CARGOS Conceito:composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição.

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Transcrição da apresentação:

CARGOS Conceito:composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define seu nível hierárquico, sua subordinação, seus subordinados e o setor, departamento ou divisão em que está localizado.

ORGANOGRAMA Áreas de atuação Níveis hierárquicos Responsabilidade Cargo Autoridade

DESENHO DE CARGOS É o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. Para o desenho de cargos é necessário a definição de: O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (conteúdo); Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas (métodos e processos de trabalho); A quem o ocupante do cargo deverá se reportar -superior imediato (responsabilidade); Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar – quem são seus subordinados (autoridade)

DESCRIÇÃO DE CARGOS Relacionar o conteúdo e os principais deveres e responsabilidades do cargo; define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. É narrativa e expositiva e deve conter:título do cargo, sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades; pode incluir também as relações de comunicação com outros cargos.

ANÁLISE DO CARGO É uma informação sobre o que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que são necessárias para o desempenho adequado do cargo. Preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao seu ocupante, ou seja, quais requisitos são necessários que o ocupante tenha para poder ocupar o cargo.

OBJETIVOS A descrição e a análise de cargos têm os seguintes objetivos: Subsidiar o recrutamento; Subsidiar a seleção de pessoal; Embasar treinamentos; Apoiar a avaliação de desempenho; Subsidiar programas de higiene e segurança; Ajudar na gestão de pessoas. Subsidiar as decisões sobre remuneração