O Lúdico, a cidade e a aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

O Lúdico, a cidade e a aprendizagem

Um novo mundo Da repetição Para a constante mudança Produção baseada em: Sistema aberto Equipes fluidas Problemas complexos Meios de produção do conhecimento disponíveis a todos: Redes sociais Plataformas de colaboração Canais de distribuição de mídia Produção de conhecimento baseada em centralização hierarquia departamentos fronteiras simplificação Meios de produção e circulação do conhecimento nas mãos de poucos

Uma nova educação Empatia Individualismo Colaboração Competição Educação de agentes de mudança Educação para a repetição Empatia Colaboração Protagonismo Criatividade Individualismo Competição Passividade Reprodução

A educação acontece no lugar em que vivemos Território Educativo Cidade Educadora Novas formas de organização de comunidades para a garantia das condições necessárias ao desenvolvimento integral de seus moradores. A cidade que reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, compreendendo os diferentes espaços, tempos, atores e políticas como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.

Características de um território educativo Proteção e garantia de direitos Cultura local e cidade Produção de conhecimento Elaboração de planos locais Instâncias de decisão participativas Escolas articuladoras Rede Integrada Diversidade Educativa Características de um território educativo

1. Processos participativos de decisão Plano educativo local Diagnóstico socioterritorial Definição de prioridades Planos de Ação 1. Processos participativos de decisão Plano educativo local

2. Escola: produção de conhecimento e cultura Democracia Inclusão Integração Transformação 2. Escola: produção de conhecimento e cultura

Projeto Pedagógico: sentido compartilhado Educação Baniwa e Coripacó – São Gabriel da Cachoeira - AM

Ambiente acolhedor, instigante e agradável Cieja Campo Limpo – São Paulo SP

Currículo integral EMEF Amorim Lima, SP

Metodologias: empatia, singularidade, colaboração e engajamento Colégio Viver – Cotia, SP SERTA - PE

3. Diversidade Educativa ampliação de oportunidades Cultura Direitos Humanos Comunicação Meio ambiente Cidade Esporte 3. Diversidade Educativa ampliação de oportunidades

Aprendizagem na cidade: integração de tempos e espaços Agente mobilizador Viração – São Paulo, SP OELA – Manaus, AM

4. Integração de agentes Proteção e garantia de direitos Escolas e creches Instituições de ensino superior Organizações comunitárias da educação Educação Postos de saúde Centros de pesquisa em saúde Agentes de saúde Organizações comunitárias da saúde Saúde Centros de Referência e Assistência Social Associações de moradores Iniciativas comunitárias para o desenvolvimento social Desenvolvimento social Vara da Infância Conselho Tutelar Proteção 4. Integração de agentes Proteção e garantia de direitos

Bairro Educador Bairro Educador de Heliópolis – São Paulo, SP

Cidade Educadora Público Equilíbrio Integração Ambiental Social Direitos universais Controle social Sentido compartilhado de qualidade Ambiental Social Econômico trabalho lazer educação produção descanso

Helena Singer hsinger@ashoka.org Escolas transformadoras www.escolastransformadoras.com.br Cidades Educadoras www.cidadeseducadoras.org.br Helena Singer hsinger@ashoka.org