO JURISDICIONAL;

Encarregado pela sociedade de fiscalizar se os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão sendo cumpridos.

Atribuições do Conselho Tutelar As atribuições específicas do Conselho Tutelar estão relacionadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 95 e 136).

O Que é o CMDCA? É um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente.

Além de formulador das Políticas Públicas, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O que diferencia o Conselho dos Direitos em relação ao Conselho Tutelar? A diferença entre esses dois Conselhos está principalmente nas suas atribuições. Enquanto o Conselho dos Direitos são os órgãos que devem atuar na formulação e no controle da execução das políticas sociais que asseguram os direitos das crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar atua no atendimento de casos concretos, de ameaça ou de violação desses direitos.

DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DE ONDE VEM?

ESTRUTURA MINIMA DE TRABALHO REMUNERAÇÃO DIREITOS TRABALHISTAS DIÁLOGO BOM SENSO CONHECIMENTO NA ÁREA QUE ATUA OBJETIVOS DIVERSOS ESQUECENDO REALMENTE O FOCO “CRIANÇA E ADOLESCENTE”.

ESTIMULOS

E NÓS O QUE PODEMOS FAZER PARA MUDAR ESSA REALIDADE?