Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Advertisements

UADSON ULISSES MARQUES MARTINS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Avaliação do Plano Plurianual
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS uma ferramenta de gestão pública
FCC/ Analista Judiciário do TRT 9ª Região
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
Plano de Trabalho pouco detalhado;
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Licitações.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Licitações e Contratos Emerson César da Silva Gomes
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Falhas freqüentes e como preveni-las TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Roraima Admilton.
Licitações e Contratos Administrativos
Licitações e Contratos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Apresentador: José Djailson F. de Barros
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo Santos Wolmer Analista.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO

Licitação.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
TERMOS ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Direito Administrativo II Licitações
GRP – Gestão de Recursos Públicos do Acre
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
1 INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA REALIZAÇÃO DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE Lei Estadual /06 e Lei n.º 8.666/93 e sua alterações Alunos: Altevir Carlos.
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
Registro de Preços.
Atividades e atos administrativos
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Sistema de Controle Interno - SCI
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Atividades e atos administrativos Aula 18 Contratos administrativos.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Direito administrativo
Licitação Lei 8.666/93.
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) TRANSPORTE ESCOLAR.
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) PERÍCIA CONTÁBIL.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo na Paraíba João Walraven Júnior Analista de Controle.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Transcrição da apresentação:

Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 1) Fracionamento da despesa vedação legal: art. 23,§ 5º da Lei 8.666/93

O que é Fracionamento da despesa? É dividir a despesa para adoção de dispensa de licitação ou modalidade de licitação de menor valor.

Posição do TCU Acórdão 79/2000-Plenário Adote o sistemático planejamento de suas compras, evitando o desnecessário fracionamento na aquisição de produtos de uma mesma natureza e possibilitando a utilização da correta modalidade de licitação, nos termos do art. 15, § 7º, II da Lei 8.666/93

Posição do TCU Acórdão 76/2000-2a. Câmara Atente para o fato de que, atingido o limite legalmente fixado para dispensa de licitação, as demais contratações para serviços da mesma natureza deverão observar a obrigatoriedade da realização de certame licitatório, evitando a ocorrência de fracionamento da despesa.

Sugestões para correção Observar o princípio da anualidade do orçamento. Planejar as despesas para todo o exercício financeiro a fim de estabelecer a modalidade de licitação adequada.

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 2) Adjudicação de licitação na modalidade convite com menos de três propostas válidas vedação legal: art. 22,§ 7º da Lei 8.666/93

Por que no mínimo três propostas válidas? Para evitar direcionamento a fornecedores específicos Para escolher melhor proposta Para evitar participação de licitantes somente para completar o número legal

Posição do TCU Decisão 472/1999-Plenário Não se deve adjudicar licitação na modalidade convite com menos de três propostas válidas por item licitado, para não ferir o disposto no art. 22, § 7º, da Lei 8.666/93

Posição do TCU Decisão 1102/2001-Plenário Ao realizar licitação na modalidade convite, deve-se proceder à repetição do certame sempre que não for atingido o número mínimo de três propostas válidas, consoante o disposto nos §§ 3º e 7º, do art. 22 da Lei 8.666/93

Sugestões para correção Verificar se as propostas estão de acordo com o estabelecido na carta-convite. Convidar interessados do ramo do objeto do convite em número superior a três Revezar os convites para utilizar todos os fornecedores cadastrados

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 3) Modificações no edital após sua publicação, sem que seja dada nova publicidade vedação legal: art. 21,§ 4º da Lei 8.666/93

Por que publicar novamente o edital? Para que todos os interessados tenham a possibilidade de conhecer a alteração e participar do processo licitatório em igualdade de condições com os demais.

Posição do TCU Acórdão 444/2000-Plenário Deve ser promovida a reabertura dos prazos inicialmente previstos, nos casos de alterações no edital, conforme disposto no § 4º, do art. 21 da Lei 8.666/93, com expressa justificativa quando o caso assim requerer.

Posição do TCU Acórdão 783/2000-Plenário Deve ser observado o prescrito no art. 2º, § 4º, da Lei 8.666/93, no que se refere à reabertura do prazo inicialmente estabelecido e à divulgação da retificação pelos mesmos meios utilizados para a publicação do texto original, quando houver modificação no edital que afete a formulação das propostas.

Sugestões para correção Publicar o extrato do edital alterado nos mesmos meios de publicidade do inicial A publicação é dispensável quando a alteração, inquestionavelmente, não influenciar a preparação dos documentos e elaboração de propostas. Revisar o edital inicial antes de publicá-lo para corrigir as falhas

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 4) Pagamento Antecipado vedação legal: art. 63 da Lei 4.320/64.

O que é Pagamento Antecipado? É o pagamento feito antes da liquidação da despesa. Liquidar a despesa é verificar se o objeto contratado foi cumprido pelo fornecedor/prestador

Posição do TCU Decisão 472/1999-Plenário A administração deve abster-se de fazer pagamento, sem a prévia liquidação da despesa, por ferir o disposto no art. 63 da Lei 4.320/64.

Posição do TCU Decisão 653/1996-Plenário Deve ser exigida a atestação, nos comprovantes de pagamentos efetuados, do recebimento dos materiais ou serviços.

Sugestões para correção Orientar servidores para fazer a correta liquidação da despesa, após o recebimento das compras, dos serviços e das obras Atestar a liquidação da despesa (identificação funcional do servidor e data) Não efetuar pagamento antes de atestada a despesa

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 5) Prorrogação de Contrato após o término de sua vigência vedação legal: art. 65 da Lei 8.666/93.

Por que o termo Aditivo não pode ser firmado após o prazo final do contrato? Extinto o contrato pelo decurso de prazo, não há amparo legal para sua prorrogação.

Posição do TCU Acórdão 1247/2003-Plenário Não deve ser celebrado termo aditivo de contrato, cujo prazo de vigência tenha expirado, por ausência de previsão legal, observando-se o disposto no art. 65 da Lei 8.666/93.

Posição do TCU Decisão 451/2000-Plenário Não se deve prorrogar contratos após o encerramento de sua vigência, uma vez que tal procedimento é absolutamente nulo.

Sugestões para correção Planejar de forma técnica o tempo de execução de projetos e atividades Atentar para os prazos finais dos contratos.

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 6) Estabelecimento de cláusula contratual em desacordo com as condições definidas em edital. Vedação legal: Art. 41 da Lei de Licitações.

Sugestões para correção Ater-se ao estabelecido no edital, de acordo com o que determina o artigo 41: A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 7) Ausência de verificação de conformidade de preços cotados pelos licitantes e os praticados no mercado. Previsão legal: art. 43, inciso IV, da Lei de Licitações.

Sugestões para correção Adotar os procedimentos previstos nos dispositivos legais retromencionados.

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 8) Inexistência de cláusulas contratuais exigidas pelo art. 55, da Lei de Licitações.

Sugestões para correção Atentar para o contido no referido art. 55, quanto à inclusão das cláusulas obrigatórias.

Licitações e Contratos Principais falhas e irregularidades 9) Não-designação de servidor para acompanhar e fiscalizar o contrato. Exigência legal: art. 67 da Lei 8.666/93

Sugestões para correção Cumprir estritamente o que exige o dispositivo legal supracitado.

Tribunal de Contas da União Rua Cândido Mendes, 501 - Centro MACAPÁ/AP