Criatividade nos negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Mudança Organizacional
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Consultoria Empresarial
Inovação CONCEITOS TIPOS 6 INSIGHTS SOBRE INOVAÇÃO FONTES DE INOVAÇÃO
Learning Organization
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
O indivíduo criativo na empresa
O Desenvolvimento da Visão.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Empreendedorismo.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Como a Criança Pequena se Desenvolve
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Valor Consultoria Empresarial
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Co-criação de Valor São Paulo, 22 de Março de 2010.
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
A teoria visionária de Filion
Modelo de Excelência em Gestão
Professora Andréia Oliveira Vicente
Professora Andréia Oliveira Vicente
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Administração de Marketing I
Escola Secundária Fernando Namora
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
EMPREENDEDORISMO.
Bernt Entschev O Papel da Gestão de Pessoas no Resultado dos Negócios Itajaí, 27 de Outubro de 2009.
Recursos Humanos do Projeto
Estratégia no nível de negócios
Estratégia Organizacional
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
Planejamento Estratégico
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
A motivação e o perfil do empreendedor
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Planejamento Estratégico
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Estratégia Organizacional
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Nave Tim Lopes: Tem como objetivo,potencializar as Ideias, a criatividade e seus conhecimentos.
Aula – 4 Planejamento
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Balanced Scorecard.
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIOS MODELO CANVAS
EDUCAÇÃO A educação é o agente transformador que agrega Valores e sabedoria Infinitos... (EXP. HEXAVERSOS MENSAGEMS)
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Tecnologia da Informação
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
Transcrição da apresentação:

Criatividade nos negócios Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira

Criatividade nos negócios CONCEITO É a capacidade de encontrar constantemente soluções para os problemas, de construir novos produtos, de definir novas perguntas em determinado campo. COMPONENTES DA CRIATIVIDADE Regularidade Novidade Aceitação ou reconhecimento

A CRIATIVIDADE É BASEADA EM 3 ELEMENTOS: Um indivíduo criativo tem personalidade e características especiais, herdadas da família; Um processo criativo; A ligação do indivíduo a uma rede social de apoio(network). Traços de personalidade Pessoas que ajudam ou atrapalham Pais e família Indivíduo criativo Escolha do setor Processo criativo CRIAÇÃO Personalidade especial Leitura do que é aceitável na sociedade MODELO GERAL DA CRIATIVIDADE

CRIAÇÃO DE UMA IDEIA ORIGINAL Conhecimento de um campo e das normas Existência de um problema a solucionar Personalidade do criador e de suas insatisfações Imagens internas, emoções, sentimentos e fantasias Necessidade de expressão via criatividade e capacidades criativas 3 1 + 4 + + 2 5 Ideia Original Normas e suas ligações com o Público-alvo.

Criatividade nos negócios A criatividade se concretiza em torno de uma oportunidade de negócio: Novo produto/serviço Melhoramento de um produto/serviço Novo nicho de mercado Um mercado inexplorado Novo processo de produção Nova fonte de MP Novo tipo de financiamento Inovação na cultura ou na estrutura da empresa.

Criatividade e plano de negócios Mais importantes que informações financeiras e de marketing no plano de negócios são 4 tipos interdependentes de informação: Sobre quem vai criar a nova empresa; Sobre a oportunidade de negócio e sua vantagem perante a concorrência; Sobre o ambiente externo que esta oportunidade irá operar; Sobre os lucros e riscos decorrentes da iniciativa.

COMO ENCONTRAR UM DIFERENCIAL? A diferenciação constitui uma faculdade criativa composta por 2 elementos: Capacidade interna de imaginar, sonhar, perceber(intuição); Capacidade externa advindas de um campo de conhecimento. PISTAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE INTERNA: Suportar a solidão Sorrir,brincar, rir e pensar com liberdade Estabelecer um ritual de disciplina

COMO ENCONTRAR UM DIFERENCIAL? PISTAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE EXTERNA: Conhecer um campo de atividade, um mercado; Saber observar e saber ouvir Saber fazer perguntas pertinentes Elaborar um sistema de avaliação de ideias * Desenvolver a capacidade de se comunicar. * Que tipo de recursos vou precisar? Quantas pessoas serão necessárias para a criação do produto? Seremos capazes de obter vantagens competitivas relevantes?

ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO GERAÇÃO DE IDEIAS- deve advir de contatos externos e dar poder às pessoas da base para iniciar novas ideias; DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS- depende da cultura e dos processos internos; a estrutura organizacional deve ser flexível para facilitar a comunicação; IMPLEMENTAÇÃO- o processo criativo é efetivado quando levam uma solução ou uma invenção até o mercado.

RECOMENDAÇÕES PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE Desenvolver aceitação às mudanças Encorajar novas ideias Permitir mais interação Tolerar o fracasso Estabelecer objetivos claros e dar liberdade para alcançá- los Mostrar reconhecimento.