Mapeamento Comunitário na Construção no Construção dos Consórcios Públicos Professionais jovens do Canadá estão trabalhando com cinco municípios brasilieiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
A Escola e as Mudanças Sociais
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro.
NOVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA GOVERNANÇA METROPOLITANA Recife, PE 23 a 26 de abril de 2007 Ministério das Cidades PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
O Acordo de Vancouver Cons ó rcio Federal, Provincial e Municipal para Sa ú de e Seguran ç a P ú blica Abril de 2007.
Caminhada da Semana Uma actividade de mapeamento comunitário.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

Mapeamento Comunitário na Construção no Construção dos Consórcios Públicos Professionais jovens do Canadá estão trabalhando com cinco municípios brasilieiros para gerar conhecimento para o consorciamento Municípios Participantes: Recife, Santarám, Fortaleza, e Belo Horizonte Apoio: Environmental Youth Alliance, Foreign Affairs Canada, CIDA,& UBC

Sobre o EYA EYA é um ONG canadense que trabalha com pessoas jovens na á rea de desenvolvimento socio-ambiental atrav é s de pesquisa, desenvolvimento das pol í ticas p ú blicas, e iniciativas de a ç ão comunit á rio. EYA tem a ç ão local e internacional para capacitar jovens e munic í pios para desenvolver comunidades saud á ves, em qual os jovens são parceiros. EYA é um ONG canadense que trabalha com pessoas jovens na á rea de desenvolvimento socio-ambiental atrav é s de pesquisa, desenvolvimento das pol í ticas p ú blicas, e iniciativas de a ç ão comunit á rio. EYA tem a ç ão local e internacional para capacitar jovens e munic í pios para desenvolver comunidades saud á ves, em qual os jovens são parceiros. Meta dos professionais jovens participando no Projeto dos Consórcios: Apoiar a criação de conhecimento que possa informar o processo de consorciamento em áreas metropolitanas brasilieiras.

1.Pesquisa Ação Colaborativa A juventude é área de interesse especial aos municípios brasileiros: Faixa grande do população, freqëntamente, em cima de 50% Socialmente excluidos - taxas altas de pobreza e pessoas mortas por causa de atividade criminal. EYA defende um modêlo de desenvolvimento em qual os jovens são parceiros e protaganistos Como apoiamos a produção de conhecimento? 2.Participação dos jovens em mapeamento comunitário As pessoas jovens: “problemas socias,” ou parceiros de trabalho?

Mapeamento Comunitário na Construção de Consorciamento Que é Mapeamento Comunitário? Um processo que facilita a criação do “sentido do lugar”.  Moradores locais identificam recursos existentes, e sonhos para o futuro da comunidade, fazendo parte do desenvolvimento da comunidade.  Mapeamento Comunitário tem como base a idéia que as comunidades estão construidas baixa para o cima.

Participação da juventude: Ferramentas Identificação dos recursos comunit á rios como parte da transforma ç ão da comunidade Jovens e Mapeamento dos Recusros EYA trabalha com os jovens para identificar os seus habilidades, recursos, e desejos, e avação um visão do futuro do mundo deles. Valorização do conhecimento,habilidades, e recusos locais é essencial. EYA colocar um emfoque em o que j á existe, em vez do o que est á faltando. Sistemas comunut á rios estão analizados e um plano estrat é gico para participa ç ão dos jovens no aprimoramento do mundo est á desenvolvida, atrav é s de um processo colaborativo. Os jovens decidem com usar os seus recursos para melhorar o mundo Os mapas são base de atua ç ão que respeita e articula-se com a comunidade Jovens e Mapeamento dos Recusros EYA trabalha com os jovens para identificar os seus habilidades, recursos, e desejos, e avação um visão do futuro do mundo deles. Valorização do conhecimento,habilidades, e recusos locais é essencial. EYA colocar um emfoque em o que j á existe, em vez do o que est á faltando. Sistemas comunut á rios estão analizados e um plano estrat é gico para participa ç ão dos jovens no aprimoramento do mundo est á desenvolvida, atrav é s de um processo colaborativo. Os jovens decidem com usar os seus recursos para melhorar o mundo Os mapas são base de atua ç ão que respeita e articula-se com a comunidade

Produção do conhecimento dos grupos socialmente excluidos para subsidar o processo de consorciamento Mapeamento Comunitário na região metropolitana de Fortaleza:  Trabalhos de Mapeamento serão realizados com jovens de Maracanã �, Caucaia, Maranguape.  O trabalho j á come ç ou com participa ç ão alto e resultados bem positivas.  Os parceiros são: Habitafor, FUNCI, Assessoria de Juventude, e Região V.  Os resultados das oficinas serão utilzados no planejamento dos projetos pilotos na Bacia Maranguapinho, e no planejamento da loca ç ão e servi ç os de centros comunit á rios que estarão implantados Mapeamento Comunitário na região metropolitana de Fortaleza:  Trabalhos de Mapeamento serão realizados com jovens de Maracanã �, Caucaia, Maranguape.  O trabalho j á come ç ou com participa ç ão alto e resultados bem positivas.  Os parceiros são: Habitafor, FUNCI, Assessoria de Juventude, e Região V.  Os resultados das oficinas serão utilzados no planejamento dos projetos pilotos na Bacia Maranguapinho, e no planejamento da loca ç ão e servi ç os de centros comunit á rios que estarão implantados

Community Youth Mapping in Santarém

Strategy  Desenvolver um trabalho comunit á rio que fornece um exemplo do como os jovens poderiam ser envolvidos no projeto dos cons ó rcios, mesmo se não for diretamento vinculado a um interven ç ão da prefeitura.  Enfatizar o desenvolvimento comunit á rio e a educa ç ão ambiental.  Tentar integrar o projeto com iniciativas governamentais e comunit á rias que j á existem (Ex Programa “ Agenda 21 nas Escolas ” ; Camapanha Fraternidade e Amazônia ” ).  Desenvolver um trabalho comunit á rio que fornece um exemplo do como os jovens poderiam ser envolvidos no projeto dos cons ó rcios, mesmo se não for diretamento vinculado a um interven ç ão da prefeitura.  Enfatizar o desenvolvimento comunit á rio e a educa ç ão ambiental.  Tentar integrar o projeto com iniciativas governamentais e comunit á rias que j á existem (Ex Programa “ Agenda 21 nas Escolas ” ; Camapanha Fraternidade e Amazônia ” ).

Resultados já Realizados  Sete (7) oficinas j á realizadas no bairro Nova Rep ú blica na pereiferia sul de Santar é m:  Cinco (5) oficinas de mapeamento dos recursos comunit á rios com grupos de jovens da igreja cat ó lica (aproximamente 60 jovens);  Dos (2) oficnas com alunos de uma escola municipal - uma oficina da mapemento dos recursos; uma oficina do “ visão do futuro do bairro ” ;  Os grupos participando no projeto já têm mostrado interesse em continuar com o projeto, até questões de “o que é que a gente quer mudar no bairo”  Sete (7) oficinas j á realizadas no bairro Nova Rep ú blica na pereiferia sul de Santar é m:  Cinco (5) oficinas de mapeamento dos recursos comunit á rios com grupos de jovens da igreja cat ó lica (aproximamente 60 jovens);  Dos (2) oficnas com alunos de uma escola municipal - uma oficina da mapemento dos recursos; uma oficina do “ visão do futuro do bairro ” ;  Os grupos participando no projeto já têm mostrado interesse em continuar com o projeto, até questões de “o que é que a gente quer mudar no bairo”

Mapeamento Comunitário em Recife Resultados:  uma equipe de faciltadores de mapeamento com jovens vão aumentar o n ú mero e sucessos das oficinas;  Po í ticos, t é cnicos, e jovens de três comunidades diferentes estão conversando ativamente em um di á logo sobre as suas realidades - etapa importante na desenvolvimento da cultura de consorciamento que vai ajudar o desenvolvimento do projeto e at é a implementa ç ão do lei dos cons ó rcios;  Três (3) munic í pios possuam informa ç ão da perspetiva juvenil que possa contribuir ao diagn ó stico regional qu ser á utilizado no desenvovimento de uma metodolgia comun de preven ç nao da violência (objetivo geral do projeto piloto na região do recife). キ Resultados:  uma equipe de faciltadores de mapeamento com jovens vão aumentar o n ú mero e sucessos das oficinas;  Po í ticos, t é cnicos, e jovens de três comunidades diferentes estão conversando ativamente em um di á logo sobre as suas realidades - etapa importante na desenvolvimento da cultura de consorciamento que vai ajudar o desenvolvimento do projeto e at é a implementa ç ão do lei dos cons ó rcios;  Três (3) munic í pios possuam informa ç ão da perspetiva juvenil que possa contribuir ao diagn ó stico regional qu ser á utilizado no desenvovimento de uma metodolgia comun de preven ç nao da violência (objetivo geral do projeto piloto na região do recife). キ

A juventude e Consórcios Públicos EngagementIndicators Fatores de SustentabilidadeInitiatingFactors Indicatores de Resultados Nivel individual e Social Professores Colegas, Fam í lia Nivel dos Sistemas: Criação dos Cons ó rcios P ú blicos que apoiarão o Desenvolvimento da Comunidade Juvenil no Longo Prazo Programas Comunit á rias Comunicação com a Comunidade Governmental Professores, Parentes, e Colegas respons á veis Estruturas do Governo Confi á vel Participação Consistente, Compreensão do Colabora ç ão Colaboração Ativa por Parceiros em Tomar decisões Qualidade da Vida Melhor; Confiança Cons ó rcios Dur á veis Reduzir a Pobreza Juvenil

Resumo: Resumo: Estamos vendo colaboração efetivo na geração de conhecimento em apoio de consoriciamento, através de parcerias com jovens. Ferramentas como mapeamento comunitário estão se mostrando a ser viável na integração de comunicação horizontal e vertical sobre assuntos sociais, e estrategias de resolver problemas dentro do projeto e fora. O trabalho de mapeamento comunitário vai continuar e possivelmente de apliar durante o processo de consorciamento. O trabalho de mapeamento comunitário vai continuar e possivelmente de apliar durante o processo de consorciamento.