Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor

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Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor Produtos industriais: Dirigido as organizações

Produto básico É a oferta final, sem benefícios ou adicionais. Representa o esforço de materialização do benefício central. O benefício central é aquele que um produto ou serviço se propõe a atender. Um automóvel simples representa o benefício central de transporte do consumidor.

Produto esperado Quando as ofertas se repetem no mercado, o consumidor passa a esperar determinado benefício. Quando alguém se hospeda em um hotel no Brasil, o consumidor espera ter o café da manhã incluído no preço da diária. O produto esperado deve ser oferecido pela empresa, se o mercado no qual ela atua tiver o costume de praticá-lo.

Produto ampliado Quando se adiciona benefícios aos produtos ou serviços, estes por sua vez, se tornam ampliados. Serviços adicionais Características novas Mudança de embalagem com uso adicional Uma nova marca Um produto básico pode ser ampliado através de novas características que deverão gerar novos benefícios

Produto diferenciado É aquele que apresenta características e benefícios que não são oferecidos pela concorrência. De certa forma, o produto diferenciado é um produto ampliado que não está sendo oferecido pela concorrência. Muitas organizações buscam proteção legal de marcas e patentes, que potencializará certa vantagem por um determinado período de tempo. O Viágra da Pfizer é um produto diferenciado

Classificação de produtos De consumo: dirigido ao cliente final. De conveniência: os clientes não estão dispostos a fazer esforços para comprá-los, e não percebem diferenças entre as ofertas. Compram nos locais mais próximos. De escolha: são aqueles em que os consumidores, antes de decidirem a compra prospectam a marca, modelo, preços e outros atributos. Uns autores chamam estes produtos de bens de compra comparada.

De especialidade: Os consumidores não aceitam substitutos De especialidade: Os consumidores não aceitam substitutos. Podem ser considerados a marca e ou, o profissional que presta o serviço. Roupas de grife, automóveis com atributos exclusivos. Não procurados: Não são procurados pelos clientes porque estes não conhecem os benefícios proporcionados, como seguro de vida. Industriais: São vendidos por fabricantes para comerciantes.