Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Administração Estratégica
O PLANO DE MARKETING.
CICLO DE VIDA.
Seleção de estratégias
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Consultoria Empresarial
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Administração Estratégica
Análise da Indústria e da Concorrência
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
O Processo Administrativo
(ameaças e oportunidades)
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
Estratégias do agronegócio
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Planejamento estratégico
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
Diagnóstico organizacional
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Administração Estratégica
Equipe de Gestão.
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégia Organizacional
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento e estratégia
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Processos Administrativos Aula 1
Estratégia de Operações
Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
CONTROLLER: Características
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)

Planejamento Estratégico Introdução à Administração OBJETIVOS: Definir estratégia e planejamento estratégico. Explicar como a organização pode fazer o diagnóstico de seus pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades do ambiente. Explicar quais são os componentes de um plano estratégico e como prepará-lo.

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.2 Planejamento estratégico é um processo de organizar idéias a respeito do futuro. Missão, vocação, valores da organização Ameaças e oportunidades do ambiente externo Pontos fortes e pontos fracos dos sistemas internos Desempenho da organização Processo de planejamento estratégico Processos mentais, competências e interesses dos planejadores

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.4 Processo de planejamento estratégico. Análise da situação estratégica Análise de pontos fortes e fracos Análise do ambiente externo Definição de objetivos e estratégias Estratégias funcionais e operacionais FEEDBACK E REINÍCIO DO CICLO Execução e avaliação

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.5 Componentes da análise da situação estratégica. Missão atual Desempenho Estratégia vigente Vantagens competitivas Análise da situação estratégica

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.6 A participação dos clientes no faturamento é uma das bases do planejamento estratégico. Clientes do Japão Clientes do Brasil Clientes de outros países Clientes da Inglaterra Clientes da França Clientes dos Estados Unidos Clientes do Canadá 18% 13% 10% 7% 4% 21% 27%

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.7 A participação dos produtos nas vendas (ou dos serviços nas diversas áreas de atuação) indica dos clientes no faturamento é uma das bases do planejamento estratégico. 61% 10% 14% 15% Alimentos Higiene pessoal Limpeza doméstica Outros

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.8 A participação no mercado mostra o declínio ou crescimento dos diversos concorrentes e as preferências do consumidor. Nós Companhia B Companhia C Companhia D Companhia E Outros 57% 13% 11% 9% 6% 3%

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.9 Principais focos da análise do ambiente externo. COMPONENTES DA ANÁLISE AMBIENTAL Ramo de negócios Mudanças tecnológicas Ação e controle do governo Conjuntura econômica Tendências sociais

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.10 Alguns tipos específicos de pontos fracos que podem ocorrer nas áreas funcionais. PRODUÇÃO - OPERAÇÕES Arranjo físico, seqüência das operações, métodos de trabalho. Idade e limpeza das máquinas, equipamento e instalações. Flexibilidade dos recursos produtivos. Arranjo físico, seqüência das operações, métodos de trabalho. Idade e limpeza das máquinas, equipamento e instalações. Flexibilidade dos recursos produtivos. MARKETING E VENDAS Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisa e marketing, experiência com o mercado. Desempenho no lançamento de produtos. Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisa e marketing, experiência com o mercado. Desempenho no lançamento de produtos. RECURSOS HUMANOS Existência de um departamento de recursos humanos. Políticas de administração de recursos humanos. Existência de um departamento de recursos humanos. Políticas de administração de recursos humanos. FINANCAS Fluxo de caixa. Liquidez. Solvência. Retorno sobre o investimento. Fluxo de caixa. Liquidez. Solvência. Retorno sobre o investimento.

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.11 Elementos básicos de um plano estratégico. OBJETIVOS PLANO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA MISSÃO

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.13 As principais estratégias das organizações, segundo diversos autores. Eliminação de desperdícios Busca de novas oportunidades Permanência no mesmo mercado Crescimento Redução de despesas Estabilidade Incapacidade de fazer ajustes Atuação em dois tipos de mercados Busca de novas oportunidades Permanência no mesmo mercado Prospecção Análise Reação Defesa Atuação em nichos de mercado Baixo custo e baixo preço do produto Identidade forte do produto Foco Liderança do custo Diferenciação Novos produtos em novos mercados Produtos novos em mercados tradicionais Produtos tradicionais em novos mercados Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Significado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação Penetração no mercado Estratégias Ansoff Autor Porter Miles & Snow Certo

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.14 Matriz de Ansoff. Penetração no mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação PRODUTOS MERCADOS Tradicionais Novos

Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.15 Formas de implementar o plano estratégico. Plano estratégico Planos funcionais Estrutura organizacional Políticas e procedimentos Planos de projetos Execução e avaliação