AS 10 LINHAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto da Construção Civil
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
TO-12 - Ciclo de Vida das Organizações
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
A especificidade da gestão da escola.
Sistema de Informação Gerencial
O Relacionamento com os Fornecedores
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Planejamento Estratégico AULA 1 Janeiro/2011
Modelos Organizacionais de Mintzberg:
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
Abrangência do Planejamento
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
TIAL -Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Estruturas e Configurações
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Abordagem Contingencial da Administração
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.

Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Metodologia Científica
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Curso: AdministraçãoDisciplina: Estratégia EmpresarialProfessores: Cíntia / Rodrigo Escola Ambiental: A formação de Estratégia como um Processo Reativo.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
TOMADA DE DECISÃO Modelo Racional
Conceito Evolução Principais autores Características
OSM Organização, Sistemas e Métodos
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO II– MARKETING CULTURAL MÓDULO II– MARKETING CULTURAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
 Tecnologia está entrando em todas as áreas da gestão de pessoas:  encontrar o talento certo;  reter os melhores funcionários;  ajudar os seus funcionários.
Elaboração e Análise de Projetos
A ESCOLA DO DESIGN Professor(a): Débora Raquel Acadêmicos: Fabíola Passos Truppel Manuella Dagostim.
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE TRABALHO
Configurações Organizacionais
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Abordagem Contingencial da Administração
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
O desenvolvimento do adulto
Sobre os autor: Bruno Henrique Rocha Fernandes
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Escolas de estratégia.
Transcrição da apresentação:

AS 10 LINHAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO

AS 10 LINHAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO

AS 10 LINHAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola do Design Formação da Estratégia como um Processo de Concepção Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola do Design CONTEXTO 1: Junção de uma grande mudança para a organização que vem de um período de estabilidade operacional. CONTEXTO 2: Uma nova organização (período de concepção inicial de estratégia).

Escola do Planejamento Formação da Estratégia como um Processo Formal Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola do Planejamento Organizações que precisam programar formalmente suas estratégias até os níveis mais operacionais com fins de comunicação e controle. Contexto deve ser bastante estável (ou no mínimo previsível) e controlável pela organização.

Escola de Posicionamento Formação da Estratégia como um Processo Analítico Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola de Posicionamento Organizações que precisam estabelecer mais precisamente seus posicionamentos através de informações precisas para apoiar o processo geral de implementação de suas estratégias. Contexto para analise da estratégia deve ter suas condições suficientemente estabelecidas e estáveis para oferecer dados adequados para que possam ser estudados em um único centro de análise.

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Empreendedora Formação da Estratégia como um Processo Visionário Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Empreendedora 1- Nova Empresa 2- Organizações com Problemas 3- Pequenas Organizações 4- Produtor Local

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Cognitiva Formação da Estratégia como um Processo Mental Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Cognitiva Períodos de Formação da Estratégia: 1- Concepção Original 2- Reconcepção 3- Apego às estratégias existentes

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola de Aprendizado Formação da Estratégia como um Processo Emergente Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola de Aprendizado 1- Organizações Profissionais em ambientes complexos 2- Organizações onde não há autoridade central 3- Situações novas ou de descontinuidade inédita 4- Ampliações das alternativas estratégicas

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola de Poder Formação da Estratégia como um Processo de Negociação Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola de Poder 1- Períodos de mudanças importantes 2- Organizações Grandes e Maduras 3- Organizações de Experts, complexas e altamente descentralizadas (Universidades, Laboratórios, Empresas Cinematográficas) 4- Períodos de Bloqueio (de caráter principalmente relacionado ao poder) 5-Períodos de Incerteza

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Cultural Formação da Estratégia como um Processo Coletivo Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Cultural 1- Organizações “Missionárias” 2- Organizações Grandes e Estabelecidas 3- Períodos de Reforço 4- Períodos de Recomposição 5- Períodos de Revolução Cultural

Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Ambiental Formação da Estratégia como um Processo Reativo Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola Ambiental Durante o Estágio de Maturidade do Ciclo de Vida de uma Organização

Escola de Configuração Formação da Estratégia como um Processo de Transformação Configuração Organizacional (Estratégia + Estrutura + Cultura) Não existe contexto específico, todos os contextos são favoráveis. Contexto mais adequado para o uso do modelo estratégico baseado na Escola de Configuração Conf. Simples Burocracia Profissional Adhocracia Burocracia Mecanizada Forma Divisionada