Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Confabulando com Fábulas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Contextualização: escola e alunos
{ } Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
Consolidando....
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO

Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 1 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula.

Conteúdos formativos Competência 1 da BNCC - Conhecimento. Leitura em voz alta. Situações didáticas.

Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

Sequência de Atividades

Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Uma didática da invenção”, de Manoel de Barros, disponível em: https://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 1 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas. Para a discussão propomos as questões a seguir. A respeito dos conhecimentos elencados na Competência, como eles são desenvolvidos na sala de aula? Quais ações precisam ser desenvolvidas de modo que a competência seja atendida ao longo da escolaridade básica?

Competência 1 - BNCC Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 1 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 4 a 8 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Busca de informação, página 4. Grupo 2 – Aplicação do Conhecimento, página 5. Grupo 3 – Aprendizagem ao longo da Vida, página 6. Grupo 4 – Metacognição, página 7 Grupo 5 – Contextualização Sociocultural do Conhecimento, página 8

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.