SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Advertisements

Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Educação para transformação social
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
Metodologia do Ensino de Física I
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Educação Ambiental frente à Reforma do Ensino Médio no Brasil
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
TEMPO E HISTÓRIA. A HISTÓRIA COMO CIÊNCIA Adaptação da música “Mulher Brasileira” Psirico 1 - Foi Criada na Europa e estuda o passado essa disciplina,
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O HOMEM O ser humano é um ser social.
O QUE É O PEDAGOGO.
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
 Da Divisão do Trabalho Social  Mudanças (caos, desordem) com o advento do capitalismo e o surgimento da soc. moderna.  Pergunta:  Que laço se forma.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Aula 2: A História da História – Parte II
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Profª. Luciana Eliza dos Santos
CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Max Weber  .
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Karl Deutsch, Política e governo
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
As Organizações Vistas como Culturas
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS

1. O conhecimento como característica da humanidade  Regularidades  Natureza  Relações sociais  Comportamentos  Instintivos  Aprendidos/apreendidos  Relações sociais  Cultura “É a partir das relações sociais que nós nos tornamos humanos”

Cultura  Quando falamos em cultura, estamos nos referindo a um conjunto de valores, crenças, padrões de comportamento e hábitos de vida que apesar de geral e coletivo, varia no tempo e no espaço. A cultura não se desenvolve em um grupo de modo espontâneo, mas é produzida historicamente, fruto da dinâmica da vida em comum. Para ser transmitida por uma geração para outra depende de aprendizado. Cultura versus Erudição Eurocentrismo e Colonialismo

Características dos seres humanos 1. Viver de acordo com a cultura; 2. Desenvolver um sistema simbólico; 3. Comunicar-se através de um complexo processo linguístico (oral, corporal, pictórica, escrita); 4. Transmitir o conhecimento acumulado através de processos de socialização, dentre eles a “instituição escolar”. Tal complexidade exigiu que o ser humano se tornasse objeto de ciências especialmente desenvolvidas para compreendê-lo. São as chamadas ciências humanas (Sociologia, Antropologia, Ciências da Religião, Letras, Filosofia, Geografia, Filologia, Ciências Políticas, Histórica, etc.).

2. A Sociologia, um conhecimento de

 Qualquer pessoa compreende que:  Os indivíduos se comportam de forma muito própria;  Vivemos em uma sociedade e que portanto somos regidos por regras (leis, valores, hábitos);  Existe uma regularidade na vida dentro da sociedade brasileira, mas que cada região do país tem suas características próprias;  Que buscamos formas de compreender e mesmo mensurar as regularidades dentro da sociedade.

 Não se constroem mais cidades, não se desenvolvem campanhas políticas nem se declaram guerras sem levar em consideração as pessoas envolvidas, suas crenças, seus interesses, suas ideias e tradições, enfim, tudo aquilo que motiva sua ação e guia sua conduta.  A sociedade tem características que precisam ser conhecidas para que aqueles que nela atuam atinjam seus objetivos. Isso significa que nenhum setor da vida social prescinde dos conhecimentos sociológicos, pois ação consciente e programada exige pesquisa, planejamento e método. Por isso a Sociologia faz parte dos cursos de formação superior!

Desafios da Sociologia hoje  As teorias sociológicas orientam e enriquecem os cientistas na compreensão sobre a vida social e o comportamento coletivo.  A Sociologia conquistou um viés interdisciplinar e se tornou comum para várias outras áreas do conhecimento.  Os conhecimentos sociológicos e a prática da construção de argumentos críticos se tornou essencial para a educação política e a cidadania.  Não é possível construir políticas públicas sem os conhecimentos sociológicos.  A Sociologia se tornou de fundamental importância em momentos de crises, mudanças e instabilidades como as que vivemos.