Metodologia do Ensino de Física I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Advertisements

GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Comunicação & Expressão INTRODUÇÃO Vanessa Lima
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Reunião de Início do Semestre Letivo
VESCO Modelo de negócio..
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Especialização em Direito Processual
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA UMA ESCOLA CONTEMPORÂNEA (CASE DE COLATINA)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
(Ministério da Educação e Cultura)
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Estágio IV.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Metodologia do Ensino de Física I
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Proposta de Temas para o Desenvolvimento do PID
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
I Encontro de Licenciaturas da
Ética e Organizações EAD 791
I Encontro de Licenciaturas da
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
O que é Educação Ambiental?
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
TC Projetos de Estudos Integradores:
Contextualização: escola e alunos
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Uso de Animações no Ensino de Conteúdos Biológicos
Reflexividade e formação de professores
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
A docência na educação superior
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino de Física I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA -pontos de partida- Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Fev/2019

Questões fundamentais Que ensino de física precisa ser veiculado na escola brasileira contemporânea? Como ensinar física no ensino médio? Como os alunos aprendem física?

Questões fundamentais Que conhecimentos, habilidades e atitudes são essenciais ao professor de física? Como potencializar a formação do futuro professor de física, dadas as necessidades atuais do ensino no nível médio?

PRESSUPOSTOS A formação do professor é um processo complexo e dinâmico que tem forte influência das vivências, crenças e conhecimentos elaborados ao longo de toda a vida do futuro professor, que tem seu início formal na graduação e se prolonga por toda sua vida profissional. 2. Aprender a ser professor é um processo que se desenvolve coletivamente, predominantemente pelas interações com o meio cultural, com os alunos e com os pares.

O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA TEORIAS PESSOAIS TEORIAS ACADÊMICAS PRÁTICA DOCENTE

Proposta de desenvolvimento da disciplina MEF Eixos principais: Realização de atividades diversas de caráter teórico-prático: individuais, em pequenos grupos e coletivas Estágio investigativo com desenvolvimento de projetos