A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO

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Transcrição da apresentação:

A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO Profa. Marielda Pryjma marielda@utfpr.edu.br

“Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação” (FREIRE, 1996).

É imprescindível que o professor esteja convencido da necessidade de ampliar, aprofundar, melhorar a sua competência profissional e pessoal.

“As situações estão a mudar “As situações estão a mudar. Até há relativamente pouco tempo, era difícil ver os colegas das especialidades colocarem questões sobre a docência e muito menos sobre a necessidade de uma maior preparação pedagógica e da necessidade das ciências psicopedagógicas e didácticas sobre esta problemática” (TAVARES, 2003, p. 31).

“A produção da vida, através da apropriação dos processos de formação, acompanha, assim, a mudança e a produção da profissão [...] Para isso, é preciso uma compreensão de formação que leve ao empoderamento do novo professor, no sentido de autoria de suas práticas no contexto coletivo da instituição em que atua” (CUNHA, 2013).

“A tarefa principal e mais complexa do professor é buscar a unidade entre as relações educação e sociedade, teoria e prática, geral e específico, intelectual e técnico, ciência e trabalho, conteúdo e forma, professor e aluno” (VEIGA, 2013).

“O mundo, marcado por tanta riqueza informativa, precisa urgentemente do poder clarificador do pensamento” (ALARCÃO, 2011, p.15)

“[...] Tais elementos intentam trazer contributos ao debate em construção sobre a profissionalidade docente universitária, no quadro do reconhecimento das novas funções éticas da universidade como agente de intervenção social” (RAMOS, 2013).

“O Paradigma de Bolonha [ “O Paradigma de Bolonha [...] comportou uma forte aposta na renovação dos cursos de ensino superior e de métodos de ensino, representando um impulso no que diz respeito à revisão do “que” e do “como” se ensina. Para além disso, estimulou avanços no desenvolvimento de competências e de uma atenção aos aspectos didáticos, nomeadamente dando enfase à centralidade nos processos de aprendizagem” (LEITE; MACUCH, 2013).

“A adoção de estratégias que visam promover a integração e o sucesso acadêmico dos estudantes contribui de forma significativa para garantir a qualidade da universidade” (MARTINS; SANTOS, 2013).

“La tendencia internacional en materia de desarrollo profesional docente, muestra que, en la mayoría de los países, las actividades pasaron a ser obligatorias para todos los docentes, y en muchos casos a adoptarse como un prerrequisito básico para ascender en la carrera profesional” (VAILLANT, 2013).

“Um aspecto muito importante que determina a qualidade do desenvolvimento profissional é a necessária correspondência entre as necessidades do professor e as atividades de formação que se realizam” (MARCELO; PRYJMA, 2013).

“Às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor” (FREIRE, 1996).