Livros Escolares: uma introdução à sua análise EDM 402 – Didática Prof. Vivian Batista da Silva Segundo semestre de 2018 Livros Escolares: uma introdução à sua análise
Atividade de análise do livro didático: Convite a uma reflexão conjunta sobre como a escola tem construído relações entre os alunos, os professores e o conhecimento
Livros escolares: produtos e produtores da escola para todos, da graduação e da seqüência escolar
Livros escolares: ambiguidade terminológica (Gabriela Ossenbach) Livros de texto Livros didáticos Manuais escolares Livros paradidáticos Catecismos Enciclopédias Apostilas Uso escolar: diferentes origens e práticas
Livros escolares: diferentes naturezas Anotações de aula Seletas Compêndios Livros de leitura Lista de exercícios
Livros escolares e mercado editorial Dimensão mercadológica Função autor Condições editoriais e materialidade
Livros escolares e regulamentações oficiais, primeiras iniciativas no Brasil Escassas até o século XX, ocorrem por meio das autorizações dadas aos poucos textos existentes Processo de democratização do ensino, Decreto n.1006, de 1938 (autorização prévia do Ministério da Educação e Saúde e criação da Comissão Nacional do Livro Didático)
Chervel – história das disciplinas escolares Cuesta Fernandes – elementos visíveis do código disciplinar Escolano – cultura pedagógica
Algumas referências Alain Choppin Circe Bittencourt Agustín Escolano Manes Emannuelle Livres NPPD IARTEM