Teoria da Objetivação Cíntia Matos fcintiacm@gmail.com.

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Transcrição da apresentação:

Teoria da Objetivação Cíntia Matos fcintiacm@gmail.com

Teoria da Objetivação É uma teoria sociocultural, que foi desenvolvida para trabalhar o ensino da matemática de forma contextualizada, ética, política com objetivos de despertar o conhecimento e o pensamento crítico reflexivo para além do problema em questão.

Hegel Marx Vygotsky Leontiev Paulo Freire SABER CONHECIMENTO APRENDIZAGEM Subjetivação Saber Objetivação Teoria da Objetivação Ser Ética comunitária Desalienação do Sujeito Hegel Marx Vygotsky Leontiev Paulo Freire Fonte: Autoria própria

SABER, CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM – PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO O saber para a TO é compreendido pelo Saber Codificado, que são representados pelos conhecimentos científicos e pelo Saber Cultural que são os conhecimentos culturais. O conhecimento para a TO é quando o saber científico se encontra com o saber cultural, num processo de materialização de saberes. Pensando esse aspecto na realidade da sala de aula, esses saberes científicos e culturais, tanto do professor como aluno, entram em movimentos na sala de aula, e essas trocas de saberes, produzem a aprendizagem. A aprendizagem é o resultado desses conhecimentos desenvolvidos entre alunos e professores, e isso representa o processo de objetivação. Os três pilares são envolvidos de forma cíclica e em espiral a todo momento.

ÉTICA COMUNITÁRIA E A DESALIENAÇÃO DOS SUJEITOS A ética comunitária está ligada ao trabalho em conjunto, isso que dizer que o professor precisa elaborar estratégias em sala de aula sob a óptica dos eixos principais de colaboração humana, o que para Radford, (2018, p. 247), “formas de produção coletiva de saberes em que professores e estudantes estejam ombro com ombro”, o autor enfatiza que essa relação “ombro com ombro” é o labor conjunto Radford, (2018, p. 248). A desalienação dos sujeitos representa o conhecimento que liberta, a consciência em ação de forma que possamos fazer escolhas que melhor represente uma coletividade com desigualdades minimizadas.

Saber: Saber cultural + saber codificado(científico) Conhecimento: Desenvolvimento (Saber cultural + saber codificado), movidos/motivados pelas interações entre aluno/professor/aluno/aluno. subjetivação Aprendizagem: Materialização (saber e conhecimento) Objetivação. Fundamentação Teórica: Helgel, Marx, Vygotsky, Leontiev, Paulo Freire Desalienação dos sujeitos/Ética Comunitária

Quem fundamenta a TO? Helgel É um pensador que viveu na passagem do sécs. XVIII e XIX, e entendia o homem como ser histórico, feito de ideias. Dinâmico e que transformava o mundo com sua consciência/racionalidade. Marx Sim, o homem é feito de ideias, mas para transformar o mundo é necessário a materialização dessas ideias (por em prática), então elas precisão ser pensadas, por em prática de forma consciente. Essa transformação é feita de forma dialética, que quer dizer construída de reflexiva e consciente. Vygotsky O desenvolvimento do conhecimento de dá pelas relações/interações com meio social. O conhecimento é dividido em zonas (real e a potencial) e entre essas duas zones está a zona potencial

Leontiev Desenvolveu a Teoria da Atividade Leontiev Desenvolveu a Teoria da Atividade. A atividade deve ser intencional e dirigida (labor conjunto). Para Leontiev as leis são sócio históricas (construídas) e não biológicas. Paulo Freire Educação emancipadora, propor ação transformadora, conhecer o aluno e levar em conta suas necessidades de conhecimento. Educação contextualizada e guiada pela palavra geradora, leitura de mundo.

Obrigada! fcintiacm@gmail.com