Ação de Divórcio Consensual (art. 226, § 6º, CF c/c art

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVÓRCIO: ENFIM, O FIM DO FIM SEM FIM
Advertisements

Sistema dual e sua superação pela Emenda Constitucional n. 66
Petição inicial de reconhecimento e dissolução de união estável c/c regulamentação de guardas e visitas. Conceito de união estável: união fática de duas.
Direito Processual Penal I
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS DO RITO ORDINÁRIO
Parentesco e Princípio da afetividade
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
Petição Inicial – Critérios para sua Elaboração e a Correção da OAB
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
AÇÃO CAUTELAR Prof Márcio Ferezin - NPJ/MACKENZIE.
Procedimento ordinário, Petição inicial e pedidos
30/03/2017.
Separação judicial (?) e divórcio.
Ação Monitória ( art A a 1102-C, CPC)
Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas ( art. 846 a 851, CPC)
Prática Jurídica I Petição Inicial.
01/04/2017.
Ação de Despejo por Falta de Pagamento (arts. 59 a 66, Lei n. 8
Ação Declaratória de Nulidade de Negócio Jurídico
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
OFICINA DE ESTÁGIO DE DIREITO
AÇÃO DE ADOÇÃO.
PETIÇÃO INICIAL.
PETIÇÃO INICIAL.
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC
A PETIÇÃO INICIAL NO PROCESSO CIVIL
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO CURSO DE DIREITO – RUYTER BARCELOS
Separação e Divórcio.
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
Ação de reconhecimento de união estável cc. dissolução
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Execução da Obrigação de Fazer ( art. 632 a 638,CPC)
Petição Inicial.
Protestos, notificações e interpelações
PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Andrezza Eliab Oliveira Simões
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE GUARDA
Reza o Código de Processo Civil: “Art.2- Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional, senão quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e formas.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5- Registro de Casamento Aula 4- Casamento religioso com efeito civil, casamento em moléstia grave,
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
FIM DO CASAMENTO.
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
O FIM DO VÍNCULO Professor Paulo Hermano. Fundamentos Legais: Constituição Federal: Art. 226, § 6º Código Civil/2002: Arts até Lei 6.515/77.
 CAUSAS DO FIM DO CASAMENTO art  MORTE – morte natural, morte presumida (CC art. 6º e 7º) e declaração de ausência (CC art. 22 a 39) A morte presumida.
Profª. Drª. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área de Direito Civil pela PUC/SP. Professora Titular de.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Audiência de Conciliação ou Mediação. 1. Introdução Audiências procedimento comum Audiência preliminar (art. 334) Audiência de saneamento (art. 357, §
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

Ação de Divórcio Consensual (art. 226, § 6º, CF c/c art Ação de Divórcio Consensual (art.226, § 6º, CF c/c art. 40, § 2º, Lei n. 6.515/77) Conceito de divórcio consensual: é o procedimento judicial ou administrativo que, por mútuo consentimento entre os cônjuges, extingue o casamento. OBS.: Atualmente não há mais a separação judicial prévia nem a comprovação de prévia separação de fato (vide § 6º do art. 226, da CF com a nova redação dada pela EC n. 66/10.) Base legal da exordial: arts. 282 e 283, CPC (com as adaptações de uma inicial no caso de procedimento de jurisdição voluntária) Procedimento: procedimento especial de jurisdição voluntária (art. 40, § 2º, Lei n. 6.515/77 c/c arts. 1.120 a 1.124, CPC) Foro competente: art. 100, I, CPC - Valor da causa: valor dos bens do casal ou, não havendo bens, valor estimativo, observado o princípio da razoabilidade.

Especificidades da Petição Inicial para o Divórcio Consensual (arts Especificidades da Petição Inicial para o Divórcio Consensual (arts. 1120 e 1121 do CPC, com as adaptações necessárias para o divórcio) Não há autor, nem réu, mas requerentes. Os requerentes assinam a exordial junto com seus advogados. Os requerentes podem se fazer representar por um só patrono (advogado). O juiz não julga a lide, mas homologa os pedidos e requerimentos feitos na inicial.

Questão João Maria e Maria João se conheceram em janeiro de 2008 em São Paulo e, após breve namoro, se casaram no Primeiro Registro Cível de Santo André. Dessa união não adveio prole e, tampouco, a constituição de bens. Em abril de 2013, entretanto, o casal resolveu se divorciar amigavelmente. Ambos trabalham e dispensam alimentos recíprocos. Embora ainda residam na mesma residência, em São Caetano do Sul, João já está procurando outro local para morar. Como advogado de Maria e de João, promova a ação adequada para o caso.

Modelo EXMO... REQUERENTES (qualif.), por seu advogado (qualif.), vêm, respeitosamente, à presença de V.Exa., propor........ pelos motivos....: Fatos (causa remota e próxima, momento para mencionar a prole e os bens, em havendo + juntada de docs.) Do Direito (demonstrar o direito dos requerentes, inclusive sobre os alimentos, se não forem dispensados, e o nome dos cônjuges) Do Pedido a) homologação do divórcio, com a consequente dissolução do casamento. b) Ofício ao Registro Cível de... para a averbação do presente feito (detalhar) d) Lei n. 1.060/50 e) Intimação do MP f) Provas Valor da causa... Termos em que...