Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
A prova ENADE 2006 terá como referência o perfil do profissional, com sólida formação técnico - cientifica, fundada em valores de responsabilidade social,
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Matemática para todos Educação Básica
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
FORMAÇÃO CONTINUADA 4 série SMED 2009 AVALIAÇÃO Edna Heloisa Schaeffer.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Por quê o computador na educação?
O desafio de ensinar matemática
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Inovadores e Conservadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Deise Kramer Lima Fernandes
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Pratica como componente
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Concepções em Educação Matemática
Tendências atuais do ECLE
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática Objetivos Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática

Aula Passada: Matemática surgiu da interação do homem com seu mundo, ao tentar compreendê-lo e atuar nele. Primeiros questionamentos sobre o ensino de Matemática Educação Matemática surge no século XIX Preocupação: tornar os conhecimentos mais acessíveis aos alunos Buscar uma renovação no ensino de Matemática. Saber pensar matemático  matemática trabalhada de forma criativa, crítica e contextualizada.  O que, e o como fazer precisam ser repensados tendo-se em vista para que e o quando fazer Educação Matemática.

Concepções do modo como se processa a obtenção e a produção do conhecimento O conhecimento é gerado a partir das necessidades e dos interesses de grupos, seja para contar, jogar, medir, localizar, entre outros. O conhecimento matemático e sua utilização não se dá apenas por profissionais das ciências exatas, mas também pelos mais diversificados grupos socioculturais. O entendimento dessa pluralidade cultural no desenvolvimento do conhecimento matemático e a sua aproximação no ambiente escolar é fundamental para o processo de ensino aprendizagem.

Componentes do Conhecimento Matemático Afirmações e proposições (reconhecidas, aceitas) Provas e Raciocínios (usados para justificar as afirmações aceitas) Problemas e Questões (considerados importantes de serem resolvidos) Linguagem e Simbolismo (empregados para permitir a comunicação matemática) a ε A ^ A ⊂ B → a ε B Visão metamatemática: prova e definição padrões, alcance e estrutura da matemática Métodos, procedimentos, técnicas, estratégias (utilizados para fazer matemática)  Estética e Valores

Há necessidade de uma matemática interessante, exploratória, divertida e desafiadora, eliminando-se a matemática formalizada, bitolada, castradora (D’Ambrósio, 1996, p.13). Área da Educação constantes pesquisas buscam inovar a sala de aula e desenvolver uma prática docente criativa e adequada às necessidades da sociedade do século XXI. A Educação Matemática não ficou de fora deste processo. Na escola, a Matemática pode ajudar muito a elevar a auto-estima das crianças. Mito  normal ir mal em Matemática. Muitas desculpas surgem e todos aceitam os resultados.

Neste contexto, surgem tendências tanto na área da Educação como na de Educação Matemática Envolvem diferentes abordagens Pesquisadores da educação matemática mostram diferentes abordagens quando tratam das tendências da Educação Matemática.