PAINEL: A Evolução da Auditoria até a Auditoria Contínua.

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Transcrição da apresentação:

PAINEL: A Evolução da Auditoria até a Auditoria Contínua

AMBIENTE DE NEGÓCIO: Pressões & Desafios para as Empresas e Alavancas de Automação da AI

Mercado  Novos entrantes – ameaças de players internacionais  Consolidação dos setores – fusões e aquisições  Novos modelos de negócio – parcerias com empresas não-tradicionais  Tecnologias emergentes PRESSÕES DE MERCADO  Melhoria e diferenciação no atendimento ao cliente  Inovação de produtos e canais  Conhecer melhor o cliente – novos atributos para segmentação  Estratégias de aquisição, retenção e rentabilização dos clientes  Estratégias para vendas cruzadas Serviços PRESSÕES DE CLIENTES Custos  Estratégias de redução de custos  Melhor gerenciamento e controle do crédito  Serviços compartilhados / outsourcing / offshoring Organização  Alavancando capital humano  Focar atividades de mais alto valor  Mudanças culturais – de “product- centric” para “customer-centric” PRESSÕES INTERNAS Empresas X Novo Ambiente de Negócios: PRESSÕES  Órgãos regulamentadores que impõem novos processos e/ou procedimentos de “compliance”  Transparência das informações financeiras  Governança corporativa Controles PRESSÕES REGULATÓRIAS a a Fortemente influenciada pelas sucessivas crises econômicas

RISCO ALAVANCAS  Alta velocidade nos negócios  Tudo conectado com tudo  O intangível cresce mais que o tangível  Produto veículo para vender serviços  Serviços para vender produto  Gerenciamento em tempo real  Trabalhar sobre qualquer coisa em qualquer lugar INOVAÇÃO  A distância está morta  Transformação de cada funcionário em Business Manager  Obsolescência do intermediário FLEXIBILIDADE  Quebra dos paradigmas  Rapidez na tomada de decisões  Revolução Evolução Maior risco, complexidade e inovação Auditoria Interna – Motivadores de Alavancagem da Automação da AI

otimizar o processo agregar qualidade produtividade Tornou-se fundamental otimizar o processo de Planejamento, execução e supervisão dos trabalhos, bem como agregar maior valor ao produto final gerado, baseado em aspectos de qualidade e produtividade: RACIONALIZAÇÃOPADRONIZAÇÃOOBJETIVIDADESELETIVIDADEMETODOLOGIATECNOLOGIACAPACITAÇÃO Auditoria Interna – Desafios

EVOLUÇÃO DA AI: ▫ Sob o ponto de vista de FOCO ▫ Sob o ponto de vista de AUTOMAÇÃO

A Evolução da AI sob o ponto de vista do FOCO Reexecução Controles Riscos Cenários, Estratégias, Resultados nos Negócios ESTÁGIO ATUAL FuturoPassado T E M P O EVOLUCÃO 4 Relata a História 4 Corrige e evita reocorrência 4 Previne que aconteça 4Compara Cenários Inovação InovaçãoRenovação

PRINCIPAISDRIVERS VIRTUALIZAÇÃO: Criar representação completa ou parcial de pessoas, lugares, produtos, serviços, processos, eventos: Negócios Virtuais, Produtos e serviços virtuais ALCANÇE INTERATIVO: Alcançar pessoas, lugares, organizações e coisas através de um modo interativo em tempo real: Consumidores, recursos, parceiros, fornecedores, distribuidores, em qualquer lugar Produtos inteligentes e serviços que comunicam A Evolução da AI sob o ponto de vista da AUTOMAÇÃO USO INTENSIVO DE DADOS: Apreciar todo o universo de dados, não se limitando a uma amostra estatística; Identificar e reportar riscos e controles em real time ou próximo ao evento.

A Evolução da AI sob o ponto de vista da AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO OPERACIONAL Inexistência de SW para controle operacional da AI Criação de “painel de acesso/view específica para o auditor” aos sistemas aplicativos Prática de AC através de relatórios de exceção (mainframe). Gerava muito “falso-positivo”. AUTOMAÇÃO FUNCIONAL AUDITORIA CONTÍNUA Surgiram SWs para controle operacional da AI (paper less, rating, geração automática de WP. Longe de tratar o estratégico da AI. Ampliação da aplicação de “painel de acesso” de auditores aos sistemas aplicativos Expansão da prática de AC através de relatórios de exceção (mainframe). Ainda gerava muito “falso- positivo”. Se preocuparam com o SW e esqueceram de facilitar o trabalho do auditor através do “painel de acesso”. Refinamento da prática de AC (uso de BI). Baixo entendimento de AC e custo de TI prejudicam a aplicação. SWs para controle estratégico e operacional da AI (matriz de risco, planejamento). Estratégico ainda muito incipiente. Anos 80 Anos 90 MUITO A EVOLUIR

Automação da AI – O que dificulta... ➔ Competência interna (AI & TI) ➔ Patrocínio (hierarquia e empresa têm que “comprar a idéia”) ➔ Orçamento (HW, SW e pessoas) ➔ Escolha de fornecedor de SW X desenvolvimento interno ➔ Nível tecnológico da instituição ➔ Integridade, confiabilidade e precisão dos dados ➔ Qualidade e tempestividade da informação gerada

Automação da AI – Principais pecados... ◊ ◊ Agir por “Modismo” não se sustenta no tempo. Não vale AUTOMATIZAR POR AUTOMATIZAR. Erros a serem evitados: ◊ ◊ Criar “burocracia burra”, onde a automação que se buscou gerar ficou mais cara e mais lenta que o trabalho manual do auditor. O sentido deverá ser: PRODUTIVIDADE COM QUALIDADE. ◊ ◊ Isolamento da AI. Não compartilhar SW e resultados com áreas afins. Tem que ter VISÃO INTEGRADA DE RISCOS. ◊ ◊ Falta de compreensão dos conceitos e usos da Auditoria Contínua. O sentido correto é: AUMENTAR A VELOCIDADE E HABILIDADE PARA MITIGAR RISCOS.

Carlos Elder Maciel de Aquino Telefone: Obrigado!