Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Advertisements

Os Subsistemas de ARH e suas interações
LCDM - Assessoria e Consultoria Ltda
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ad – direção para, tendência para;
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Gestão de Recursos Humanos
Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4
CONSULTORIA EMPRESARIAL
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Avaliação de vendedores
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Subsistema de Aplicação
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
Treinamento e Desenvolvimento - T&D
TCD- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A Importância da Educação Continuada
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
Treinamento de Pessoas
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
Gestão por Competências
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Subsistema de Desenvolvimento
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
PROCESSOS DE TREINAMENTO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
( Gómez-Mejía in Chiavenato, 1999)
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O Processo de Treinamento
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Processos Administrativos Aula 1
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Administração de Recursos Humanos
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Avaliação de Desempenho
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades

TEMAS: Avaliação de Desempenho Treinamento e Desenvolvimento

Avaliação de Desempenho 1) Por que avaliar o desempenho? Avaliar desempenho permite maior controle na organização, sendo muito importante para auxiliar programas que visem melhoria da eficiência, treinamento, e mesmo de remuneração e carreira dos funcionários. 2) Quais as técnicas mais comuns de avaliação de desempenho? - Método das escalas gráficas – fatores de avaliação previamente definidos - Avaliação por Resultados – mais recente, complexo e útil. Presente nas empresas mais desenvolvidas. 3) Quais as dificuldades mais comuns de implantar sistemas de avaliação de desempenho no Brasil? As dificuldades se encontram na cultura, sendo forte ainda a pessoalidade no meio profissional. Em geral, os brasileiros não se sentem à vontade para avaliar nem em serem avaliados (daí, ocorre os problemas de recusa, ‘tendência central’, falta de impessoalidade, marcações extremas...) Isso deve ser trabalhado na empresa. 4) Sempre é necessário avaliar o desempenho? Não. A avaliação de desempenho só deve ocorrer quando sua necessidade e os benefícios esperados superarem os custos de sua operacionalização.

Treinamento e Desenvolvimento 1) Conceitue aprendizagem e treinamento. Aprendizagem é o processo de aprender, através do qual são adquiridos novos conhecimentos, desenvolvidas novas competências e comportamentos. Treinamento é um tipo de educação profissional de curto prazo, mais específico, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos, com vistas a gerar mudanças de comportamento. Seu conteúdo envolve: transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conceitos. É qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa apta a exercer sua função ou atividade, para aumentar a sua capacidade para exercer melhor essas funções ou atividades, ou para prepará-la para exercer de forma eficiente novas funções ou atividades. O treinamento é uma responsabilidade de linha e função de Staff.

Treinamento e Desenvolvimento 2) Quais os objetivos do treinamento? Principais Objetivos do Treinamento: 1. Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; 2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para as quais a pessoa pode ser considerada. 3. Mudar a atitude das pessoas, criando um clima maior satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência. 3) Quais os meios para levantamento das necessidades de treinamento? avaliação do desempenho observação questionários solicitação de supervisores e gerentes entrevistas reuniões análise de cargos relatórios periódicos

Treinamento e Desenvolvimento 4) O que é educação corporativa? Constitui um processo e não necessariamente um local, em que todos os funcionários, e algumas vezes clientes e fornecedores, participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho e incrementar seu impacto nos negócios. Em muitos casos, a função tradicional de T & D converte-se em uma universidade corporativa. 5) O que são Competências Básicas? Competências básicas são habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal. Todo funcionário precisa possuir um conjunto de competências básicas para desenvolver seu trabalho na empresa. O importante é adquirir e agregar novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do negócio da empresa. 6) O que é Gestão do Conhecimento? A gestão do conhecimento (knowledge management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. A gestão do conhecimento necessita de programas de aprendizado e desenvolvimento de longo prazo.