Instrutor: Objetivos:.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

POLÍTICA DA QUALIDADE OBJETIVOS DA QUALIDADE MODELO DE GESTÃO
Curso de Interpretação da NBR ISO 9001 / ISO 14001
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE BPF
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Gerenciamento da Integração
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Vagner José Diegas ISO 9001.
Agosto/2008.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Mónica Martins Luis Marçal
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
Auditoria da Qualidade
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gerenciamento de Integração.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
AMBIENTE DE TRABALHO As ocorrências de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e incidentes críticos devem ser considerados fatores que podem interferir.
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Requisitos Gerais e de Documentação do Sistema
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Instrutor: Objetivos:.
Instrutor: Objetivos:.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Gerenciamento de Qualidade
Formação de Auditores Internos da Qualidade
Certificação e Auditoria
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gerenciamento Por Processos
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Interpretação da Norma
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Curso de Administração Disciplina: TGA
4.4 Implementação e Operação
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Instrutor: Objetivos:

5.5.3. Comunicação interna Tipos de comunicação: gestão a vista; jornais; revistas; panfletos; internet; intranet.

5.5.3. Comunicação interna A direção da empresa deve assegurar: que sejam estabelecidos os processos de comunicação apropriados; que seja realizada comunicação relativa à eficácia do SGQ.

5.6.1. Generalidades da análise crítica pela direção Analisar criticamente o SGQ, a intervalos planejados, assegurando sua contínua pertinência, adequação e eficácia inclui a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidades de: mudanças no SGQ; manter os registros das análises críticas pela direção da empresa, para o controle do desempenho dos processos.

5.6.1. Generalidades da análise crítica pela direção A direção da empresa deve: analisar criticamente o SGQ, a intervalos planejados, assegurando sua contínua pertinência, adequação e eficácia; incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidades de mudanças no SGQ; manter os registros das análises críticas pela direção da empresa, para o controle do desempenho dos processos.

5.6.2. Entradas para análise crítica Entradas para análise crítica devem incluir o desempenho atual e oportunidades de melhoria conforme o nível evolutivo, em função: do desempenho dos processos e da análise da conformidade do produto; da situação das ações corretivas;

5.6.2. Entradas para análise crítica de mudanças que possam afetar o SGQ; dos resultados das auditorias; das retroalimentações do cliente; da situação das ações preventivas; do acompanhamento permanente dos indicadores da qualidade, utilizando-os na análise crítica para avaliação e melhoria do SGQ; das ações de acompanhamento de análises críticas anteriores pela direção.

5.6.3. Saídas para análise crítica Os resultados da análise crítica pela direção devem incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a: melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos; melhoria do produto com relação aos requisitos do cliente; necessidade de recursos.

7.5.2. Validação de Processos A empresa deve: Validar todos os processos de produção e de fornecimento de serviço onde a saída resultante não possa ser monitorada e medida. Isto inclui os casos em que as deficiências só surgem após a utilização ou a entrega do produto. A validação deve demonstrar a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados.

7.5.2. Validação de Processos A empresa deve tomar providências para os processos de validação: definir critérios para análise crítica e aprovação dos processos; aprovar equipamento e qualificação de pessoal; usar métodos e procedimentos específicos; identificar requisitos para registros; revalidar.

6.3. Infra-estrutura A empresa deve: Identificar, prover e manter a infra-estrutura necessária para obtenção da conformidade do produto, incluindo: canteiros de obras, escritórios da empresa, demais locais de trabalho e instalações associadas; ferramentas e equipamentos relacionados ao processo de produção; serviços de apoio (abastecimentos em geral, áreas de vivência, transporte e meios de comunicação).

6.4. Ambiente de Trabalho A empresa deve: Determinar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho necessárias para a obtenção da conformidade com os requisitos do produto como: temperatura; presença de poeira; umidade; vento; chuva; luminosidade.

6.4. Ambiente de Trabalho Inclui também as condições necessárias para garantir a segurança do trabalho nos canteiros de obra - observar NR18.

7.2.3. Comunicação com o cliente A empresa deve: Determinar e implementar meios de comunicação com os clientes relacionados a: tratamento de propostas e contratos, inclusive emendas; informações sobre a obra; retroalimentação do cliente, incluindo as reclamações.

7.5.4. Propriedades do cliente A construtora deverá ter cuidado com a propriedade enquanto estiver sob seu controle ou por ela sendo utilizada. Deverá identificar, verificar, proteger e salvaguardar a propriedade. Informar ao cliente e manter os registros caso a propriedade seja danificada ou inadequada para uso. Propriedade intelectual também é considerada propriedade do cliente.

7.3.8. Análise crítica de projetos fornecidos pelo cliente A construtora deve analisar criticamente projetos fornecidos pelo cliente: partes do projeto; projeto.

7.3.8. Análise crítica de projetos fornecidos pelo cliente A empresa deve determinar como realizará a análise crítica da documentação técnica referida no contrato: desenhos; memoriais; especificações técnicas.

Itens Evolutivos para o nível A

5.1. Comprometimento da direção da empresa A empresa deve realizar análises críticas (reuniões periódicas) do SGQ para evidenciar seu comprometimento com o desenvolvimento.

5.3. Política da Qualidade A política da qualidade deve ser analisada criticamente para manutenção de sua adequação.

5.4.1. Objetivos da Qualidade A direção da empresa deve: acompanhar a evolução dos indicadores definidos para verificar o atendimento aos objetivos da qualidade.

5.5.2. Representante da Direção O RD deve relatar o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria à direção da empresa.

6.1. Provisão de recursos A empresa deve: melhorar continuamente a eficácia do SGQ; aumentar a satisfação dos clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.

7.4.2. Informações para aquisição A empresa deve garantir que os documentos de contratação dos serviços de locação de equipamentos descrevem claramente o que está sendo contratado, incluindo especificações técnicas.

5.5.1.Controle de Operações Controlar: 100% serviços; 100% materiais.

8.2.4. Inspeção e monitoramento de materiais e serviçoes de execução econtrolados e da obra A empresa deve: inspecionar as características finais da obra; garantir que a entrega da obra não seja liberada até que todas as providências tenham sido tomadas.