Metodologia do Ensino de Física I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA -pontos de partida- Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Fev/2019
Questões fundamentais Que ensino de física precisa ser veiculado na escola brasileira contemporânea? Como ensinar física no ensino médio? Como os alunos aprendem física?
Questões fundamentais Que conhecimentos, habilidades e atitudes são essenciais ao professor de física? Como potencializar a formação do futuro professor de física, dadas as necessidades atuais do ensino no nível médio?
PRESSUPOSTOS A formação do professor é um processo complexo e dinâmico que tem forte influência das vivências, crenças e conhecimentos elaborados ao longo de toda a vida do futuro professor, que tem seu início formal na graduação e se prolonga por toda sua vida profissional. 2. Aprender a ser professor é um processo que se desenvolve coletivamente, predominantemente pelas interações com o meio cultural, com os alunos e com os pares.
O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA TEORIAS PESSOAIS TEORIAS ACADÊMICAS PRÁTICA DOCENTE
Proposta de desenvolvimento da disciplina MEF Eixos principais: Realização de atividades diversas de caráter teórico-prático: individuais, em pequenos grupos e coletivas Estágio investigativo com desenvolvimento de projetos