ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

QUEBRANDO A CUCA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão.
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Recuperação Intensiva
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Não considere nenhuma prática como imutável
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
O desafio de ensinar matemática
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Encontro de Capacitação de Professores 13/04/2007
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Interpretação Geométrica da Derivada, definição e taxa de variação
Capítulo 5 Equações slide 1
Fundamentos de Matemática III
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução,
Conexão entre literatura infantil e matemática
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Oficina: Saresp: Conceitos X Técnica
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Introdução ao conceito de Multiplicação
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
III Encontro de Boas Práticas
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
CADERNO 2 QUANTIFICAÇÃO, REGISTROS E AGRUPAMENTOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Alfabetização na perspectiva do letramento
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
OFICINAS DE MATEMÁTICA NA EJA
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Sentido de Numeramento
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Um Problema para TODAS as Idades
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Conceitos e Procedimentos
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
* construindo o êxito em matemática *
Trabalho realizado por:
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Critérios de Avaliação de Matemática para o Primeiro Ciclo.
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Socialização do Parar Casa MÓDULO 1.
Escola Ademar Marques Curvo
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Mostrando a vida numérica na aula
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”

ALGUNS REGISTROS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

“PONTOS DE CHEGADA” DO EIXO DE NÚMEROS Identificar, reconhecer e interpretar os significados do número em situações cotidianas que envolvem códigos numéricos, medidas e contagens. Desenvolver procedimentos de contagem (correspondência um a um, estimativa, agrupamento). Ler, escrever, comparar e ordenar números. Produzir escritas e informações numéricas em situações variadas. “PONTOS DE CHEGADA” DO EIXO DE NÚMEROS

Idéias das quatro operações a partir de situações – problema. Desenvolver estratégias pessoais para o cálculo das quatro operações. Estimar e calcular aproximadamente quantidades. Utilizar diferentes estratégias para a resolução de problemas [1][1] Retirado de: REAME, Eliane (2001). Coleção Matemática Criativa. 3ª edição. São Paulo: Editora Saraiva