Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Estudando com ProfªSimony
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
Marketing: Introdução
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Formas de Planejamento
Gestão do Conhecimento na prática
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Estratégias do agronegócio
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Metodologia para Elaboração de Problema.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Gestão por Competências
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Trabalho de Conclusão do Curso
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Estruturas Organizacionais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Introdução ao Serviço Social
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
Interfaces entre Avaliação, Regulação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior do Brasil Agenor Manoel de Carvalho Co-Autoria: Prof.ª Doutora Maria de.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Dissertação apresentada em 29/07/2002, para obtenção do grau de Mestre em Administração, área de concentração em Recursos Humanos por ATHAYDE F. BAGANHA Banca Examinadora Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador Prof. Dr.

Duas questões básicas foram formuladas, a saber: O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Justificativa Qualificação docente, uma vez que o autor é professor dos Cursos de Administração da FESP e PUCPR Definição e delimitação do problema Duas questões básicas foram formuladas, a saber: a força do emprego de Marketing está significativamente associada ao desempenho da instituição de ensino considerada; As instituições de ensino que aplicam Marketing de forma organizada e planejada têm melhor desempenho do que aquelas que não aplicam as ferramentas.

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Objetivos da Pesquisa DIAGNOSTICAR se a ferramentas de marketing estão sendo aplicadas pelas Instituições de Ensino Superior na região de Curitiba. ANALISAR a importância da aplicação dos recursos de Marketing Educacional. IDENTIFICAR por que as Instituições de Ensino não utilizam as ferramentas de Marketing, e se as IES possuem na sua estrutura organizacional o Departamento de Marketing.

DISCUTIR a aplicação das ferramentas de marketing pelas IES O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Objetivo do Pesquisador DISCUTIR a aplicação das ferramentas de marketing pelas IES Metodologia qualitativa (revisão bibliográfica) quantitativa (censitária, através de dados secundários obtidos em pesquisa de campo)

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Hipótese 1 É necessário, na ação administrativa de qualquer Instituição de ensino, a aplicação dos princípios de Marketing, por meio de estratégias diversificadas, para obter junto ao público-alvo o reconhecimento como uma organização moderna, participativa, atuante e eficiente. Hipótese 2 Nem todas as instituições de ensino consideradas possuem departamento de Marketing; em conseqüência essas instituições encontram-se em maior ou menor dificuldade para oferecer um serviço que satisfaça seus clientes.

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Hipótese 3 A aplicação do Marketing é indispensável, contudo sua aplicação ocorre de maneira deficiente pelas instituições, agravando o problema da prestação satisfatória dos seus serviços.

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba REFERENCIAL TEÓRICO Marketing estratégico para instituições educacionais. KOTLER, Philip; FOX, Karen F. Planejamento estratégico: uma renovação na gestão das instituições universitárias. Artigo de MEYER, Victor, da UFSC. Sugestões para o aperfeiçoamento de uma organização universitária. DEMETERCO, Aramis. Dissertação de mestrado, PUCPR Marketing para instituciones educativas MANES, Juan Manuel - Barcelona-ES

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba REFERENCIAL TEÓRICO - Na Sociedade do Conhecimento o desenvolvimento da estratégia informação permite numa rapidez a identificação das necessidades e desejos da comunidade; - As Instituições de Ensino Superior (IES), entendidas como empresas prestadoras de serviços, dotadas de características próprias, devem apoiar-se nas ferramentas oferecidas pela moderna administração; - Com o crescente aumento das IES no mercado surgem os problemas relacionados com os aumento de vagas, custos e incertezas das condições futuras; - O Marketing é uma função gerencial que oferece as ferramentas e estruturas necessárias para minimizar essa problemática.

O MARKETING E AS INSTITUIÇÕES O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba O MARKETING E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A ORGANIZAÇÃO E A NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO AS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS O MARKETING E AS IES PLANEJAMENTO DE MARKETING PESQUISA ANÁLISE CONCLUSÕES RECOMENDAÇÕES

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba A ORGANIZAÇÃO E A NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO ORGANIZAÇÕES São unidades sociais orientadas para a consecução de objetivos comuns UNIDADES SOCIAIS São sistemas dinâmicos nos quais se desenvolvem processos produtivos para que os objetivos sejam atingidos SISTEMAS São um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação

Representam a realização dos objetivos do sistema O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba IES SISTEMAS ABERTOS PRODUTOS Representam a realização dos objetivos do sistema São as transformações que o processo de educação produz na personalidade do educando Capacidades acadêmicas - Atitudes - Carreiras Escolhas educacionais - Aspirações Comportamentos de cidadania Valores morais e éticos

AS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba AS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS São um organismo socialmente constituído que reproduz a sociedade na qual está inserida AMBIGÜIDADE DE OBJETIVOS CLIENTELA ESPECIAL AUSÊNCIA DE PADRÕES DE PERFORMANCE TECNOLOGIA PROBLEMÁTICA VULNERABILIDADE AO AMBIENTE CARACTERÍSTICAS ESTRUTUTURA FRAGMENTADA PROFISSIONALISMO NATUREZA POLÍTICA DAS DECISÕES

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba O MARKETING E AS IES “Alguém disse: nascemos e morremos com marketing” A relação entre a instituição e o aluno deve ser considerada uma relação permanente e subjetiva de troca Satisfazer as necessidades, desejos e expectativas de um público específico: o aluno Objetivo O Marketing, como atividade central das instituições modernas, oferece as ferramentas para isso

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba ARENA DE MARKETING Macroambiente Ambiente Competitivo Ambiente Público Mcroambiente Ambiente de Mercado Ambiente Interno Instituição Educacional

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Fundações Comunidade local Ex-alunos Órgãos governamentais Comunidades empresariais Público geral Mídia de massa IES E SEUS PÚBLICOS Estudantes potenciais Fornecedores Concorrentes Alunos matriculados Órgãos fiscalizadores Conselho Universitário Administração Funcionários Corpo docente Pais de alunos

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING É o planejamento global da instituição para responder seus mercados e oportunidades Níveis Institucionais Tático Operacional

ETAPAS DE PLANEJAMENTO O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba ETAPAS DE PLANEJAMENTO Análise ambiental Formulação da Estratégia Missão Metas Objetivos Projeto de sistemas Projeto de Sistemas Projeto Organizacional Análise de recursos

O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba PROCESSO DE CONTROLE Estabelecimento de metas Mensuração do desempenho Diagnóstico do desempenho Ação corretiva O que atingir? O que está ocorrendo? Por que está ocorrendo? Que devemos fazer?

AUDITORIA DE MARKETING O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba AUDITORIA DE MARKETING HISTÓRICA CULTURAL CURRÍCULOS PROGRAMAS AMBIENTE ANÁLISE DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO PLANEJAMENTO PREÇO ESTRATÉGIA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO