AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 5 CONHECENDO A ÁREA DE MERCADO
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
Projeto - Plano de Negócios
Estratégias da Produção
O PLANO DE MARKETING.
MACROECONOMIA.
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PLANO DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Movimentos Internacionais de Fatores
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Fator X O Modelo da ANEEL Novembro de 2009 Brasília - DF.
Mercado Introdução MERCADO
Fundamentos de Economia
Disciplina: Administração Mercadológoica
Análise do Meio Ambiente
Área de Operações Indiretas
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Planejamento Estratégico
Varejo Prof. Vitor Pires
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Ambiente.
Universidade Federal Fluminense
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
Estrutura de um projeto
PLANO DE NEGÓCIO.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Quem são seus concorrentes?
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
1.1. VG Nome da empresa/ VISÃO GERAL VG
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Gestão de Meios de Hospedagem
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
PCE – PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA
Administração Mercadológica IV
Empreendedorismo “Imprendere”
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise das Demonstrações Contábeis
Plano de Negócio Exercício.
Análise do Ambiente Competitivo
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
CONCORRÊNCIA.
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO Isadora M.Weydmann Juliana Fernandes.
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
Transcrição da apresentação:

AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA

ANÁLISE DA OFERTA PRINCIPAIS ELEMENTOS SÉRIE ESTATÍSTICA BÁSICA Da mesma forma que se procedeu na análise da demanda, também na análise da oferta é necessária uma avaliação do desempenho passado do setor e a extrapolação desses dados para um cenário futuro. Usualmente essas informações encontram-se disponíveis nas associações empresariais e/ou setoriais e em publicações específicas. Todavia, uma pesquisa direta pode ser necessária no caso de setores mais desassistidos por essas estatísticas ou localidades pequenas.

EXEMPLO: SPA URBANO Dado Pesquisado: Número de procedimentos de relaxamento e estética realizados pelos principais concorrentes. Data – base: os anos-base das informações foram 2004 e 2005. Estimativa dos anos anteriores: através de estatísticas setoriais que apontavam para um crescimento anual de 5,18% a.a do setor em Salvador. Projeção da tendência histórica: considerou-se a mesma taxa de crescimento apurada. No ano de 2006, acrescentou-se a oferta de um novo concorrente, recém instalado. Sugestão: adotar cenário mais pessimista ou otimista.

GRÁFICO DO COMPORTAMENTO DA OFERTA

APROXIMAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA (HISTÓRICA E FUTURA)

ANÁLISE DA OFERTA PRINCIPAIS ELEMENTOS INVENTÁRIO CRÍTICO DOS PRINCIPAIS CONCORRENTES Perfil detalhado dos principais produtores Capacidade instalada Eventual capacidade ociosa Nível tecnológico Estrutura de comercialização Regime de concorrência no mercado Sugere-se uma análise que identifique os principais pontos fortes e fracos da concorrência em relação a parâmetros críticos do negócio.

EXEMPLO DE INVENTÁRIO VARIÁVEIS PRINCIPAIS CONCORRENTES A B C D Preço Gama de Serviços Localização Variedade Cond. Pagamento Rapidez no caixa Nome na Praça MÉDIA TOTAL

A Avaliação do inventário será feita pelo empreendedor, com base no conhecimento que ele possui sobre a concorrência, atribuindo notas dentro de uma determinada escala. Caso tenha mais tempo, o empreendedor poderá fazer uma pesquisa com os consumidores, utilizando questões mais detalhadas .

CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO Objetivo da política de preços ( maximização das vendas, imagem, lucro, retorno sobre o investimento); Valor e posicionamento estratégico (premium, valor médio, valor muito baixo) Comportamento do Consumidor (elasticidade-preço e renda, determinantes comportamentais da compra)

CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO Tipo do produto (perecibilidade, exclusividade, sazonalidade) Comportamento da Concorrência Custos Variáveis ambientais (inflação, regulamentações governamentais, etc)

DETERMINAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO A fixação dos preços de um produto no projeto pode ser estabelecida a partir das seguintes modalidades: · Preço existente no mercado interno · Preço dado por similares importados · Preço fixado em função da concorrência · Preço do mercado internacional(principalmente para produtos de exportação) · Preços fixado em função de margem desejada · Preço estimado em função do custo de produção

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PREÇO FIXADO NO PROJETO É UMA ESTIMATIVA, PRINCIPALMENTE NO CASO DE PRODUTOS NOVOS, QUE DEVERÁ SOFRER ADAPTAÇÕES A DEPENDER DO DESEMPENHO DA EMPRESA.

INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS 2.4 – Análise da Oferta 2.5.1 – Inventário crítico da concorrência com a análise dos seguintes aspectos: localização, volume de vendas, nível de qualidade no atendimento oferecido, grau de modernização, fontes de suprimento, condições de pagamento oferecidas, perspectivas de expansão, possíveis vantagens competitivas; 2.5.2 – regime de concorrência do mercado; 2.5.3 – projeção da oferta futura com base nos dados do comportamento histórico do setor e de expansões identificadas; 2.5.4 – revisão crítica da projeção da oferta e conclusão.

INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS 2.6 – Balanço Oferta X Demanda 2.6.1 – confronto das projeções da oferta e da demanda no período definido como horizonte temporal e identificação de eventuais superávits ou déficits mercadológicos. 2.7 – Análise do Mecanismo de Preços 2.7.1 – avaliação do comportamento histórico dos preços no mercado; 2.7.2 – avaliação da política de preços e dos níveis de controle e regulamentação existentes.

INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS 2.8 – Conclusão 2.8.1 – perspectivas mercadológicas do produto; 2.8.2 – espaço de mercado e volume de produção passível de colocação no mercado. Observação A numeração dos capítulos do roteiro padrão, principiando com o numeral 2, quer significar que, em um roteiro consolidado, o Estudo do Mercado é o segundo título do projeto pela ordem seqüencial.