AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Advertisements

“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
NORMA ABNT ISO 9000.
O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
Sistemas de Gestão Integrada
Sistemas Integrados de Gestão
Programas de Garantia da Qualidade em Serviços de Saúde
Qualidade de Processo A Série ISO 9000
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade
Vagner José Diegas ISO 9001.
Selma Ramos de Cerqueira
Qualidade – ISO 9000.
Visão Geral das Normas ISO
Empresa certificada ISO 9001:2000
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
Estrutura Organizacional.
O QUE É A ISO ? , ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização ( International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suiça.
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
QUALIDADE EMPRESARIAL
© EJRos Brasil Todos os direitos reservados Workshop EJRos - ABNT NBR ISO 9001: Edição com Alterações Comentadas “Tornando Sua Empresa Mais.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão da Qualidade.
O que é ISO 9001? Aplicação no mercado
Formação Técnica em Administração de Empresas
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Implantação ISO Marjana Eloísa Henzel.
Sistema de Gestão da Qualidade
Especialização em Gestão de Pessoas
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Evolução das Normas série ISO 9000
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
INTERNATION ORGANIZATION FOR STANDARZATION
Aula 9 – Conceito de Conformidade
Sistemas de Gestão da Qualidade
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos da ISO 9001 JOSÉ RICARDO RIGONI.
Gestão da Produção e Logística
Qualidade e a ISO 9001.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
Mapeamento e Padronização de Processos
ISO que bicho é esse? ..
Gerenciamento da Qualidade
Curso de Administração Disciplina: TGA
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
NORMAS DA GESTÃO DA QUALIDADE Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade ISO 9000 QS 9000 Helder Vago.
Teoria dos Sistemas.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI

Objetivos do Nosso Treinamento Permitir o conhecimento e entendimento desta norma a estudantes e profissionais em geral; Permitir o conhecimento e entendimento desta norma a estudantes e profissionais em geral;

Objetivos do Nosso Treinamento Capacitar essas pessoas para interpretar e implementar os requisitos da norma por toda organização; Capacitar essas pessoas para interpretar e implementar os requisitos da norma por toda organização;

Objetivos do Nosso Treinamento Fornecer o ferramental básico necessário para implementação. Fornecer o ferramental básico necessário para implementação. Conhecimentos Ferramentas e Técnicas Documentos

O que contém o nosso treinamento? 5 Video aulas sobre interpretação da norma e os seus respectivos slides em formato de PPT. 5 Video aulas sobre interpretação da norma e os seus respectivos slides em formato de PPT.

O que contém o nosso treinamento? Os arquivos em formato de mp3 Os arquivos em formato de mp3 Assim você pode estudar sobre ISO 9001 no carro, indo para o trabalho ou enquanto pratica esportes. Assim você pode estudar sobre ISO 9001 no carro, indo para o trabalho ou enquanto pratica esportes.

E-book com informações e interpretação da Norma que poderá ser impresso e distribuído na sua empresa; E-book com informações e interpretação da Norma que poderá ser impresso e distribuído na sua empresa; E-book sobre as Ferramentas PDCA e MASP E-book sobre as Ferramentas PDCA e MASP O que contém o nosso treinamento?

O que contém o nosso treinamento? Modelos de Procedimentos e Formulários que poderão ser estudados, editados e utilizados na organização; Modelos de Procedimentos e Formulários que poderão ser estudados, editados e utilizados na organização; Controle de Documentos e Registros Controle de Produto Não Conforme Auditoria InternaAções Corretivas e Preventivas

O que contém o nosso treinamento? Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade FLUXOGRAMAS

O que contém o nosso treinamento? Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade CEP

Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Análise de Pareto e Lista de Verificação O que contém o nosso treinamento?

O que contém o nosso treinamento? Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Diagrama Causa Efeito e Histograma

O que contém o nosso treinamento? Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Video Aula sobre as Ferramentas da Qualidade Correlação

O que contém o nosso treinamento? Além disso forneceremos um conjunto de planilhas que poderão auxiliar no seu processo de gestão. Veja alguma delas Além disso forneceremos um conjunto de planilhas que poderão auxiliar no seu processo de gestão. Veja alguma delas Gráficos de Controle Gráfico de Pareto em Excel Diagrama de Causa e Efeito em Excel Plano de Ação Matriz GUT Importância X Desempenho

O que contém o nosso treinamento? Manual da Qualidade para ser estudado, editado e utilizado em sua organização. Manual da Qualidade para ser estudado, editado e utilizado em sua organização.

O que contém o nosso treinamento? Além disso você pode tirar as suas dúvidas 24 hrs por dia no blog Total Qualidade ou por skype/msn. Além disso você pode tirar as suas dúvidas 24 hrs por dia no blog Total Qualidade ou por skype/msn.

Estrutura do Curso Aula 1 – Importância, Histórico e Fundamentos Básicos Aula 2 – Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4 Aula 3 – Requisitos 5 e 6 Aula 4 – Requisito 7 Aula 5 – Requisito 8

AULA 1

A norma ISO 9001 estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade; A norma ISO 9001 estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade; É uma norma que define critérios no nível estratégico da empresa que são disseminados nos outros níveis da organização; É uma norma que define critérios no nível estratégico da empresa que são disseminados nos outros níveis da organização; Pode ser implementada em qualquer organização, independente dos produtos e serviços que fornece e do porte da organização; Pode ser implementada em qualquer organização, independente dos produtos e serviços que fornece e do porte da organização; A Norma ISO 9001 é um componente estratégico Estratégico Tático Operacional

Quando os requisitos da Norma são atingidos a organização consegue identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer serviços que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria continua do sistema de gestão da empresa Quando os requisitos da Norma são atingidos a organização consegue identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer serviços que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria continua do sistema de gestão da empresa Modelo de um sistema de Gestão

Por que cresce o número de empresas buscando Certificação em ISO 9001? Os clientes estão mais exigentes e bem informados. Os clientes estão mais exigentes e bem informados. O mercado é a cada dia mais globalizado; O mercado é a cada dia mais globalizado; Com isso a implantação de sistemas que comprovem a adequação a requisitos de padronização internacionais são uma garantia de segurança para os consumidores; Com isso a implantação de sistemas que comprovem a adequação a requisitos de padronização internacionais são uma garantia de segurança para os consumidores;

Por que cresce o número de empresas buscando Certificação em ISO 9001? Grandes empresas que, pela característica específica de seus produtos, necessitam de alto grau de atendimento a requisitos e exigem de seus fornecedores esse mesmo comprometimento; Grandes empresas que, pela característica específica de seus produtos, necessitam de alto grau de atendimento a requisitos e exigem de seus fornecedores esse mesmo comprometimento; A ISO 9001 é uma norma fundamental para garantir sucesso em mercados competitivos; A ISO 9001 é uma norma fundamental para garantir sucesso em mercados competitivos; MODELO DE CADEIA PRODUTIVA Organização Consumidor Final Fornecedores

O diferencial do Profissional que conhece a Norma Destaque profissional na empresa certificada ou que busca certificação; Destaque profissional na empresa certificada ou que busca certificação; Maiores chances e visibilidade no mercado de trabalho; Maiores chances e visibilidade no mercado de trabalho; Possibilidade de desenvolver a capacidade empreendedora; Possibilidade de desenvolver a capacidade empreendedora; Maior conhecimento e visão dos processos empresariais; Maior conhecimento e visão dos processos empresariais; Salários geralmente acima da média Salários geralmente acima da média

Histórico da ISO 9001 A ISO (International Organization for Standardization) foi fundada em 1946 em Genebra e no Brasil é representada pela ABNT. Cerca de 157 países fazem parte da ISO. A ISO (International Organization for Standardization) foi fundada em 1946 em Genebra e no Brasil é representada pela ABNT. Cerca de 157 países fazem parte da ISO. “ISO (International Organization for Standardization) is the world's largest developer and publisher of International Standards.” “ISO (International Organization for Standardization) is the world's largest developer and publisher of International Standards.” Sede da ISO em Genebra

Histórico da ISO 9001 A norma ISO 9001 foi lançada em 87 e sofreu alterações nos anos de 94, 2000 e 2008; A norma ISO 9001 foi lançada em 87 e sofreu alterações nos anos de 94, 2000 e 2008; Fonte: ISO SURVEY 2008

Histórico da ISO 9001 Fonte: ISO SURVEY 2008

Princípios da ISO 9001 São eles: Foco no Cliente; Foco no Cliente; Liderança entre objetivos comuns; Liderança entre objetivos comuns; Envolvimento de todos; Envolvimento de todos; Abordagem de processos; Abordagem de processos; Considerar o impacto de decisões em outros processos; Considerar o impacto de decisões em outros processos; Melhoria Contínua; Melhoria Contínua; Decisão baseada em dados; Decisão baseada em dados; Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores; Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores;

A família de Normas ISO 9000 ISO 9000:2005 – Sistema de Gestão da Qualidade, Fundamentos e Vocabulário ISO 9000:2005 – Sistema de Gestão da Qualidade, Fundamentos e Vocabulário ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade, Requisitos ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade, Requisitos ISO 9004:2009 – Sistema de Gestão da Qualidade, Diretrizes para Melhoria de Desempenho ISO 9004:2009 – Sistema de Gestão da Qualidade, Diretrizes para Melhoria de Desempenho

Fim da nossa primeira aula Espero que tenham gostado. Adquira através do PagSeguro MSN SKYPE jose.rigoni Siga-me no Twitter Nos vemos nas próximas aulas!