Concorrência e Inovação

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Transcrição da apresentação:

Concorrência e Inovação Apostila 10 Disciplina: Economia Industrial Curso: Ciências Econômicas PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência na Teoria Econômica Economia clássica e neoclássica: enfoques de concorrência Teoria shumpeteriana: Teoria da Concorrência PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência na Teoria Econômica Enfoque clássico (Smith, Ricardo) da concorrência: concorrência como mecanismo de mobilidade dos capitais, determinando a eliminação de diferenciais de lucro inter-setoriais PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência na Teoria Econômica Enfoque Marxista da concorrência: preservação do enfoque clássico da concorrência como mecanismo de eliminação de diferenciais de lucro intersetoriais concorrência como mecanismo de manifestação das leis de movimento dos capitais e como pressuposto para a teoria do valor e do capital PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência na Teoria Econômica Enfoque Marxista da concorrência: Concorrência como mecanismo indutor do progresso técnico (enfoque endógeno da mudança tecnológica e da inovação) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência na Teoria Econômica Enfoque neoclássico da concorrência: Concorrência como mecanismo que, através da eliminação de diferenciais de lucro intersetoriais, permite a obtenção de eficiência alocativa, em que o preço se iguala ao custo marginal A concorrência equivale a uma situação de atomismo, em que as empresas são tomadoras de preço e não há rivalidade e comportamento estratégico PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência e Inovação no Enfoque Shumpeteriano Visão dinâmica e evolucionária do funcionamento da economia capitalista A economia capitalista vista como um processo permanente de introdução e difusão de inovações PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência e Inovação no Enfoque Shumpeteriano Inovações ou mudanças: produto, processo de produção, design, forma organizacional, distribuição, mercados PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência e Inovação no Enfoque Shumpeteriano Inovação: resultado da busca constante de lucros extraordinários, propiciada por vantagens competitivas distintas dos concorrentes (em aspectos produtivos e mercadológicos) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência e Inovação no Enfoque Shumpeteriano A diferenciação corresponde a uma posição competitiva da empresa, a qual é alcançada através de estratégias deliberadas PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência e Inovação no Enfoque Shumpeteriano No enfoque shumpeteriano, a concorrência não é o oposto de monopólio; a concorrência busca inovações que produzirão condições de monopólio (ainda que temporário) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Concorrência e Inovação no Enfoque Shumpeteriano Os retornos crescentes à escala tendem a consolidar vantagens monopolísticas (no contexto da concorrência shumpeteriana) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

O ciclo da concorrência e inovação VANTAGEM COMPETITIVA TEMPORÁRIA A visão é ligada ao enfoque shumpeteriano. Dinamismo capitalista associado à inovação. LUCROS E/OU PARTICIPAÇÃO DE MERCADO EXTRAORDINÁRIOS (E TEMPORÁRIOS) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS INOVAÇÃO Diferenciação de produto (bens ou serviços) Modificações no design Promoção e imagem associada Novos produtos Novos processos internos Novos serviços complementares - Modificações no design relativas a aspectos de forma e aparência externa - Já a diferenciação de produto envolve um processo mais amplo de possibilidades, de acordo com a vocação da indústria para a diferenciação PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS O ciclo da concorrência e inovação Concorrência ativa: produz assimetria através da inovação Concorrência reativa: reduz assimetria através da imitação Questão a ser proposta: - Do que depende o ganho de rentabilidade produzido pela inovação? Depende da sustentabilidade: impacto da inovação, barreira à imitação. Objetivo: vantagem competitiva sustentável. A vantagem competitiva maior seria a própria capacidade de "produzir" continuamente inovação com enfoque estratégico ou planejado. E depende da relação custo e receita adicional. - Perguntar sobre exemplos de inovações que foram facilmente diluídas pela imitação e outras que foram mais sustentáveis (em termos de impacto sobre particiapação no mercado) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

LUCROS EXTRAORDINÁRIOS CONCORRÊNCIA ATIVA INOVAÇÃO VANTAGEM TEMPORÁRIA LUCROS EXTRAORDINÁRIOS CONCORRÊNCIA REATIVA ENTRADA OU IMITAÇÃO REDUÇÃO DA TAXA DE LUCRO PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Competindo via inovação ou competindo via preços Em muitos setores importantes da economia, a competição é mais baseada em inovação do que em preços PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Competindo via inovação ou competindo via preços “ Na realidade capitalista, diferentemente dos livros-textos, não é a competição de preços a que mais conta, mas a competição do novo produto, do novo processo, da nova tecnologia....” PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Competindo via inovação ou competindo via preços “ ... competição esta que propicia uma vantagem de custo ou de qualidade que atinge não a margem dos lucros ou da produção das empresas existentes, mas os seus alicerces e sua própria existência.” (Joseph Shumpeter, 1947) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano Em oposição à análise de equilíbrio, propõe-se a premissa de path-dependence num contexto de processo evolutivo, em que a trajetória a partir da concorrência não possui um estado final conhecido. PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano A concorrência, como processo evolutivo, conduz ao surgimento permanente e endógeno da diversidade (as diferenças, mais do que sua eliminação, são o resultado do processo de concorrência). PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano A concorrência se apresenta em mais de uma forma, sendo a concorrência via preços apenas uma delas, ao lado da concorrência por diferenciação de produto, novos produtos, novos métodos de comercialização etc. PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano Os fatores microeconômicos são caracterizados por diversidade estratégica e por variedade tecnológica (ao invés de qualidades e comportamentos padronizados) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano Os fatores microeconômicos são caracterizados por diversidade estratégica e por variedade tecnológica (ao invés de qualidades e comportamentos homogêneos) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano A empresa é a unidade de análise da concorrência: unidade de decisão e de apropriação dos ganhos; o mercado é o locus da concorrência. PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano As condições setoriais e sistêmicas são importantes para definir o processo de concorrência (efeitos setoriais, efeitos de externalidades, efeitos de políticas) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano Há uma relação de dupla direcionalidade entre estrutura de mercado e estratégia competitiva (conduta): a estrutura de mercado é endógena, podendo ser significativamente influenciada pela conduta estratégica das empresas PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano A concorrência é um processo de interação de empresas voltado à geração e apropriação de lucros (não é um conjunto de “condições”, como no caso do enfoque neoclássico) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano No enfoque shumpeteriano, não faz sentido a noção de lucros normais (e a própria noção de taxa de lucro deve ser qualificada, pois o lucro de um esforço concorrencial bem sucedido não guarda relação com o capital aplicado PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

Aspectos Metodológicos do Enfoque Shumpeteriano Enfoque evolucionário: Empresa: agente na busca da inovação Mercado: ambiente de seleção Resultado desta interação: trajetória da indústria e da tecnologia Competitividade: atributo da concorrência Competitividade: resultado da construção de ambiente competitivo (setorial e sistêmico) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS Efeitos da inovação A inovação é ao mesmo tempo uma arma essencial na competição entre as empresas e um meio para o crescimento econômico e o progresso da humanidade. PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS Efeitos da inovação “ A burguesia (i. e., o capitalismo) não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção... A conservação dos antigos modos de produção em formas inalteradas era, ao contrário, a primeira condição de existência para todas as anteriores classes industriais... PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS Efeitos da inovação ...A burguesia, durante o seu predomínio em escassos cem anos, criou mais forças produtivas colossais e massivas do que todas as gerações precedentes em conjunto.” (Karl Marx e Friedrich Engels, 1847) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS

PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS Efeitos da inovação “ ....o que mais diferencia a economia capitalista típica de todas as outras formas de sistema econômico são as pressões das forças de livre-mercado que obrigam as empresas a um contínuo processo de inovação”. (William Baumol, 2002) PROF. HÉLIO HENKIN DECON/FCE/UFRGS