Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Escola Municipal Alexandre Arcipretti Projeto Trânsito é Vida!
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Elisa Maria de Assis
Curso de novas tecnologias na escola
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Didática: organização do trabalho pedagógico
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atuais Propostas Curriculares.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE UFC 2010 MEC / SEESP / UAB PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AEE Proposição do caso Análise e clarificação.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - John Dewey: Educação e Vida

Referência Bibliográfica: CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 57-75

Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952 John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952

ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;

Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;

Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem; Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;

CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: - o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento

ESCOLA TRANSFORMADORA