Prof. Esp. Sandro Everton Leão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

Contexto da Informação
Daciane de Oliveira Silva
BSC – BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Aula 2: Começando pelo desempenho organizacional
Balanced Scorecard BSC
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
BSC Balanced Score Card
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Oficina: Gestão da Estratégia
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Planejamento Estratégico e BSC - Balanced Scoredcard
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Marcela Araujo Outubro
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Balanced Scorecard Abordagem geral
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Contabilidade Gerencial
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Aula 7 Processos Administrativos
Desempenho Organizacional e melhorias
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard (BSC)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Disciplina: Controladoria
Faculdade Castro Alves
BALANCED SCORE CARD.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Módulo 4 BALANCED SCORECARD Prof. Paulo R. A. Bernardo
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC)
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
BSC Balanced Scorecard
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

Prof. Esp. Sandro Everton Leão BALANCED SCORECARD Prof. Esp. Sandro Everton Leão

BALANCED SCORECARD BALANCED SCORECARD?? Durante muitos anos, as medidas contábil-financeiras foram os principais meios utilizados pelos altos executivos para a obtenção de informações sobre o desempenho da empresa. Hoje essas medidas já não são mais suficientes.

BALANCED SCORECARD CERTO OU ERRADO????

BALANCED SCORECARD RESPOSTA: A maioria dessas medidas foi desenvolvida para uma economia industrial. Nesse contexto, o sucesso de uma empresa dependia, principalmente, da eficácia dos executivos em investir e administrar recursos físicos, recursos tangíveis.

VAMOS ANALISAR UM POUCO DESTA HISTÓRIA... BALANCED SCORECARD VAMOS ANALISAR UM POUCO DESTA HISTÓRIA... 1ª ERA: A ERA DA INSPEÇÃO Primeira era da qualidade – da Inspeção – voltou-se para o Chão de Fábrica. Quem inspecionava cada produto acabado era o funcionário. Nesse contexto, a administração da fábrica visualizava somente os custos e o lucro. Os engenheiros se preocupavam com a fabricação e com a qualidade.

2ª ERA: A ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO BALANCED SCORECARD 2ª ERA: A ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO a preocupação com o processo se fez presente. Controlávamos, estatisticamente, os produtos, verificando as peças que saíam das máquinas... A máquina fabricava 100 peças...  ...escolhíamos uma... ...fazíamos a inspeção desse lote com essa peça.

3ª ERA: A ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE BALANCED SCORECARD 3ª ERA: A ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE A terceira era foi marcada pela padronização. Os produtos eram fabricados, mas sua forma final dependia do funcionário que com ele estivesse envolvido. Chegamos então à Era da Garantia da Qualidade. A padronização trazia benefícios para a fábrica, mas não o suficiente para o produto ter boaqualidade, pois produtos de má qualidade poderiam estar sendo padronizados. .

4ª ERA: A ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA BALANCED SCORECARD 4ª ERA: A ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA considerando os mercados; Para sobreviver – além de estar preparada para se adaptar aos mercados e a suas tendências –, a empresa teria de ser conduzida... permanecendo atenta a sua alta segmentação; cuidando da lealdade dos clientes; preservando a habilidade de seus funcionários.

BALANCED SCORECARD ESTRATÉGIA???? A estratégia é elaborada com vistas às análises de fatores, e ambientes internos e externos,oportunidades e ameaças, de maneira que garanta à organização alcançar o patamar futuro desejado.

BALANCED SCORECARD BALANCED SCORECARD Kaplan e Norton deram início, no ano de 1990, ao estudo intitulado Measuring Performance in the Organization of the Future. Esse estudo tinha como finalidade averiguar como seria o método de medição de desempenho no ano 2000. 12 organizações participaram desse estudo.

AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... BALANCED SCORECARD AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... Então, além de medidas financeiras tradicionais, foram acrescidas outras medidas de desempenho relativas a... prazos de entrega ao cliente; qualidade e ciclo do processo de produção; eficácia no desenvolvimento de novos produtos.

AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... BALANCED SCORECARD AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... As discussões de Kaplan e Norton conduziram a uma ampliação do scorecard denominado Balanced Scorecard – BSC. (cartão de marcação balanceado)  Essa nova metodologia baseava-se na representação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas... financeira; do cliente; dos processos internos; de aprendizado e crescimento.

APRENDIZADO E CRESCIMENTO BALANCED SCORECARD ELES ACREDITAVAM QUE A empresa está sustentada em quatro pilares FINANÇAS PROCESSOS INTERNOS CLIENTES APRENDIZADO E CRESCIMENTO

E ESTES INDICADORES SE COMPLETAM BALANCED SCORECARD E ESTES INDICADORES SE COMPLETAM FINANÇAS CLIENTES PROCESSOS INTERNOS VISÃO E ESTRATÉGIA APRENDIZADO E CRESCIMENTO

BALANCED SCORECARD ENTÃO O CONCEITO É QUE... BSC é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiro e não financeiro que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais; BALANCED SCORECARD A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais; Alinhar a organização à estratégia; Transformar a estratégia em tarefa de todos; Converter a estratégia em Processo Contínuo; Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva .

A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais; BALANCED SCORECARD A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais; Alinhar a organização à estratégia; Transformar a estratégia em tarefa de todos; Converter a estratégia em Processo Contínuo; Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva .

A PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO Para cumprir nossa visão devemos garantir nossa habilidade para mudar e melhorar. Objetivos Medidas Metas Iniciativas Para Kaplan e Norton (2002), a capacidade de alcançar metas ambiciosas para os objetivos financeiros, dos clientes e dos processos internos depende das capacidades organizacionais para o aprendizado e o crescimento.

A PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS Devemos garantir excelência nos nossos processos internos para mudar e melhorar. Objetivos Medidas Metas Iniciativas Para Kaplan e Norton (2002), na perspectiva dos processos internos, os executivos identificam os processos críticos em que devem buscar a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e de segmentos específicos de clientes.

A PERSPECTIVA CLIENTES BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA CLIENTES Para cumprir nossa visão como devemos aparecer para nossos clientes? Objetivos Medidas Metas Iniciativas Segundo Kaplan e Norton (2002), a perspectiva dos clientes do BSC permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultados relacionadas a satisfação, fidelidade, retenção, captação e lucratividade – com segmentos específicos de clientes e mercado.

A PERSPECTIVA FINANCEIRA BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA FINANCEIRA Para ter sucesso financeiramente, como devemos aparecer para os acionistas? Objetivos Medidas Metas Iniciativas Segundo Kaplan e Norton (2002), os objetivos financeiros representam a meta de longo prazo da empresa: gerar retornos superiores a partir do capital investido na unidade de negócios

MAS ESTA FERRAMENTA FUNCIONA MESMO?? BALANCED SCORECARD MAS ESTA FERRAMENTA FUNCIONA MESMO?? ISSO É O QUE NÓS VAMOS VER AGORA…

MAS PARA ISSO, VAMOS USAR O CONCEITO...

AS CONTADORAS EQUIPE NOME: AS CONTADORAS LÍDER: JOCINÉIA COR: LILÁS ANIMAL: TIGRE Tema: BSC UNIC

NOME: CONTADORES DO FUTURO TEMA: Perspectiva Clientes EQUIPE CONTADORES DO FUTURO NOME: CONTADORES DO FUTURO LÍDER: ALEX COR: BRANCA ANIMAL: LEÃO TEMA: Perspectiva Clientes

TEMA: Perspectiva Processos Internos EQUIPE PATRYMONYUS NOME: PATRYMONYUS LÍDER: ROSE COR: ROSA ANIMAL: CACHORRO TEMA: Perspectiva Processos Internos

Tema: Perspectiva Financeira EQUIPE MINOTAURO NOME: MINOTAURO LÍDER: COR: ANIMAL: Tema: Perspectiva Financeira

TEMA: Perspectiva Aprendizagem e Crescimento EQUIPE THE COUNTING NOME: THE COUNTING LÍDER: COR: ANIMAL: TEMA: Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

CARACTERÍSTICAS DA APRESENTAÇÃO: TAREFA Pesquisar e preparar uma apresentação sobre o UM CASO PRÁTICO envolvendo a perspectiva apresentada CARACTERÍSTICAS DA APRESENTAÇÃO: Supercriativa;, Utilizar os motivos da equipe do UFC; Todos devem apresentar: a nota é individual; No máximo 30 minutos, incluindo o tempo de preparação do material multimídia; Apresentação na próxima aula;