REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Universidade Federal de Goiás
Qualidade de vida no Trabalho
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Universidade de Aveiro
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Projeto de Intervenção
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Teorias Modernas de Gestão
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
Contexto de atuação do CME
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Investigação Apreciativa
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
O papel pedagógico do órgão gestor
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Transcrição da apresentação:

REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA A UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO, INOVAÇÃO E MUDANÇA ESTRATÉGICA: A EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA Departamento de Administração / Universidade Federal Rural de Pernambuco rezilda.rodrigues@gmail.com Recife (PE)

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR Objetivo discutir como evidenciar o conjunto de fatores que pode contribuir para o sucesso da implementação do planejamento estratégico em um contexto concreto determinado pelo processo de intervenção apreciativa em uma ONG Introdução ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR busca de sustentabilidade das ONGs para o alcance de sua missão, bem como o respectivo modelo de gestão por elas adotado planejamento estratégico e sua implementação, de forma participativa e inclusiva contribuição da Investigação Apreciativa como inovação organizacional consistente com processos de aprendizagem vivenciados nessa intervenção organizacional Abordagem Interdisciplinar

EXPERIÊNCIA Introdução Movimento Pró-Criança MPC: Foco na implementação do planejamento Formulação de planejamento estratégico participativo gestão social e a capacitação de ONGs envolvimento da academia com instituições sociais 2002-2007 e 2009-2014 Introdução Programa de pesquisa e extensão realizado desde 2002, envolvendo alunos (graduação e pós-graduação) e pessoal do MPC (direção, funcionários e voluntários) atualizar missão e visão institucional; formar novos líderes e profissionais de áreas-chaves; elaborar novas estratégias de mobilização de recursos; saber utilizar a mídia para expandir seu marketing social; promover melhorias nos processos de produção e serviços sociais oferecidos à comunidade

Histórico 2002-2007: Planejamento Estratégico Participativo (PEP) Mapeamento de stakeholders, processo de reestruturação organizacional, revisão do Estatuto e elaboração de seu Regimento Interno, entre outras atividades Histórico 2009-2014: Planejamento Estratégico Participativo e Apreciativo (PEPA) Redefinição da Missão, processo de reestruturação organizacional e de empreendedorismo social voltado para a sustentabilidade institucional Mais de 10.000 crianças, jovens e adolescentes atendidos ao longo de 18 anos 98 funcionários e 50 voluntários (pedagogos, educadores, psicólogos e assistentes sociais) que atendem hoje a cerca de 1.200 beneficiados Três Núcleos Educacionais: a) Coelhos, onde está a sede do MPC no Recife; b) Piedade, localizada em Jaboatão dos Guararapes; e c) Recife Antigo (centro cultural da instituição)

Metodologia da Investigação Apreciativa – Ciclo de 5-Ds Com a Investigação Apreciativa, no planejamento, trabalha-se com a estratégia de identificar e descobrir as melhores potencialidades e possibilidades tanto humanas como organizacionais Esquematização da Intervenção Compartilhamento de Experiências Exitosas e Descoberta das intenções estratégico-apreciativas D-1 D-2 Um Futuro Melhor É Possível D-3 Formulação da visão de futuro Metodologia da Investigação Apreciativa – Ciclo de 5-Ds D-4 Apelo Provocativo D-5 Proposições Provocativas TÓPICO AFIRMA TIVO Reflexão e Ação sobre as Indagações Apreciativas dos resultados alcançados Criação de Proposições apreciativas Plano de Ação Planejamen- to Estratégico Discussão e Viabilização das Proposições Provocativas no Âmbito do Planejamento Estratégico Participativo e Apreciativo Estabelecimento do Marco operativo Fonte: Elaboração própria

Resultados Cada uma requer a elaboração de projetos e planos de ação A implementação do planejamento estratégico do MPC tem como idéias-guia quatro proposições provocativas: Transformação Organizacional; Sustentabilidade Institucional; Integração Institucional e Transformação Social Resultados Cada uma requer a elaboração de projetos e planos de ação conjuntos de enunciados amplificadores do já existe de positivo e são formas de viabilizar o futuro

Para atingir o objetivo proposto, com base na Investigação Apreciativa, foi criado um grupo integrado pesquisa/gestão para dar consecução à implementação do planejamento estratégico um entendimento apreciativo do histórico do processo de planejamento organizacional (do passado para o futuro) a demarcação dos modos exemplares (pontos fortes) da concretização da missão e do alcance da sustentabilidade institucional a organização de oficinas e seminários (com o público interno) para refletir sobre as características apreciativas emergentes no processo de implementação do planejamento estratégico adotado pelo MPC realização de parcerias e alianças com diferentes stakeholders, sabendo-se que o processo é incremental e articulado Considerações Finais

Perguntas?