PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
O Aluno.
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
na Administração Pública em Tempos de Grandes Mudanças.
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Produção do conhecimento em EAD
Plano de Negócio Elber Sales.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Importância da Educação Continuada
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
EAD E O MUNDO EMPRESARIAL Rosa Maria Simone CIEE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Introdução ao Serviço Social
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
O futuro chegou!.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
vídeo
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ROSA MARIA SIMONE rosa_simone@cieesp.org.br ZÉLIA RIBAS VARAJÃO TEIXEIRA SOARES zelia@cieesp.org.br ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS EDUCAÇÃO CONTINUADA EM GERAL DESCRIÇÃO DE PROJETO EM ANDAMENTO EXPERIÊNCIA INOVADORA

ORGANIZAÇÃO E NEGÓCIO O CIEE é uma organização não-governamental, de assistência social, de fins filantrópicos e sem intuito lucrativo, tem foco na atuação socialmente responsável, como forma de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável do País.

MISSÃO Oferecer à comunidade brasileira soluções que contribuam efetivamente para a capacitação profissional da juventude, visando à sua integração ao mercado de trabalho e ao exercício da cidadania. VISÃO Ser reconhecida como a maior e melhor instituição brasileira na interação educação e trabalho.

VALORES: responsabilidade social; comunidade bem atendida; postura ética e imparcial; confiança e credibilidade; aprimoramento contínuo; soluções ágeis e inovadoras; profissionais competentes, valorizados e motivados; dedicação e lealdade; trabalho em equipe; crescimento contínuo auto-sustentável; orientação para resultados.

PROGRAMAS OFERECIDOS: programas de estágio; programas de trainee; desenvolvimento estudantil e profissional; orientação e informação profissional; aprendiz; pessoas com deficiência; alfabetização de adultos.

PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O programa surgiu a partir das percepções dos dirigentes da instituição que sempre enfatizaram a necessidade de aperfeiçoamento constante dos estudantes, independente da sua localização geográfica e disponibilidade de tempo.

OBJETIVO Capacitar, aprimorar e atualizar os estudantes do ensino médio, ensino profissional de nível médio e ensino superior, visando a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que venham a facilitar sua inserção nos programas de estágio, bem como promover o desenvolvimento profissional dos estagiários nas empresas.

MISSÃO Integrar nossa rede de disseminação de conhecimentos, os milhares de jovens que, por causa da geografia e/ou desigualdade no acesso à educação, estão à margem dos processos de capacitação que facilitam sua inserção no mercado de trabalho.

CONTEÚDOS: cursos desenvolvidos sob medida; formato peculiar e diferenciado para atender uma clientela bastante heterogênea; simulações para que o estudante possa vivenciar a situação na prática.

CONTEÚDOS: CARACTERÍSTICAS Conteúdos adaptados às necessidades dos estudantes, criando conexões com o cotidiano, transformando-os em comunidades vivas de investigação, com atividades de comunicação e pesquisa. Cursos interativos, ilustrados, animados e totalmente auto-instrucionais, com a vantagem de se adaptar ao ritmo de aprendizagem de cada um.

CURSOS CONCEITUAIS Atualização Currículo sem Gramatical Segredo Produção de Textos e Redação Empresarial Entrevista: Como Encará-la! Orientação e Informação Profissional Dinâmicas e Testes na Seleção Postura e Imagem Profissional Como Administrar suas Finanças

CURSOS TÉCNICOS CURSOS TÉCNICOS Microsoft Excel Microsoft Word Microsoft PowerPoint Microsoft Access Fundamentos de Rede Flash

CURSOS ATITUDINAIS Atitude Empreendedora Atenção Concentrada Relacionamento Interpessoal: da Inteligência Emocional à Negociação Introdução a Projetos Lógica e Criatividade Resolução de Problemas Administração do Tempo Cidadania e Meio Ambiente

BENEFÍCIOS: qualificação e preparo para os processos seletivos; desenvolvimento de habilidades e atitudes valorizadas pelas empresas; construção do conhecimento; desenvolvimento do autodidatismo, criatividade, responsabilidade, comunicação e cooperação; facilidade no acesso à informação.

FERRAMENTAS E AÇÕES Chat Fórum E-mail Apostila Turmas fechadas para instituições de ensino e empresas Acompanhamento tutorial proativo Suporte pedagógico e técnico Profissionais capacitados Investimentos em tecnologia Pesquisas e avaliações constantes

TAIS AÇÕES IMPACTARAM EM: ampliação das ferramentas para troca de experiência com outros estudantes, facilitando ainda mais a aquisição do conhecimento; profissionais motivados e altamente capacitados; acompanhamento da tecnologia e recursos de ponta; padronização e agilidade nas solicitações dos estudantes; aumento significativo no número de participantes em relação aos anos anteriores; melhoria na qualidade dos serviços prestados pela equipe de tutoria; cursos ainda mais ricos e interativos.

TUTORIA ATIVA estabelecer um ambiente propício para o aprendizado; RESPONSÁVEL POR: estabelecer um ambiente propício para o aprendizado; orientar e ambientar os estudantes no curso; promover a participação e a integração entre os estudantes; acompanhar o desempenho dos estudantes em relação ao cronograma do curso; comunicar-se com os estudantes em linguagem adequada; utilizar palavras estimulantes e positivas; animar a turma estimulando a discussão e reforçando o conteúdo do curso; interagir com o grupo, mantendo-se presente; valorizar os conhecimentos e as experiências trazidas pelos estudantes, estimulando-os no desenvolvimento de novos esquemas mentais; fazer acompanhamento individual, quando necessário.

LIÇOES APRENDIDAS E MELHORES PRÁTICAS: Plataforma de gerenciamento: com a transferência do servidor para uma empresa externa, aumentamos em 50% a capacidade. Equipe: com um trabalho de equipe coeso e sinérgico foi possível trabalhar em sintonia, atingir objetivos e superar desafios. Evasão: graças a uma série de ações de acompanhamento e motivação dos estudantes foi possível diminuir o nível de evasão.

MOTIVOS DE EVASÃO:

RESULTADOS:

440.592 Em apenas três anos de atuação atingimos a marca de RESULTADOS: Em apenas três anos de atuação atingimos a marca de 440.592 treinamentos realizados.

CRESCIMENTO DO PROGRAMA COMPARAÇÃO DO NÚMERO DE TREINAMENTOS REALIZADOS DE 2006 A 2008 (até agosto) 2006 2007 2008 595% 278%

PESQUISAS Enquetes realizadas com estudantes: Acreditam ser possível trocar experiências com outros alunos em ambientes virtuais: Acreditam ser possível aprender por meio de ambientes virtuais: Indicariam os cursos de Educação a Distância do CIEE a seus amigos: Afirmam que os cursos contribuíram para sua vida pessoal e profissional: Avaliam a equipe de tutoras como boa e ótima: Afirmam que os cursos os ajudaram em processos seletivos:

PESQUISAS Enquetes realizadas com Empresas e Instituições de Ensino: Acreditam que os cursos de Educação a Distância contribuem para o desenvolvimento profissional de seus estagiários. Instituições de Ensino Acreditam que os cursos de Educação a Distância contribuem na capacitação de seus alunos para a inserção do mundo do trabalho.

MÉTRICAS Relacionadas à: RETENÇÃO DO CONHECIMENTO / HABILIDADES avaliações contínuas realizadas durante os cursos; avaliação de reação; depoimentos. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO / HABILIDADES E MELHORIA DE DESEMPENHO avaliação de reação; depoimentos.

MÉTRICAS manual do curso; cronograma de estudos que o estudante tem a disposição no momento de sua inscrição; relatórios de acompanhamento dos estudantes; ficha de informação do perfil dos estudantes; avaliação e plano para melhoria da tutoria; avaliação de reação; avaliação contínua; sistema de notas; avaliação institucional; depoimentos.

Utilizamos a plataforma de gerenciamento MPLS2 da MicroPower. TECNOLOGIA Utilizamos a plataforma de gerenciamento MPLS2 da MicroPower. Benefícios: SCORM: linguagem padrão de mercado na administração de conteúdos, reaproveitamento dos objetos de aprendizagem, sistema para acompanhamento dos estudantes, extração de informações com rapidez. SUPORTE: bom atendimento da empresa em relação às necessidades do CIEE. FERRAMENTAS: é possível utilizar recursos de fórum, chat e FAQ.

PLANEJAMENTO FUTURO: investir em recursos humanos e tecnológicos; manter e estabelecer novas parcerias; atualizar constantemente os cursos já existentes; buscar novos títulos de acordo com a demando do mercado; criar estratégias que levem o estudante a desenvolver competências, mantendo-o interessado e motivado; divulgar o programa; implantar um plano de negócios.

OBRIGADA! rosa@cieesp.org.br zelia@cieesp.org.br