MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias da Produção
Advertisements

Administração Estratégica
Análise das cinco forças de Porter
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Análise dos pontos fracos e fortes
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Administração Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Análise da Indústria e da Concorrência
Marketing Estratégico
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Maria Olívia de Souza Ramos
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Planejamento estratégico
Administração Contemporânea
PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Estratégia Corporativa
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Planejamento e estratégia
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Estratégia Organizacional
Diagnóstico Organizacional
Logística Integrada Engenharia de Produção
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Balanced Scorecard.
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégia Competitiva
Planejamento e Estratégia
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
BOA NOITE.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Disciplina: Direção Estratégica
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Modelos de Estratégias de Crescimento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Produto e desenvolvimento de novo produto
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Transcrição da apresentação:

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Curso de Pós Graduação em Engª Florestal Disciplina de Planejamento Estratégico Profº João Carlos Garzel da Silva MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC Cristiane, Maria Aparecida e Paulo Curitiba, Maio, 2007

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE INTRODUÇÃO O Planejamento estratégico de mercados num contexto “multi produtos” e “multi mercados” é um problema particularmente complexo. As organizações competindo serão numerosas assim como as estratégias para os seus produtos competitivos. A questão é: como as organizações deverão distribuir os seus recursos limitados entre os seus produtos com o objetivo de atingir o melhor desempenho possível?

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO Existem algumas formas de obter informação relevante sobre o portfólio da empresa e ao mesmo tempo, reduzindo a complexidade do problema a uma proporção mais gerenciável. A criação e interpretação desses painéis (para a empresa e seus competidores) é que formam a essência da análise de portfólio

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO A alocação de recursos entre o portfólio de produtos da empresa é difícil, complexo e envolve a ponderação de uma grande quantidade de informações internas e competitivas. A Análise de Portfólio trata deste problema através da análise das matrizes da empresa e seus competidores, outros dados e projeções de investimento.

OBJETIVOS DA ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE OBJETIVOS DA ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos; Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio; Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO Os gráficos de portfólio fornecem gerenciamento com checagem visual de relações estratégicas importantes, incluindo balanço de fluxo de caixa interno, e participação de mercado.

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ANÁLISE DE PORTFÓLIO Usuários de gráficos de portfólio reconhecem, entretanto, que essas técnicas, mesmo que necessárias e úteis, são em geral insuficientes para fazer as decisões de investimentos afetar a missão de um negócio. As limitações dessas técnicas resultaram no desenvolvimento de uma abordagem que pode ser chamada “Atratividade do Mercado-Posição da empresa”

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE MATRIZ GE / MCKINSEY Reconhecendo as limitações do Modelo BCG, nos anos 70 a empresa de Consultadoria McKinsey, conjuntamente com a empresa General Electric, apresentam propostas de enriquecimento e propõem integrar na formulação estratégica o Modelo designado McKinsey/GE

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE DEFINIÇÃO A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

COMPARAÇÃO ENTRE AS MATRIZES GE E BCG MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE COMPARAÇÃO ENTRE AS MATRIZES GE E BCG A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A "força competitiva" (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado" como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio. A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2.

VARIÁVEIS RELACIONADAS MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VARIÁVEIS RELACIONADAS Posição concorrencial da empresa num centro estratégico ou mercado, face à concorrência; Valor do Mercado (“Market Attractivenesse”)

POSIÇÃO CONCORRENCIAL MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE POSIÇÃO CONCORRENCIAL Deverá traduzir a capacidade da empresa para competir nos diferentes mercados. Esta capacidade passará por identificar e atribuir ponderação a fatores, como por exemplo: A quota de mercado da empresa; A taxa de rentabilidade relativa; A posição de custos; A capacidade tecnológica relativa; A escala de experiência; As margens.

VALOR DO MERCADO OU ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VALOR DO MERCADO OU ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA Depende cumulativamente do valor intrínseco do sector e do valor relativo do mercado para a empresa, e pode ser determinado através da ponderação de variáveis, tais como: Valor relativo do mercado para a empresa: Sinergia de distribuição com outras atividades Sinergia da produção Sinergia da imagem Valor intrínseco do setor: Dimensão do mercado Taxa de crescimento do mercado Rentabilidade média A intensidade competitiva

ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA MATRIZ GE MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA MATRIZ GE Especifique os fatores e suas dimensões. Determine o peso de cada fator. Marque as Unidades estratégicas de negócios em cada fator. Multiplique pesos e contagens para cada Unidade estratégica de negócios. Veja o gráfico resultante e interprete-o. Execute uma análise da revisão / sensibilidade.

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE BASE PARA MONTAGEM DA MATRIZ GE/MCKINSEY : ATRATIVIDADE DE MERCADO: PESO AVALIAÇÃO VALOR - TAMANHO DO MERCADO.............................................................0,10 4,0 0,40 - TX DE CRESCIMENTO MERCADO..............................................0,20 5,0 1,00 - INTENSIDADE COMPETITIVA.....................................................0,30 2,0 0,60 - EXIGÊNCIAS TECNOLÓGICAS....................................................0,20 4,0 0,80 - EXIGÊNCIAS DE ENERGIA...........................................................0,20 2,0 0,40 1,00 - 3,20 CAPACIDADE COMPETITIVA PESO AVALIAÇÃO VALOR - PARTICIPAÇÃO DE MERCADO......................................................0,20 4,0 0,80 - CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO.............................................0,15 2,0 0,30 - QUALIDADE DO PRODUTO.............................................................0,25 4,0 1,00 - REPUTAÇÃO DA MARCA.................................................................0,15 5,0 0,75 - DISTRIBUIÇÃO...................................................................................0,15 4,0 0,60 - CUSTOS UNITÁRIOS.........................................................................0,10 3,0 0,30 1,00 - 3,75

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE Matriz de atratividade da indústria versus força do negócio (McKinsey-GE) 3 2 1 Atratividade do setor / mercado Potencialidade do negócio / empresa Alta Média Baixa Baixa Média Alta Investir / Crescer Ganhar seletiva- mente Colher / retirar-se Tamanho Crescimento do Mercado Preço Diversificação do mercado Estrutura competitiva Lucratividade da Indústria Aspectos técnicos Aspectos sociais Aspectos ambientais Aspectos legais Aspectos humanos Crescimento Participação Posição Rentabilidade Margens Posição técnica Pontos fortes / Pontos fracos Imagem Pessoas Fonte: LOBATO, David Menezes et al. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro : FGV Editora, 2003. p. 80. (Ghemawat, 2000:25)

MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE Matriz de atratividade da indústria versus força do negócio (McKinsey-GE)

LIMITAÇÕES DA MATRIZ GE MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE LIMITAÇÕES DA MATRIZ GE A agregação dos indicadores é difícil. Os Core Competence (núcleo de competência) não respresentados. As interações entre as unidades de negócios não são consideradas.

APLICAÇÕES DA MATRIZ GE MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE APLICAÇÕES DA MATRIZ GE