CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Função Aplicação de pessoas:
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
MOTIVAÇÃO HUMANA: Compreendendo as forças que movem o comportamento
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal
Gestão da Qualidade – Motivação
CAPÍTULO 12 Liderança.
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Disciplina: Psicologia Empresarial Professora: Silvia Lorenzoni Perim
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Administração Geral - Aula 04
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Planejamento e Gerenciamento de Pessoal
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Como obter e manter um emprego - Motivação
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Gestão de Recursos Humanos
O que é Liderança? Liderança
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
Stelita Silva Gestão de Pessoas Stelita Silva
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERAR PESSOAS ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO Parte material gentilmente cedido pela Prof.a M.Sc Maria Teresa Gomes Lins – Universidade Federal – Treinamento Rede Pública

Por que as pessoas se comportam de certos modos?

“Liderar - é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas as tarefas dos membros de uma equipe.”

“Motivação - são os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo” Processo pelo qual o comportamento É mobilizado e sustentado No interesse da realização Das metas organizacionais.

Profa. Msc. Maria Teresa Gomes Lins - Slides 3ª aula

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: NECESSIDADES DE AR, AGUA, ALIMENTO, REPOUSO E SONO. SEGURANÇA: AMBIENTE SEGURO, SEM AMEAÇA DE BEM-ESTAR. SOCIAIS: PERTENCER A UM GRUPO, AFETIVIDADE, AMOR, INTERAÇÃO SOCIAL. ESTIMA: AUTO-RESPEITO E RESPEITO PELOS OUTROS, SATISFEITAS ATRAVÉS DE ELOGIOS. AUTO-REALIZAÇÃO: AS PESSOAS SE TORNAM CAPAZES DE SER, A NECESSIDADES DE CRESCER, DE SE DESENVOLVER PESSOAL E PROFISSIONALMENTE.

Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg Classificou os fatores que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho em duas categorias: - Fatores de manutenção - Fatores de motivação

Fatores de manutenção: São influenciados pelo salário, pelo ambiente de trabalho, pela estabilidade no emprego, política de administração da empresa, e relacionamento com os colegas e chefes. Fatores de motivação: São influenciados pelas responsabilidades pessoais, realizações, desafios, crescimento profissional, reconhecimento.

TEORIA DOS DOIS FATORES (HERZBERG) FATORES DE HIGIENE: Condições físicas de trabalho, política da empresa, qualidade da supervisão, relacionamento com colegas de trabalho, salário, status, segurança no emprego. FATORES DE MOTIVAÇÃO: Desafios do trabalho, responsabilidade, reconhecimento, realizações, progresso no cargo e crescimento profissional

TRÍADE REALIZAÇÃO – PODER – AFILIAÇÃO (McCLELAND) As pessoas aprendem e adquirem necessidades de acordo com a sua cultura. (família, Televisão, grupos de colegas, stc) Realização: desejo de conseguir algo. Poder: desejo de controlar outras pessoas. Afiliação: desejo de estabelecer e manter relacionamento amigável e caloroso com os outros.

TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS: DESEMPENHO MELHORADO VALORES METAS: Realísticas; Aceitas; Usadas para Avaliar Desempenho; Ligadas a Feedback e Recompensas; Estabelecidas por Indivíduos ou Grupos, Orientadas para a Aprendizagem

TEORIA “X” E “Y” (Douglas McGregor)

TEORIA “X” TEORIA “Y” Papel gerencial Papel principal Natureza humana - Centrada na produção - Autocrática - Controle externo - Centrada no empregado - Democrática - Controle interno Papel gerencial - Supervisão próxima, com comportamento diretivo - Supervisão ampla com comportamento de apoio Papel principal - Ênfase no controle, na coerção e na punição - Ênfase no crescimento, na autonomia e na recompensa Natureza humana - Pessoas são preguiçosas, tem falta de ambição, precisam ser conduzidas, baixo nível motivação - Pessoas gostam do trabalho, querem fazer o melhor e são motivadas pelo desenvolvimento

material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3ª aula

A falta de dinheiro leva a insatisfação, mas possibilitar às pessoas crescimento profissional, reconhecimento, responsabilidades e desafios levam à satisfação e, portanto, à motivação.

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA OU EXTRÍNSECA Motivação intrínseca: está relacionada à recompensas psicológicas, tais como: a oportunidade de reconhecer a habilidade de alguém; sentido de desafio e realização; reconhecimento positivo ou apreciação; ser tratado de maneira considerável. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3ª aula

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA OU EXTRÍNSECA Motivação extrínseca: está relacionada a recompensas tangíveis ou materiais tais como: Salários; benefícios adicionais; Seguro de vida; Promoções; Ambiente e condições de trabalho.

Motivação: implicações para a prática gerencial: Determine que níveis de desempenho são necessários para atingir as metas; Treine e encoraje as pessoas; Compreenda diferenças individuais; Use o reforço positivo mais que a punição.

Motivação: implicações para a prática gerencial: Determine que níveis de desempenho são necessários para atingir as metas; Treine e encoraje as pessoas; Compreenda diferenças individuais; Use o reforço positivo mais que a punição.

Enriquecimento de cargo Feedback Relacionamento com cliente Nova aprendizagem Experiências singulares Controle sobre recursos Autoridade de comunicação direta Responsabilidade Aumento da motivação Satisfação Produtividade Qualidade de vida no trabalho

ELEMENTOS DA FRUSTRAÇÃO Necessidades ou expectativas Barreiras ou bloqueios Solução de problemas Metas COMPORTAMENTO Frustração Reestruturação (metas alternativas) AGRESSÃO REGRESSÃO FIXAÇÃO RETRAIMENTO COMPORTAMENTO DESTRUTIVO

Como motivar uma equipe? Motivar uma equipe é um trabalho árduo e contínuo. As pessoas precisam de uma liderança forte, motivada e vibrante. Ninguém motiva pessoas: elas são motivadas para agir e obter um resultado. Quem faz alguma coisa faz por duas razões: Obter resultado desejável ou evitar um resultado indesejável. São as pessoas que devem desejar o sucesso.

Como motivar uma equipe? As pessoas são motivadas pela vontade de satisfazerem seus desejos e necessidades. O se-gredo da motivação é identificar o que motiva o profissional. A motivação é diferente em pessoas diferentes: as pessoas pensam e agem de acordo com seus valores e experiências.

Como motivar uma equipe? Mostre ao colaborador como ele está indo. As pessoas gostam de saber em que estágio elas estão. Perspectivas que se encontram abertas. Reconheça o valor pessoal: Elogie. Cada pessoa ao se encontrar com você espera ser notada. Não observe sua equipe apenas para encontrar erros

Como motivar uma equipe? Repreenda, mas sempre buscando construir: Muitos chefes se realizam com a repreensão. Identifique e neutralize os “pregadores do Apocalipse”: são verdadeiros mestres em mostrar erros, falhas e em desanimar qualquer um que se disponha a ouvir seus comentários. Você, como líder, precisa fazê-los jogar no “seu time”, mostrar como estão prejudicando o trabalho da equipe.

Como motivar uma equipe? Esteja sintonizado com as emoções da sua equipe: Você, como líder, deverá ser capaz de olhar nos olhos do seu colaborador e “sentir” quando alguma coisa não está bem. - Precisa sintonizar as emoções dos membros da equipe e perceber situações fora do normal que possam estar prejudicando o desempenho daquele profissional. - Como poderão se concentrar no trabalho se estão passando por um sério problema? O apoio neste momento é fundamental para consolidar a sua liderança frente a seu profissional.

Selecione/ escolha quem vai trabalhar com você

Meça e acompanhe; Escreva menos e fale mais; Favoreça o espírito de equipe; Invista na sua equipe; Faça reuniões com ação; Preste contas; Preste atenção em como as pessoas agem perto de você; Faça balanço dos seus relacionamentos; Faça reunião informal

TIPOS DE LIDERANÇA

GRID DE LIDERANÇA Comportamento relacionado às pessoas (1-9) (9-9) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Gerenciamento de clube de capo (paternalista) Gerenciamento de equipe (eficaz) (5-5) Gerenciamento de meio do caminho (em cima do muro) Comportamento relacionado às pessoas Gerenciamento empobrecido (inexistente) Gerenciamento de tarefa/produção (autoritário) (1-1) (9-1) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Comportamento relacionado à produção Robert R. Blake e Jane S. Mouton

Liderança situacional Paul Hersey e Kenneth Blanchard alto baixo trabalho alto relacionamento E3 E2 alto trabalho alto relacionamento compartilhar persuadir Comportamento para o relacionamento delegar determinar baixo trabalho baixo relacionamento alto trabalho baixo relacionamento baixa E4 E1 Comportamento para o trabalho baixa alta Maturidade dos subordinados alta baixa material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3ª aula

Liderança Transformacional e Carismática Paul Hersey e Kenneth Blanchard Dimensões e comportamentos: Visão; Desenvolvimento de staff; Liderança de apoio; Empoderamento; Pensamento inovador; Liderança pelo exemplo; Carisma

Exercício História em quadrinhos Cada grupo – máximo 15 pessoas