Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Criatividade nos negócios
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
MODELOS ORGANIZACIONAIS
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Cultura de Inovação.
INOVAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREEDENDORA
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Fundamentos da estrutura organizacional
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas

O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Instituição de Ensino São Francisco
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
REENGENHARIA.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Gestão Estratégica de Pessoas
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Uma onda de reorganizações
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
CAPÍTULO 3: AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Variáveis Básicas do D.O.
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
Modelo de estratégia de inovação
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
Do Que Vamos Falar... O que é inovação Fatores que estão presentes em organizações que inovam sistematicamente – Organizações Inovadoras Como estes fatores.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança Organizações Inovadoras M. Sc. Adm. Júlio Abrantes

Inovação: Está presente em várias dimensões da empresa; Não é apenas P&D e tecnologia; Não depende somente de processos formais ou de iniciativas da Direção; É resultado de uma cultura organizacional propícia.

O que é Inovação? Um Fenônemo dos Tempos Atuais Capacidade de mudar Capacidade de resposta Fenônemo Complexo Flexibilidade Vantagem competitiva Capacidade de Liderar o Mercado

Dinâmica Organizacional Organização Inovação Modelo de Gestão Capacidade de mudar Traços da Cultura Capacidade de resposta Interdependência Gestão de Pessoas Flexibilidade Identidade / Vínculo Comunicação Vantagem Competitiva Liderança Liderar o Mercado Valores

O Ambiente e suas Implicações Criação Desenvolvimento Implantação Estimulador Inibidor Ambiente Organizacional

Estratégias circunscritas Fatores para inovação Organizações Inovadoras Organizações sem ambiente propício a inovações Visão de Negócio Estratégias ousadas, identificando lacunas existentes no Mercado. Estratégias circunscritas Às regras e Regulamentações Do ambiente.

Fatores para inovação Organização Estruturas com forte Hierarquia. Mobilização para operação, Para o dia-a-dia. Estruturas simples com Autonomia. Capacidade de mobilização para inovar.

Fatores para inovação Liderança e Gestão Direção não é percebida Como referência, mas como Autoridade hierárquica. Não há Gestão da cultura. Gestores controlam. Líderes são exemplo e referência, geram a cultura e Cultivam comunicação Intensiva e extensiva.

Fatores para inovação Processo de Inovação Inovações geradas por alguns na liderança, sem Processo organizado. Inovações são inibidas, as pessoas são cobradas pela Operação. Há processos de Inovação Livres e debatidos. Inovações são estimuladas e Esperadas.

Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura) Fatores para inovação Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura) Interpretam fracasso, erro e risco como aprendizagem. Forte vínculo, identidade e afeto para com a Organização. Trabalham de forma repetitiva: evitam Fracasso / Erros / Risco. Baixo Vínculo; foco no Emprego.

Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura) Fatores para inovação Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura) Culturas fortes e coesas. Liberdade e autonomia – Inovar é um valor para todos. Baixa coesão: sub-culturas. As pessoas são ocupadas pela operação e pelo Dia-a-dia.

Fatores para inovação Valores que sustentam o Negócio Domínio Subjetivo Domínio Objetivo Valores que sustentam o Negócio Organizações Simples e com Autonomia Liberdade e Autonomia Como Valor Processo de Inovação Inovar como Valor Estratégias Ousadas Identidade com a Organização Capacidade de Mobilização Interpretação de fracasso, Erro e Risco Aprendizagem Cultura forte e Coesa Comunicação Intensiva /Extensiva Interpretação Positiva da Organização Interpretação Ativa do Ambiente Símbolos de Coesão Liderança Organização Fatores para inovação