Tipos de Coordenação nas Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura Organizacional
Advertisements

O que é o GestaRH ? É um meio utilizado pelo UNIFEMM para aferir o desempenho de seus empregados em função de metas e resultados a serem alcançados num.
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Mudança Organizacional
AREA 1 CHEFIA E LIDERANÇA.
Função Aplicação de pessoas:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gerenciamento de Pessoal
Profª. Selma Maria da Silva
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
Texto: Poder e política Autor: Robbins
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Grupo... Trabalho em Grupo... Equipe de Trabalho É um conjunto de duas
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
1.Introdução à Administração
Comportamento organizacional
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Princípios do SCO.
Administração Geral - Aula 03
5- Poder e Autoridade Tipos de Controle:
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Prof. Rudy de Barros Ahrens
Comportamento Organizacional
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Análise e Projeto de Sistemas
Princípios Gerais de Administração
Modelos de Desenhos de Cargos: Modelo Clássico
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Laboratório de Programação
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Integração de Ferramentas CASE
Capítulo 1 A administração hoje.
Estratégia Organizacional
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Metodologia de Pesquisa Científica
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Elaboração e Análise de Projetos
Técnicas de Negociação
PROCESSO ADMINISTRATIVO
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Avaliação de Desempenho
Escola da Administração Científica
Formulários.
Sugestão de Vídeo Parte 1
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Liderança e Relacionamento.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Tipos de Coordenação nas Organizações Coordenar é conseguir que os participantes de um grupo se comportem de forma a serem atingidas com eficiência as metas definidas Ajustamento Mútuo – No caso de pessoas incumbidas de executar tarefas complexas em micro (uma lanchonete) e grandes empresas como as da equipe da NASA. Processos Padronizados – Esse tipo de coordenação é ampliado nas modernas técnicas de fabricação, a exemplo do Kanban, que dá autonomia para um operário da linha de montagem sem consultar o chefe.

Resultados Padronizados – As transportadoras não coordenam o trajeto, apenas o local e data da entrega dos produtos. Habilidades Padronizadas – Os hospitais não coordenam as atividades de seus médicos e enfermeiras, porque seus procedimentos já estão padronizados, o mesmo ocorre com os professores. Supervisão Direta – Caso o porte da organização torne inexeqüível o ajustamento mútuo e os processos de produção não permitam a sua padronização, somente resta a supervisão direta para coordenar o trabalho, para que resultados sejam produzidos e metas alcançadas.

Influência pela Comunicação – Três tipos de Comunicação Comunicação Informativa: A informação predomina na mensagem, sem tentativas explícitas de influenciar comportamentos. Ex: solicitação de saldo ao caixa do banco

Comunicação Instrutora: Ocorre quando o emissor tenta influenciar, mostrando os efeitos que o comportamento do influenciado deve ter. Ex: chefe que determina as metas aos subordinados. Comunicação Impositiva: O emissor procura influenciar o receptor, mostrando de forma explícita ou implícita o que lhe sucederá caso não se comporte como instruído, para atingir a meta pretendida. Ex: selecionadora de pessoal que tenta influenciar os candidatos ao emprego a elaborar o teste sem conversa, caso contrário será eliminado.

Tipos de Comunicação e as Três formas de Controlar Influência pela Coerção: Nas organizações chamadas totais, como as militares e eclesiásticas, as sanções poderão ser físicas ou confinamento forçado. Nas empresas, vão até a demissão, passando antes pela supressão de benefícios, transferências, perda de promoção etc. Todavia, é óbvio que a demissão não fará o empregado executar o que foi solicitado, mas servirá de exemplo para outros obedecerem.

Influência pelo Comando: Mesmo havendo discordância, será superada pela esperança de benefícios futuros em virtude de sua aceitação, ocorrendo um ajustamento, pois a responsabilidade é de quem mandou. Pode ocorrer em grupos coesos, como bombeiros durante incêndios, defesa civil por ocasião de enchentes, médicos e enfermeiras durante cirurgias etc. Influência pela Persuasão: O influenciador altera o julgamento do seguidor, despertando nele a conveniência de executar aquilo que propõe. Havendo um grau de concordância, uma sugestão já basta para o seguidor agir. Este tipo de influência ocorre em grupos formais ou informais compostos de pessoas maduras e engajados na execução de uma tarefa.

Influência pela Comunicação e Tipos de Coordenadores O exercício do poder é obtido pela coerção, concretizada por meio da comunicação impositiva, com ameaças de sanções: a autoridade é exercida pela comunicação informativa, sem pressionar o executor, e o controle é exercido pelas trocas, por meio da comunicação instrutora na forma de comandos.

Transferindo-se essas três formas de influenciar para o papel do coordenador (que, nas organizações, é necessário para a produção de bens e serviços), resultam também de três tipos, os quais chamamos de: condutor ao que domina pelo poder; chefe ao que controla pela remuneração; e líder ao que é legitimado pelos influenciados por facilitar que a meta coletiva seja atingida.