Gestão Integrada / Mapeamento de Processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
14. Metodologia de Planejamento Estratégico
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Projeto - Plano de Negócios
Contexto da Informação
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Os Sistemas de Informação Empresariais
Práticas de Apoio à Gestão
Consultoria Empresarial
PETI Planejamento Estratégico de TI
superior tecnologia gráfica Flávio Botana CURSO DE TECNOLOGIA GRÁFICA
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
superior tecnologia gráfica Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO
Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Profª Marco Aurélio Botelho Tecnólogo em Gestão Comercial – Planejamento Comercial Planejamento Comercial Aula 20 18/1/2014.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
TÉCNICA DE CONSULTORIA
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
V FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE.
IV FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE.
Apresentação do Persona Mac
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Modelo de Excelência em Gestão
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Teorias Modernas de Gestão
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Planejamento Estratégico
Marcel Fernando de Oliveira
Planejamento Estratégico
GESTÃO DA QUALIDADE.
Planejamento e estratégia
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Planejamento Organizacional Integrado
Planejamento Organizacional Integrado
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
superior tecnologia gráfica Gestão de Recursos Flávio Botana CURSO
Consultoria Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PETI Planejamento Estratégico de TI
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Método dos Elos – adequação de layout de processos
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

Gestão Integrada / Mapeamento de Processos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Gestão Integrada / Mapeamento de Processos (11/13) Fonte de Consulta: Administração de Processos – Conceitos / Metodologias / Práticas Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Editora Atlas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Mudanças Temos que mudar.... Mas, mudar para onde???? CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

O Ambiente da Renovação Gestão em constante Evolução -> Novos Conceitos. Questões estratégicas e organizacionais são a parte propulsora da implementação dos novos conceitos “READMINISTRAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE” CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Evolução das Organizações Taylor Pós Taylorismo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Organização Pós Taylorista Abordagem Comportamental das Organizações A administração está baseada em indivíduos Informações Decisão Ação Avaliação Conhecimento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Organização Pós Taylorista Gestão Integrada Instrumentos, Sistemas e Processos devem estar perfeitamente interligados Processos Interligados Qualidade Marketing Produtividade Planejamento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Organização Pós Taylorista Gestão Sistêmica O Processo sustentado por metodologias, técnicas e processos faz com que a interligação das partes seja mais lógica e evidenciada CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Organização Pós Taylorista Departamentalização Decomposição dos Sistemas e Processos procurando atender clientes externos e internos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Evolução do Mercado Qualidade é obrigação Evolução tecnológica acelerada Ciclo de Vida dos produtos mais curto Menores desperdícios Poder caminha para o consumidor final CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Evolução do Mercado Maior Concorrência Maior x Melhor Globalização Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Social CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Novas Necessidades Os clientes demandam: As empresas demandam: Profissionais altamente capacitados Estruturas enxutas Decisões ágeis Decisões com Qualidade As empresas demandam: Comprometimento com os Resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Qual o caminho ADMINISTRAÇÃO POR PROCESSOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Processo Processo é um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam lógica entre si, com a finalidade de atender ou suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Fase 1: Comprometimento Metodologia de implementação da Gestão por Processos Fase 1: Comprometimento Etapa 1.1: Conceitos / metodologia / vantagens / precauções Etapa 1.2: Reunião Geral de Debates / ajustes / responsabilidades / comprometimento Etapa 1.3: Modelo Ideal Etapa 1.4: Treinamento Etapa 1.5: Planejamento da Mudança CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Metodologia de implementação da Gestão por Processos Fase 2: Estruturação Etapa 2.1: Expectativa dos clientes Etapa 2.2: Interação processos estratégicos x clientes / fornecedores Etapa 2.3: Medidas de desempenho Etapa 2.4: Processos de apoio Etapa 2.5: Problemas existentes e potenciais Etapa 2.6: Sistemas e subsistemas focos de análise CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Metodologia de implementação da Gestão por Processos Fase 2: Estruturação Etapa 2.7: Atividades permanentes e esporádicas Etapa 2.8: Delineamento de processos Etapa 2.9: Atividades que agregam valor Etapa 2.10: Benchmarking Etapa 2.11: Estimativas de Recursos Etapa 2.12: Prioridade de Processos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Fase 3: Análise Metodologia de implementação da Gestão por Processos Etapa 3.1: Situação futura desejada Etapa 3.2: Realidade do processo Etapa 3.3: Análise do valor agregado Etapa 3.4: Benchmarking dos indicadores de desempenho Etapa 3.5: Análise dos resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Fase 3: Análise Metodologia de implementação da Gestão por Processos Etapa 3.6: Delineamento dos processos ideais Etapa 3.7: Decomposição da passagem para a situação futura Etapa 3.8: Análise das alternativas Etapa 3.9: Definir as prioridades CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Fase 4: Desenvolvimento Metodologia de implementação da Gestão por Processos Fase 4: Desenvolvimento Etapa 4.1: Sistema de informações gerenciais Etapa 4.2: Relação entre processos e informações Etapa 4.3: Estruturação dos processos Etapa 4.4: Abordagem tecnológica Etapa 4.5: Adequação da estrutura organizacional Etapa 4.6: Delineamento dos perfis de atuação Etapa 4.7: Catalisador responsável CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Metodologia de implementação da Gestão por Processos Fase 5: Implementação Etapa 5.1: Planejamento Etapa 5.2: Implementação Etapa 5.3: Acompanhamento e Avaliação Etapa 5.4: Aprimoramento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP