Acompanhamento Terapêutico (AT) e Habilidades Sociais (HS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
A Relação Terapêutica: Aplicação à Terapia Cognitiva
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Prof. Ms Ana Paula Orichio UCB 2012
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Psicologia das Relações Interpessoais
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Os comportamentos na relação interpessoal
Como a Criança Pequena se Desenvolve
ESQUIZOFRENIA.
O que significa afetividade/ afeto?...
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Os tipos de comportamento no meio social
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
Aprendizagem Significativa
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Entrevista Psicológica no Idoso
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
EMPATIA SE APRENDE?.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Liderança e Relações Interpessoais
Aula – 3 Planejamento
Terapia cognitivo comportamental
Solidificando seus relacionamentos
Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de.
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EATs)
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Feedback “Realimentação”.
TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
ATITUDES DE COMUNICAÇÃO
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Estratégias Comportamentais
Terapia analítico-comportamental infantil
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Terapia Familiar.
Temperamentos.
Assertividade MACON 2013.
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
Entrevista Motivacional
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Teorias Educacionais.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Apresentação Estágio I Habilidades sociais e relações interpessoais.
Aprendizagem da matemática
Excelência no atendimento
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Acompanhamento Terapêutico (AT) e Habilidades Sociais (HS) São Paulo Março/2012

Acompanhamento Terapêutico (AT) Origem : final década de 60 (Argentina) "Comunidades Terapêuticas” (CTs)  auxiliar psiquiátrico (AP) Extinção das CTs = solicitação de trabalhos particulares do AP

Atualmente Analistas do comportamento (a partir de 1990):  Trabalham com propostas de intervenção, em equipe multiprofissional, em instituciões e/ou ambiente natural do cliente

Por que AT? Quando a terapia verbal é insuficiente … Para o acesso direto ao “mundo” do cliente Fornecimento de elementos essenciais ao cliente (e cuidadores) em relação à demanda Planejamentos das intervenções levando em consideração o ambiente natural

Habilidades Sociais HSs relacionadas1: Melhor qualidade de vida Relacionamentos interpessoais mais gratificantes Maior realização pessoal Sucesso profissional SE “déficit” = variedade de transtornos psicológicos2 Estudos Argyle (1984) = 25 a 30% de pacientes com Transtornos Mentais  deficiências em HSs 1 (Caballo, 1987, 1991; Collins & Collins, 1992; Goleman, 1995; Ickes, 1997) 2 (McFall, 1982; Trower, O’Mahony, & Dryden, 1982)

Programas de Treinamento em HS (THS): Formas Individual e Grupal Efetividade : Problemas conjugais Problemas de escolaridade Orientação Vocacional Transtornos de Ansiedade Generalizada (TAG) Dependência química Transtornos de Personalidade Depressão Esquizofrenia

THS voltado para população “extraclínica” Comportamentos sociais inadequados ocorrem a despeito da demanda clínica Aprendizagem de competências = * desenvolvimento máximo das capacidades pessoais e relacionais * generalização das aquisições para o contexto social do indivíduo = administradores educacionais; médicos; psicólogos; gerentes

No contexto escolar, THS Crianças: medida preventiva Adolescentes: melhorias no desempenho acadêmico

Sobre o Conceito de HS Sinônimo de assertividade (Caballo, 1991, 1993) X Repertório mais amplo de respostas (Del Prette, & Del Prette, 1999; Falcone, 1989, 1995, 1998) Competência social (Matos, 1977)

Vantagens e Limites da Assertividade “(...) comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento ou a exercitar seus próprios direitos” (Alberti, & Emmons, 1983, p. 18) “(…) capacidade de defender os direitos pessoais e de expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa” (Lange, & Jakubowski, 1976, p. 7) Comportamento assertivo comportamentos agressivos comportamentos passivos

Diferenças nos componentes verbais Assertivo X Agressivo Desconsidera os desejos do outro na tentativa de alcançar os seus próprios; Não costuma envolver expressão direta dos desejos, expectativas e sentimentos Costuma ser socialmente inapropriado Reflete uma consideração pelos desejos do outro e dos seus próprios, por meio de uma posição conciliatória, que beneficia ambas as partes Expressa expectativas, desejos e sentimentos de forma direta É socialmente apropriado

Comportamento passivo: Desconsidera os próprios desejos, facilitando a obtenção dos desejos do outro Manifesta falha ou inadequação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos (Bedell, & Lennox, 1997)

Exemplos de comportamento assertivo Componentes não verbais - Contato visual direto - Nível de voz compatível com o de uma conversação Fala fluida Gestos firmes Postura ereta Mensagens na 1ª pessoa Verbalizações positivas Respostas diretas à situação Mãos soltas Verbalizações Penso Sinto Quero Como podemos resolver isso? O que você acha?

Exemplos de comportamento agressivo Verbalizações Você faria melhor se… Você deve estar brincando Se você não fizer Você não sabe Você deveria Componentes não verbais - Olhar fixo - Voz alta - Fala fluida e rápida - Gestos de ameaça - Postura intimidatória - Mensagens impessoais

Exemplos de comportamento passivo Componentes não verbais - Olhar voltado para baixo - Evitação do contato visual direto - Voz baixa e vacilante - Gestos desajeitados - Mãos apresentam-se costumeiramente retorcidas - Ocorrência freqüente de risos falsos/nervosos Verbalizações Talvez Suponho Me pergunto se poderíamos… Você se importaria muito Realmente, não é importantes Não se aborreça

Avaliação impacto social da assertividade Percebida como mais competente e efetiva; MAS... Nem sempre promove resultados satisfatórios para a interação: -- Por vezes, percebida como menos agradável, amigável, satisfatória ou apropriada (em relação à expressão não assertiva) [Delamater, & McNamara, 1986] -- “Riscos” na interação profissional com superiores ou no confronto com uma pessoa muito agressiva (Hargie, Saunders, & Dickson, 1987) Assim, assertividade = características mais importantes na aquisição de novos relacionamentos Manutenção da qualidade das relações já existentes = mais importantes  empatia e estabilidade emocional

Empatia como habilidade complementar à assertividade Estão incluídos os seguintes componentes na empatia: -- Cognitivo = capacidade de compreender acuradamente a perspectiva e os sentimentos dos outros -- Afetivo = sentimentos de compaixão/preocupação com a outra pessoa -- Comportamental = manifestações verbais e não verbais de compreensão dos estados internos da outra pessoa

Na interação social, habilidade empática ocorre em duas etapas: Primeira Etapa -- Indivíduo que “empatiza: envolvido na compreensão dos sentimentos e perspectivas do outro (experimentando o que está acontecendo) Segunda Etapa -- Comunicação desse entendimento de forma sensível Compreensão empática = prestar atenção e ouvir sensivelmente Comunicação empática = verbalizar sensivelmente