PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Venda pessoal O que é? Efetuar vendas e desenvolver relacionamentos com os clientes Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios.
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gerenciando o marketing
Gerência de Divulgação de Produtos
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
9 - Sistemas de Informação & Marketing
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A2
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A2
Promoção de Vendas.
Comunicação Integrada de MKT
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Marketing de Varejo.
Promovendo Sucesso!.
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Introdução ao Composto de Marketing
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Fundamentos de Marketing
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
Marketing Promocional
Marketing Promocional
 Objetivo – fim desejado;  Meta – é um objetivo especificado quanto a tempo e à intensidade de seu cumprimento.
PROMOÇÃO.
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Comunicação.
O que aprenderemos hoje
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Design Embalagem Rotulagem
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Atividades de uma agência de Comunicação
Capítulo 9 Promoção. Capítulo 9 Promoção Promoção O administrador de marketing conta com várias formas de se comunicar com o mercado: propaganda, venda.
MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
PROMOVENDO PRODUTOS. Introdução A decisão de compra é fruto da interação de três fatores: O que o comprador quer? O que ele sabe? Em quem ele acredita?
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Capítulo 19 Promoção de Vendas e Relações Públicas.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Estratégia de Marketing
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Capítulo 13 - Promoção de Vendas
NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa.
 “...refere-se ao uso estratégico, coordenado, de elementos promocionais para garantir o máximo de impacto persuasivo sobre os consumidores atuais e.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
ENCONTRO REGIONAL SP2 – CAMPINAS 1°
PROMOÇÃO DE VENDA$ SEMINÁRIO MIX DE COMUNICAÇÃO – 13/09/2011 Heitor PonceRA.: A0483D-0Jéssica CoelhoRA.: A33IIG-0Márcio AlvesRA.: Raoni CarneiroRA.:
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
Promoção de Vendas Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Transcrição da apresentação:

PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING

MERCHANDISING – SE ORIGINA DE “MERCHANDISE”, PALAVRA INGLESA QUE SE TRADUZ POR MERCADORIA. COMERCHANDISE – SIGNIFICA OPERAR MERCADORIAS, ADMINISTRAR MERCADORIAS, USAR MERCADORIAS PARA OPERAR SUA PRÓPRIA VENDA. TRATA DE OPERAÇÕES DESTINADAS A FAZER FLUIR OS BENS DE CONSUMO, ATRAVÉS DOS CANAIS DE MARKETING.

MERCHANDISING É O CONJUNTO DE TÉCNICAS RESPONSÁVEIS PELA INFORMAÇÃO E APRESENTAÇÃO DESTACADA DOS PRODUTOS NA LOJA, DE MANEIRA TAL QUE ACELERE SUA ROTATIVIDADE” BLESSA, R. “É TODA E QUALQUER INFLUÊNCIA, DESENHADA ESPECIFICAMENTE PARA SER EXECUTADA NO NÍVEL DE VAREJO E QUE SE DESTINA A INCENTIVAR AS VENDAS DE PRODUTOS DE CONSUMO” SILVA, J.C.

MERCHANDISNG “É O CONJUNTO DE TODOS OS MEIOS USADOS NAS LOJAS DE VAREJO COM O OBJETIVO DE DAR ÊNFASE A TODAS AS ATIVIDADES DO COMPLEXO MERCADOLÓGICO- EMBALAGEM, PREÇO, PROPAGANDA, COM O OBJETIVO DE AUMENTAR AS VENDAS AOS CONSUMIDORES”

ABORDAGEM CONCEITUAL DÉCADA DE 30: FORTALECIMENTO DO AUTO- SERVIÇO. A AUSENCIA DE BALCONISTAS LEVOU AS EMPRESAS A DAREM DESTAQUE DESEJÁVEL AOS SEUS PRODUTOS.

MERCHANDISING: É O CONJUNTO DE TODAS AS ATIVIDADES COMERCIAIS E ECONÔMICAS REALIZADAS NAS LOJAS COM O OBJETIVO DE FAZER COM QUE OS PRÓPRIOS PRODUTOS EXERÇAM AÇÕES DE VENDAS SOBRE OS CLIENTES DAS LOJAS” SILVA, J.C.

MERCHANDISING “É UM DOS ESFORÇOS MERCADOLÓGICOS NASCIDOS NO AUTO-SERVIÇO, COMO FORMA DE SUBSTITUIR A VENDA PESSOAL” SILVA, J.C.

Propaganda – Teoria, Técnica e Prática MERCHANDISING SERIA, PORTANTO A PREPARAÇÃO DA MERCADORIA PARA TORNÁ-LA ADEQUADA A NECESSIDADE DO CONSUMIDOR E AO SEU CAMINHAR PELOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO COMERCIAL. É O ESTUDO DO PRODUTO EM SI... SANT’ANA, Armando Propaganda – Teoria, Técnica e Prática

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION MERCHANDISING É A OPERAÇÃO DE PLANEJAMENTO NECESSÁRIA PARA SE PÔR NO MERCADO O PRODUTO CERTO, NO LUGAR CERTO, NO TEMPO CERTO, EM QUANTIDADE CERTA E PREÇO CERTO. AMERICAN MARKETING ASSOCIATION

MERCHANDISING É A VENDA SEM PALAVRAS, ISTO É, USANDO AS PRÓPRIAS EMBALAGENS, OS EXPOSITORES, OS EQUIPAMENTOS, O ESPAÇO DE VENDAS DAS LOJAS... É O CONJUNTO DE ATIVIDADES DE MKT E COMUNICAÇÃO DESTINADAS A IDENTIFICAR, CONTROLAR, AMBIENTAR E PROMOVER MARCAS, PRODUTOS E SERVIÇOS NOS PONTOS DE VENDA.

MERCHANDISING NOS EUA ATIVIDADE QUE ACOMPANHA TODO O CICLO DE LANÇAMENTO DE UM PRODUTO, SUA ADEQUAÇÃO AOS PDV’s (IMAGEM, EMBALAGEM, COMPRA, PREÇO, VOLUME, MATERIAIS PROMOCIONAIS), ATÉ O CONTROLE DE SUA PERFORMANCE MERCADOLÓGICA DIANTE DOS CONSUMIDORES.

MERCHANDISING NA TV “O MERCHANDISING APARECE TAMBÉM NA TELEVISÃO, EMBORA, EM NOSSA OPINIÃO, DE FORMA ERRADA, PORQUANTO LHE FALTA UM PONTO IMPORTANTE, OU SEJA, O ATO DA COMPRA POR IMPULSO” Joaquim Caldeira da Silva Merchandising no varejo de bens de consumo

MERCHANDISING EDITORIAL – TIE IN “QUANDO FALAMOS DE MERCHANDISING EDITORIAL , CUJO NOME USADO EM OUTROS PAÍSES É TIE-IN, FALAMOS DE APARIÇÕES SUTIS DE UM REFRIGERANTE NO BAR DA NOVELA, DA SANDÁLIA QUE A MOCINHA DA HISTÓRIA “SEM QUERER” QUASE ESFREGA NA TELA... NA LOGOMARCA ESTAMPADA VIRTUALMENTE NO MEIO DA QUADRA DE UM EVENTO ESPORTIVO, NUMA DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTO DENTRO DE UM PROGRAMA DE AUDITÓRIO” Regina Blessa Merchandising no ponto de venda

“ULTIMAMENTE OS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO TÊM SE UTILIZADO DO MERCHANDISING COM GRANDE SUCESSO, TANTO NA IMPRENSA COMO NA TV. É A PRESENÇA DE PRODUTOS QUE SÃO CONSUMIDOS PELOS ARTISTAS E PELO PÚBLICO TELESPECTADOR. É O CARTAZ QUE SURGE NUM CENÁRIO. SANT’ANA, Armando.

SEM TRADUÇÃO PARA NOSSA LINGUA, ESSA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO TEM SIDO CONFUNDIDA COM INÚMERAS AÇÕES MERCADOLÓGICAS E DE COMUNICAÇÃO. PARA VÁRIOS AUTORES E PROFISSIONAIS DE MKT, SEMPRE QUE O NOME DO PRODUTO OU ELE PRÓPRIO APARECE, DESDE QUE NÃO SEJA EM SITUAÇÃO ESPECÍFICA DE PROPAGANDA OU PUBLICIDADE, ESTÁ OCORRENDO MERCHANDISING. TALARICO, E.G. COSTA, Antonio R.

COM FINS ESPECÍFICOS DE ESTIMULAR A DECISÃO FINAL DE COMPRA. PREFERIMOS CONSIDERAR COMO MERCHANDISING PURO AS AÇÕES NO PONTO DE VENDA , QUE ENVOLVEM, OU NÃO, O PRODUTO, COM FINS ESPECÍFICOS DE ESTIMULAR A DECISÃO FINAL DE COMPRA.

MERCHANDISING VISUAL TÉCNICA DE TRABALHAR O AMBIENTE DO PONTO DE VENDA CRIANDO IDENTIDADE E PERSONIFICANDO DECORATIVAMENTE TODOS OS EQUIPAMENTOS QUE CIRCUNDAM OS PRODUTOS. USA O DESIGN, A ARQUITETURA E A DECORAÇÃO PARA... ACLIMATAR, MOTIVAR E INDUZIR OS CONSUMIDORES À COMPRA.

PROMOÇÃO DE VENDAS OBJETIVO ESPECÍFICO DE PROMOÇÃO COM OBJETIVO DE PROMOVER VENDAS. PROMOÇÕES QUE OFERECEM OFERTAS OU CONDIÇÕES ESPECIAIS DE VENDA, VISANDO UMA MAIOR ROTATIVIDADE DO SERVIÇO OU UM AUMENTO DA DEMANDA DE SERVIÇO. PROMOÇÃO DE VENDAS É FEITA POR TEMPO DETERMINADO. MERCHANDISING É CONSTANTE

MERCHANDISING x PROMOÇÃO DE VENDAS PROMOÇÃO DE VENDAS É FEITA POR TEMPO DETERMINADO. MERCHANDISING É CONSTANTE BLESSA, R AMBAS AS ATIVIDADES ATUAM NO PONTO-DE-VENDA, ENTRETANTO MERCHANDISING USA A PROMOÇÃO COMO O SEU MEIO PARA EFETIVAR SUA ESTRATÉGIA... SANT’ANA, Armando

EXEMPLOS DE PROMOÇÃO DE VENDAS QUINZENA DAS PANELAS – LEVE 3, PAGUE 2. SEMANA DA CRIANÇA – DESCONTOS DE 25% JUNTANDO 3 RÓTULOS DO PRODUTO, VOCÊ GANHA UM RELÓGIO.

TIPOS DE PROMOÇÃO DE VENDAS VALE BRINDE CONCURSOS/PREMIAÇÕES SORTEIOS BRINDE ANEXO AO PRODUTO BRINDE ENVIADO PELO CORREIO COLEÇÕES JUNTE E TROQUE ROLETAS E OUTROS PREMIADORES INSTANTÂNEOS CUPONS EMBALAGEM REUTILIZÁVEL (GELÉIA...) PREÇOS PROMOCIONAIS

OBJETIVOS COMUNS – MERCHANDISING E PROMOÇÃO DE VENDAS INDUZIR CONSUMIDORES À EXPERIMENTAÇÃO E À COMPRA INFLUENCIAR CONSUMIDORES ESTIMULANDO A FIDELIDADE A MARCA. AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO APRESENTAR INOVAÇÕES DIFERENCIAR UMA MARCA DE SEUS CONCORRENTES ELIMINAR ESTOQUES NOS PONTOS-DE-VENDA. PROMOVER ESTOQUE DO PRODUTO NO LAR GERAR TRAFEGO NAS LOJAS DAR INCENTIVO AOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO