Instrutor: Objetivos:.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MPS BR – NÍVEL F MPS BR – NÍVEL F CC 7/8 P51 Nível F
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Qualidade Total.
PMBoK Project Management Body of Knowledge
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Prof. Alexandre Vasconcelos
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Gerenciamento de Processos - PNQ
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof. Valéria Ota de Amorim Ne
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Qual o significado da sigla PBQP-H?
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Instrutor: Objetivos:.
Instrutor: Objetivos:.
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Formação de Auditores Internos da Qualidade
Certificação e Auditoria
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Sistemas de Gestão da Qualidade
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Curso de Administração Disciplina: TGA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Acomodações e Condições Ambientais NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
4.4 Implementação e Operação
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Instrutor: Objetivos:

5.4.1. Objetivos da qualidade (EV “B” e “A”) Objetivo – alvo ou fim que se quer atingir Objetivos para qualidade: deverão ser definidos objetivos mensuráveis para as funções e níveis pertinentes da organização e consistentes com a política da qualidade;

5.4.1. Objetivos da qualidade (EV “B” e “A”) incluem aqueles necessários para atender aos requisitos aplicados à execução das obras da empresa; devem ser definidos indicadores para permitir o acompanhamento dos objetivos da qualidade. Cabe à Alta direção estabelecer os objetivos da qualidade.

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência Todos deverão estar cientes das conseqüências para a organização e para os clientes do não cumprimento dos procedimentos para a qualidade.

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência No planejamento para o treinamento deverão ser considerados: experiência pessoal; conhecimento tácito e explícito; habilidades de liderança e de gestão; ferramentas de planejamento e melhorias; formação de equipes;

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência solução de problemas; habilidades de comunicação; cultura e comportamento social; conhecimento do mercado e necessidades do cliente; criatividade e inovação.

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência As necessidades de treinamento podem variar conforme as habilidades, experiência e grau de instrução. Formas de treinamento: à distância; presencial; individual; coletivo;

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência Objetivando um treinamento eficaz, é necessário definir os requisitos de competência para todas as funções ou cargos que influenciam o SGQ da empresa.

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência A construtora deve, em função da evolução de seu SGQ: determinar as competências necessárias para o pessoal que executa os procedimentos que afetam a qualidade; fornecer treinamento ou tomar outras ações para satisfazer estas necessidades de competência;

6.2.2. Treinamento, conscientização e competência avaliar a eficácia das ações executadas; assegurar que o pessoal está consciente quanto à importância de suas atividades e da sua contribuição para atingir os objetivos da qualidade; manter os registros apropriados de escolaridade, qualificação profissional, treinamento, experiência e a habilidade.

7.4.1. Processo de aquisição (EV “B”) Assegurar que a compra de materiais e a contratação dos serviços estejam conforme com os requisitos especificados. Os requisitos abrangem: compra de materiais controlados contratação de serviços de execução controlados serviços laboratoriais serviços de projeto serviços especializados de engenharia locação de equipamentos

7.4.1. Qualificação de fornecedores Estabelecer critérios para qualificar, pré-avaliar e selecionar fornecedores. Fornecedor participante do Programa Setorial da Qualidade é dispensado do processo de qualificação.

7.4.1. Qualificação de fornecedores Condições para fornecedores de serviços laboratoriais: credenciado pelo INMETRO qualificado em Programa Setorial da Qualidade para Laboratórios com equipamentos empregados nos ensaios com calibração rastreável à RBC, à RBLE ou a padrões internacionais

7.4.2 Informações para aquisição (materiais) A construtora deve garantir a compra de materiais controlados, contendo especificações técnicas: requisitos para aprovação; tipo; grau; classe.

7.4.2 Informações para aquisição (serviços) A construtora deve garantir que os documentos de contratação de serviços sejam claros e contenham especificações técnicas: normas técnicas; requisitos para aprovação; projetos e detalhes construtivos; procedimentos de execução; qualificação profissional; empresa requerida.

7.4.3 Verificação do produto adquirido A construtora deve estabelecer: procedimentos de inspeção de recebimento de materiais e serviços; declaração de que irá realizar as verificações nas instalações do fornecedor, nas informações para aquisição.

7.5.5. Preservação do produto A empresa deverá garantir para os materiais controlados: correta identificação; manuseio; estocagem e condicionamento; preservar a conformidade em todas as etapas de produção.

7.5.5. Preservação do produto Objetivos e vantagens na adequada preservação: não deteriorização; evitar contaminações; prevenção de danos; preservação da condição de uso; preservação da qualidade do produto.

8.2.4. Inspeção e monitoramento de materiais e serviços (materiais) A empresa deve: elaborar procedimento de materiais documentado para inspeção; descrever como monitorar os materiais; verificar requisitos especificados.