Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:
Planejamento estratégico
Público Misto* é o que tem, simultaneamente, características de público interno e externo, entre estes podemos destacar os seguintes: - Conselho de Acionistas; - Família dos Funcionários: - Prestadores de serviços ( que trabalham em empresa )
Caso CSN Acidente ocorreu na Companhia Siderúrgica Nacional, o maior da América Latina, que fabrica 10 mil toneladas de aço por dia, correspondendo a mais de 60% da produção da Usina. Um dos alto fornos da unidade explodiu.
Caso CSN Impacto na bolsa de valores (perda) 1ª Notícia que 10 pessoas morreram Prejuízo de 100 milhões de dólares Estrago da imagem da empresa
Pesquisa para planejamento estratégico de: Imagem: Público específico (jornalistas, pessoas vinculadas a imagem do produto) Formadores de opinião
Ações de comunicão voltados para Mídia: Multiplicar o efeito da comunicação Formação de opinião Educação - Gerando good will ou mind share - O objetivo é ocupar um espaço na lembrança do indivíduo. - Reforçando sempre uma imagem positiva
Conjunto de práticas que devem ser seguidas quando as empresas precisam ser mais éticas : Responsabilidade corporativa - Uma estratégia de responsabilidade corporativa tem por objetivo gerenciar os impactos ambientais e sociais e econômicos do negócio, para obter o sucesso esperado.
Melhores práticas: Governança corporativa Compliance
Funções fundamentais Imagem Marca Missão (que mercado vou atuar? Fazer um planejamento estratégico) Públicos (expectativas, desejos, necessidades Valores
Gerenciamento de crise Plano geral de comunicação Conteúdo Mensagem Diangnóstico de pontos fracos (contingência) Diagnóstico de pontos fortes Definição de ponta – Vozes Definição/unificação de mensagem
Planejamento estratégico de imagem: Valores que levam a imagem Qual imagem espera ter? Que elementos compõem esta imagem?
O que a Google lembra hoje? Informação Evolução: Produto google – Android – sinônimo – seu celular é mais que um simples celular
Questão da Marca Antigamente:HP /DellApple Preço/qualidadeArrogância/Preço alto HojePermanece no mercado Inovação /Preço ainda alto Exemplos: - O ganho significativo na Apple que trouxe a marca para um patamar de reconhecimento no mercado com o IPOD (internet – evolução)
Exemplo de marca ProdutoMarca RefrigeranteCoca-cola PrestobarbaGillette
Lembrete: Para cada público deve analisar a abrangência de informação. Issue Management – Gerência de questões Roi – Relatório de Investimento