ESTRATÉGIAS DE PROPAGANDA E

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Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE PROPAGANDA E COMUNICAÇÃO

Planejamento em Comunicação 1º Parte – Estruturação / Coleta de informações - Pesquisa de Marketing - Mix de Marketing - Comunicação - Mensagem - Mídia - Propaganda - Convergência

Pesquisa quantitativa Pesquisa de Marketing Instrumento que liga o consumidor e o varejo ao profissional de MKT através de informações. Essas informaçõe são utilizadas para identificar e definir oportunidades, refinar e avaliar as atividades, monitorar desempenho e conhecer melhor o mercado, o consumidor e a percepção sobre seus produtos. Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa Pesquisa volumétrica Focus-group Elasticidade/preço PROCESSO DE PESQUISA Definição objetivos Desenvolvimento plano de pesquisa Coleta de dados Interpretação e análise dos resultados

Pesquisa de Marketing OBJETIVO AMOSTRAS TIPOS DE PESQUISA Identidade da marca, preço, aceitação produto, teste conceito, consumer insight (comportamento, hábitos, aspirações ....) AMOSTRAS Amostra é um segmento da população selecionado para representar a populacão como um todo. TIPOS DE PESQUISA Observação – observação de pessoas, atividades, reações etc. Levantamento – perguntas diretas ao consumidor (telefone, pessoal, postal ...)‏ Experimentais – definição de variáveis que se quer testar (preço x introdução novo sanduíche, mercado teste, focus group etc)‏

4 P’s Mix de Marketing Produto Oferta Qualidade Design Marca Valor agregado Serviços Garantia Retorno Preço Oferta Negociação Valor percebido Condições de pgto Status 4 P’s Praça Canais Cobertura Estoque Gerenciamento de categoria Logística Promoção Propaganda Merchandising Material de PDV RP

COMUNICAÇÃO MIX DE PROMOÇÃO/ COMUNICAÇÃO Além de desenvolver produtos e colocá-los à disposição dos consumidores-alvo com preços corretos, os profissionais de MKT também precisam comunicar-se com eles. MIX DE PROMOÇÃO/ COMUNICAÇÃO PROPAGANDA RP PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Apresentação pessoal da força de vendas da empresa com o propósito de fazer negócios e estabelecer relações com os clientes. Desenvolvimento de boas relações com os vários públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável. Incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço.

PROCESSO DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ Emissor Mensagem Decodificação Codificação Receptor MÍDIA Ruído Resposta Feedback Emissor – a parte que emite a mensagem para outra parte (Cliente) Codificação – o processo de transformar o pensamento em forma simbólica (processo criativo)‏ Mensagem – conjunto de símbolos que o emissor transmite (propaganda)‏ Mídia – os veículos de comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor para o receptor (TV, jornal, Internet...)‏ Decodificação – processo pelo qual o receptor confere o sgnifcado aos símbolos transmitidos (interpretação do consumidor à comunicação recebida)‏ Resposta – reações do receptor ao ser exposto à mensagem (conhecer a marca, ligar para o anunciante, recomendá-lo....)‏ Feedback – a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor (vendas, ligações para o SAC, ad track...)‏ Ruído – distorção não planejada durante o processo de comunicação (mensagem não é captada da forma como foi concebida na codificação) Ex.: Brastemp Fonte: Adaptado de Elewmentos do Processo de Comunicação – Kotler, 1995.

PROCESSO DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ - IDENTIFICAÇÃO PÚBLICO-ALVO (a quem será dito)‏ - QUESTIONAMENTO SOBRE QUE RESPOSTA PRETENDE TER (qual o meu objetivo com a emissão da mensagem – institucional, teaser, varejo...)‏ - A FORMA COMO ESTA MENSAGEM SEGUIRÁ (propaganda, publicidade, RP..)‏ - O CANAL USADO PARA SEGUIR ESTA MENSAGEM (jornal, outdoor, eventos...)‏ A VERBA DISPONÍVEL Elaboração de um briefing Quanto mais completo e profundo for um briefing, mais subsídios a agência terá (dupla de criação, planejamento, mídia, profissional de imprensa etc.) para desenvolver uma comunicação mais pertinente, alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e, portanto, eficaz.

MENSAGEM Interesse Atenção Modelo AIDA Mensagem Desejo Ação O que dizer (conteúdo), como dizer logicamente (estrutura da mensagem)‏ e como dizer simbolicamente (forma da mensagem). Apelos racionais (benefícios)‏ Apelos emocionais (necessidades sociais, estima, auto-realização)‏ Apelos morais (responsabilidade social – ONG’s, fundação Boticário, consumo de energia)‏

MÍDIA Canal Pessoal Canal Impessoal + feedback + abrangência Duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente, face a face, por telefone ou pelo correio/e-mail. Canais de comunicação impessoal que incluem a mídia impressa, a mídia eletrônica, a mídia digital e as mídias alternativas. + feedback + abrangência

PROPAGANDA A propaganda objetiva alcançar potenciais consumidores com suas mensagens publicitárias. O mercado de propaganda em ambos os tipos de mídia é composto basicamente de 02 partes interdependentes: o veículo e o anunciante. Veículo TV - Record Revista - Veja Search engines – Google Sites de conteúdo - Globo Sites de anunciantes - Ponto Frio Anunciante Toda pessoa física ou jurídica que pretende anunciar um produto, serviço ou mensagem pagando por esta ação. A Internet é o único meio que proporciona que o anunciante também seja o veículo.

A EVOLUÇÃO DE UMA NOVA MÍDIA Tipicamente, novas mídias agregam novas possibilidades às mídias mais antigas e tradicionais. (Meeker, 1996)‏ Jornal Revista Rádio TV Internet Revista tem maior abrangência do que os jornais. Rádio permite mais agilidade, vivacidade e abrangência do que revistas. TV oferece som, imagem em movimento, emoção, maior variedade de programação. Internet agrega interatividade, volume de informações, alta segmentação e transação.

NA DIREÇÃO DA CONVERGÊNCIA Do ponto de vista dos publicitários e profissionais de marketing, uma nova mídia oferece necessariamente novas oportunidades de divulgação de suas mensagens. Objetivos da propaganda em diversas mídias. Fonte: Steve Goldberg, Microsoft Advertising Bureau Unit.