Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - John Dewey: Educação e Vida
Referência Bibliográfica: CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 57-75
Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952 John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952
ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;
Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;
Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem; Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: - o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento
ESCOLA TRANSFORMADORA