Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho
Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 1 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula.
Conteúdos formativos Competência 1 da BNCC - Conhecimento. Leitura em voz alta. Situações didáticas.
Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento
Sequência de Atividades
Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.
Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Uma didática da invenção”, de Manoel de Barros, disponível em: https://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 1 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas. Para a discussão propomos as questões a seguir. A respeito dos conhecimentos elencados na Competência, como eles são desenvolvidos na sala de aula? Quais ações precisam ser desenvolvidas de modo que a competência seja atendida ao longo da escolaridade básica?
Competência 1 - BNCC Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 1 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 4 a 8 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.
Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Busca de informação, página 4. Grupo 2 – Aplicação do Conhecimento, página 5. Grupo 3 – Aprendizagem ao longo da Vida, página 6. Grupo 4 – Metacognição, página 7 Grupo 5 – Contextualização Sociocultural do Conhecimento, página 8
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.