3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL

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Transcrição da apresentação:

3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL 1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL 2 - TRANSFORMAÇÃO 3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL

COPESUL NA AMÉRICA DO SUL VENEZUELA CAMAÇARI SÃO PAULO PÓLO PETROQUÍMICO TRIUNFO - RS MERCOSUL PÓLOS PETROQUÍMICOS BAHIA BLANCA

3 3 3 MONTENEGRO SÃO LEOPOLDO TRIUNFO CHARQUEADAS ESTEIO CANOAS PORTO ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CANAL HIDROVIÁRIO CIDADES ÁREA DO COMPLEXO BÁSICO OLEODUTO REFAP/COPESUL ESTRADAS ÁREA INDUSTRIAL - 3a GERAÇÃO PORTO ALEGRE CHARQUEADAS GUAÍBA

COPESUL ESTRUTURA DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA PETROQUÍMICA BÁSICA PETRÓLEO MATÉRIAS-PRIMAS REFINARIA NAFTA ETENO PROPENO BUTADIENO AROMÁTICOS COPESUL PETROQUÍMICA BÁSICA POLIETILENOS POLIPROPILENO PVC SBR 2ª GERAÇÃO PRODUTOS PLÁSTICOS PNEUS AGROQUÍMICOS INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO PÓLO PETROQUÍMICO DO SUL VESTUÁRIO TINTAS PAINÉIS PRODUTOS FINAIS AO CONSUMIDOR

PLANO DIRETOR - PÓLO PETROQUÍMICO DO SUL PETROQUÍMICA IPIRANGA MONTENEGRO PETROQUÍMICA OPP TRIUNFO OXITENO MONTENEGRO ACESSO A INNOVA* FERROVIA DSM VIA DE CONTORNO SICECORS Resíduos Sólidos WHITE MARTINS TERMINAL SANTA CLARA OPP POLIETILENOS PETROQUÍMICA TRIUNFO CEEE PARQUE COPESUL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PETROFLEX BR 386 - TABAÍ/CANOAS CANAL HIDROVIÁRIO DE ACESSO AO RIO JACUÍ FEPAM SITEL Efluentes Líquidos RIO CAÍ RIO JACUÍ NOVA SANTA RITA ACESSO A PORTO ALEGRE (*) EM INSTALAÇÃO

FATURAMENTO, MERCADO E RECURSOS HUMANOS 1. FATURAMENTO / EBIDTA FAT. 2002 = 3741 milhões de reais EBIDTA = 508 milhões de Reais 2. MERCADO Participação no mercado nacional: 40% Vendas : 86% Mercado interno 14% Exportações 3. RECURSOS HUMANOS Número de colaboradores: 915 Formação: 9,72 % I Grau Completo 68,31% - II Grau Completo 21,97% - Superior Completo

ATUAÇÃO COM DESEMPENHO E GESTÃO CLASSE MUNDIAL JANEIRO OHSAS 18001 2003 FASE 4 - LIDERANÇA NA REGIÃO DE ATUAÇÃO COM DESEMPENHO E GESTÃO CLASSE MUNDIAL (SCG) MAIO PRÊMIO INLAC MÉXICO JULHO DE 99 ESPECIFICAÇÃO DO ETENO - PLANTA 2 99 JANEIRO ISO 14001 98 OUTUBRO PNQ 97 97 FASE 3 - REDIRECIONAMENTO PARA BUSCA DE DESEMPENHO CLASSE MUNDIAL (REENGENHARIA) JULHO INÍCIO DA AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DEZEMBRO ISO 9002 96 95 MARÇO REENGENHARIA FEVEREIRO S.C.GESTÃO 94 93 MAIO PRIVATIZAÇÃO 92 FASE 2 - PRODUTIVIDADE, CONFIABILIDADE, “DESGARGALAMENTO” DAS UNIDADES DEZEMBRO ESPECIFICAÇÃO DO ETENO 76 82 FASE 1 - CONSOLIDAÇÃO DO III PÓLO PETROQUÍMICO JUNHO- FUNDAÇÃO DA EMPRESA

1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL 2 - TRANSFORMAÇÃO 3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL

AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE (1987 - 1992) OS DIAGNÓSTICOS MOSTRAVAM A BOA EVOLUÇÃO DA COPESUL, PORÉM AS EMPRESAS LÍDERES EVOLUÍAM MAIS RÁPIDO, ACENTUANDO O GAP. TEMPO SALTO EXPRESSIVO DESEMPENHO TRANSFORMAR A COPESUL NUMA EMPRESA DE CLASSE MUNDIAL Melhores Práticas COPESUL GAP OBJETIVO

DIRECIONADORES PARA A MUDANÇA - REENGENHARIA CLASSE MUNDIAL INCENTIVO AO APRENDIZADO CONTÍNUO FOCO NOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS AO NEGÓCIO DA EMPRESA ATENDIMENTO EQUILIBRADO DE ACIONISTAS, COLABORADORES, CLIENTES, FORNECEDORES E COMUNIDADE VISÃO SISTÊMICA TRABALHO EM TIMES C/ COLABORADORES MULTIHABILITADOS E POLIVALENTES INFORMAÇÃO ÁGIL E COMPARTILHADA FOCO NO CLIENTE E MERCADO INCENTIVO AO ALTO DESEMPENHO NORTE

BASE DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO - PROCESSOS A REENGENHARIA ORGANIZACIONAL CONTEMPLOU MUDANÇAS NOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS AO NEGÓCIO COPESUL, DE MODO QUE A SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS É PROCESSOS EFICIENTES E EFICAZES SUPORTADOS POR RECURSOS E ORGANIZAÇÃO ADEQUADOS. OBTIDA PELA PRÁTICA DE

MAIORES INVESTIMENTOS BASE DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO - CÍRCULO VIRTUOSO ATENDIMENTO EQUILIBRADO DAS PARTES INTERESSADAS (*) (*) Comunidade e fornecedores são atendidos como decorrência PESSOAL MOTIVADO E DEDICADO PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE CLIENTE SATISFEITO MAIOR FIDELIDADE DE CLIENTES CRESCIMENTO E MELHORES RESULTADOS MAIORES INVESTIMENTOS INVESTIMENTOS EM R.H. EMPREGADO SATISFEITO ACIONISTA

FASES E T A P S MACRO VISÃO DO PROJETO DE REENGENHARIA Desenho PRINCÍPIOS DIRECIONADORES E OBJETIVOS ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO PARTES INTERESSADAS COPESUL X MELHORES PRÁTICAS FUNCIONAIS PROCESSOS DO NEGÓCIO FASES E T A P S Diagnóstico 12/04 - 24/06 DESENHO DOS PROCESSOS ESCOLHIDOS (4) PRINCIPAIS PROBLEMAS E CAUSAS EQUIPES DE TRABALHO Desenho 28/06 - 06/08 MODELO DE NEGÓCIO PREPARAÇÃO PARA O REDESENHO BENCHMARKING DOS PROCESSOS / BENEFÍCIOS RECURSOS E VIABILIZADORES Redesenho 09/08 - 29/10 PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO UNIDADES INFRAESTRUTURA PILOTO E DEMAIS PROJETOS/ MODELO ORGANIZACIONAL REDESENHO DEMAIS PROCESSOS Implantação 03/11 - 1993

PROCESSOS FUNDAMENTAIS PARTES INTERESSADAS PROCESSOS DE APOIO OITO PROCESSOS FORAM REDESENHADOS, ENGLOBANDO TODAS AS OPERAÇÕES DA EMPRESA PROCESSOS FUNDAMENTAIS PARTES INTERESSADAS PROCESSOS OPERACIONAIS PRODUZIR PRODUTOS ACIONISTA/CLIENTE COMERCIALIZAÇÃO ACIONISTA/CLIENTE PROCESSOS DE APOIO PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO GERENCIAMENTO DO NEGÓCIO TODAS GERENCIAMENTO DE ATIVOS ACIONISTA/FORNECEDOR DESENVOLVIMENTO DE R.H. COLABORADOR ATEND. ÀS REGULAMENTAÇÕES TODAS COMUNICAÇÃO TODAS 14

ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO GARANTIR CONTINUIDADE OPERACIONAL DA EMPRESA IMPLEMENTAR POR PROJETOS Unidade Piloto como efeito demonstração Demais Unidades Projetos suportes Tecnologia de informação Processo Recursos Humanos Sistema de custos Otimização da relação com os fornecedores Programa COPESUL de qualidade e produtividade

IMPLANTAÇÃO - PRINCIPAIS MUDANÇAS Gestão colegiada Ênfase no comportamento em relação ao perfil técnico Compartilhamento de decisões pelos colaboradores com participação efetiva Reduzidos os níveis hierarquicos de 8 para 3 Eliminação de controles e normas desnecessários Gerenciamento de recursos humanos é responsabilidade de todos Trabalho em times Maior agilidade

IMPLANTAÇÃO - PRINCIPAIS MUDANÇAS Compartilhamento generalizado de informações pela tecnologia de informação Clima psicológico com expectativa positiva Efetivo reduziu-se em 250 empregados Alterações de lay-out levaram ao fechamento de um prédio Redução de centros de custos de 550 para 46

IMPLANTAÇÃO - LIÇÕES APRENDIDAS Modernizar recursos humanos com legislação trabalhista defasada requer cuidados Prática do empowerment deve contar com sutileza nos limites Comunicação é sempre insuficiente As pessoas querem participação, mas não a responsabilidade inerente O equilíbrio da satisfação das partes interessadas tem a dicotomia da cultura imediatista É difícil o entendimento de que participação é deter-se o direito de ser considerado, não necessariamente aceito

IMPLANTAÇÃO - LIÇÕES APRENDIDAS Para a criatividade aparecer, basta propiciar espaço para as pessoas É fundamental monitorar o clima psicológico O pioneirismo traz o crescimento vertiginoso de demanda externa O modelo indutivo propicia controle ao processo de transformação Trabalhar em time é um processo de aprendizado, sendo importante o trato comportamental e sistêmico A consistência de propósito é crítica

ALTO DESEMPENHO PROCESSO DE RH - NOVOS FATORES DO TRABALHO NA COPESUL EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO, COMPENSAÇÃO E CARREIRA ORGANIZAÇÃO ALTO DESEMPENHO PAPEL DO FATOR HUMANO DESIGN DE TRABALHO PAPEL DOS EXECUTIVOS PROCESSO DE DECISÕES

ORGANIZAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO COMO DIRECIONADOR ESTRUTURA HORIZONTAL ALTO DESEMPENHO PLANO ESTRATÉGICO COMO DIRECIONADOR ESTRUTURA HORIZONTAL UNIDADES COMO CENTRO DE RESULTADOS TIMES CONDUZINDO PROCESSOS FACILITADOR COMO LÍDER NOS TIMES TIMES VIRTUAIS MULTIFUNCIONAIS

PROCESSOS SIMPLIFICADOS DESIGN DE TRABALHO TRABALHO EM TIMES FOCO NA POLIVALÊNCIA VISÃO SISTÊMICA PROCESSOS SIMPLIFICADOS ELIMINAÇÃO DE NORMAS E CONTROLES ALTO DESEMPENHO DESIGN DE TRABALHO

GESTÃO POR COMPROMISSO DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES AUTONOMIA DOS TIMES GESTÃO POR COMPROMISSO DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES INFORMAÇÃO E PODER COMPARTILHADO GESTÃO DE RH DESCENTRALIZADA PROCESSO DE DECISÕES ALTO DESEMPENHO PROCESSO DE DECISÕES

AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO CATALISADOR DE RESULTADOS PAPEL DOS EXECUTIVOS LÍDER EDUCADOR ESTRATEGISTA NEGOCIADOR AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO CATALISADOR DE RESULTADOS GESTÃO COLEGIADA ALTO DESEMPENHO PAPEL DOS EXECUTIVOS

COMPROMISSO COM RESULTADOS PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA EMPOWERMENT VALORIZAÇÃO DA PESSOA RECONHECIMENTO COMPROMISSO COM RESULTADOS PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA RESPONSABILIDADE PAPEL DO FATOR HUMANO ALTO DESEMPENHO PAPEL DO FATOR HUMANO

CARREIRA MULTIDISCIPLINAR PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO, COMPENSAÇÃO E CARREIRA SISTEMA DE AVALIAÇÃO, COMPENSAÇÃO E CARREIRA ALTO DESEMPENHO REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES CARREIRA MULTIDISCIPLINAR PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS AVALIAÇÃO 360º MONITORAMENTO DE PERFORMANCE

EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO ALTO DESEMPENHO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO ÊNFASE NO PERFIL COMPORTAMENTAL MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO ERRO PEDAGÓGICO INTERNALIZAÇÃO DA CULTURA, VISÃO, MISSÃO E VALORES APRENDIZADO

EMPRESA CLASSE MUNDIAL CLASSE MUNDIAL É OBTIDA COM RECURSOS HUMANOS COMPROMETIDOS E SATISFEITOS CONDUZINDO PROCESSOS E ORGANIZAÇÃO EFICAZES. EMPRESA CLASSE MUNDIAL LIDERANÇA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ALINHAMENTO COM A VISÃO/MISSÃO E VALORES UNIDADES DE NEGÓCIO COMUNICAÇÃO VISÃO DE PROCESSO E TRABALHO EM TIMES POLÍTICA DE RH INTEGRADA VISÃO CLIENTE / FORNECEDOR EMPOWERMENT COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO PROCESSOS E ORGANIZAÇÃO EFICAZES PARCERIAS POLIVALÊNCIA ESTRUTURA ÁGIL REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO BÔNUS POR RESULTADOS RESPEITO À COMUNIDADE SISTEMAS DE RECONHECIMENTO TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO APRENDIZADO CONTÍNUO BENCHMARK CONTÍNUO E QUALIDADE NA GESTÃO RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO 15

3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL 1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL 2 - TRANSFORMAÇÃO 3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL

NEGOCIAÇÕES DE SERVIÇOS E CONTRATOS / PROJEÇÃO DE REDESENHO - PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CENÁRIOS DIRETRIZES DOS ACIONISTAS ANÁLISE MERCADO ANÁLISE COMPETITIVA ANÁLISE SWOT INPUTS VISÃO VISÃO MISSÃO / VALORES POLÍTICAS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS P.E. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO NEGOCIAÇÕES DE SERVIÇOS E CONTRATOS / PROJEÇÃO DE RESULTADOS ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS PLANO OPERACIONAL GESTÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

CICLO PN 95-00 VISÃO “EMPRESA PETROQUÍMICA LÍDER NA REGIÃO DE ATUAÇÃO, COM DESEMPENHO DE CLASSE MUNDIAL”. MISSÃO “FORNECER COMPETITIVAMENTE PRODUTOS PETROQUÍMICOS BÁSICOS E INTERMEDIÁRIOS, UTILIDADES E SERVIÇOS, COM RENTABILIDADE ADEQUADA PARA ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO E A PERPETUIDADE DO NEGÓCIO”.

VALORES Quanto a clientes: Quanto a resultados: dar preferência aos efeitos de longo prazo sobre os de curto prazo; comprometimento; preservação do patrimônio; atualização tecnológica. VALORES Quanto a colaboradores: desenvolvimento; trabalho em times; abertura para participação; transparência; criatividade e capacidade de aprender; disposição para mudanças; espírito empreendedor; saúde; segurança no trabalho; confiança em si, nos outros e na organização. Quanto à comunidade: ética e responsabilidade; preservação do meio ambiente; preservação da imagem da empresa; respeito. Quanto a clientes: orientada para o cliente; fornecedor confiável.

O SISTEMA COPESUL DE GESTÃO NO CICLO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DECISÕES - IDENTIDADE COPESUL PNQ: - AFERIDOR DO GRAU DE EVOLUÇÃO DO GESTÃO SISTEMATIZAÇÃO DE MELHORIAS, ATRAVÉS DOS CICLOS ANUAIS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DESEMPENHO CLASSE MUNDIAL (DEZ 97) SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ( melhoria contínua ) REENGENHARIA 92 93 94 95 96 97

EVOLUÇÃO NO PNQ - % ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLIENTE / MERCADO INFORM. / ANÁLISE GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PROCESSOS LIDERANÇA RESULTADOS

AVALIAÇÃO POR EXAMINADORES EXTERNOS O SCG EVOLUIU DE 67% DE ATENDIMENTO PARA 72% Exemplaridade Refinamento 1 5 2 6 6 % 4 50 60 70 80 90 1 3 2 5 Maturidade 4 3 1-LIDERANÇA 2-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3-FOCO NO CLIENTE/MERCADO 4-INFORMAÇÃO E ANÁLISE 5-GESTÃO DAS PESSOAS 6-GESTÃO DE PROCESSOS Adequação PNQ 97 PNQ 2000

INDICADORES DE DESEMPENHO INDICADORES DO PROCESSO SISTEMA DE MELHORIA INTEGRADO - COMPONENTES Os processos fundamentais são interfuncionais com foco em resultados perseguidos no nível funcional de cada unidade INDICADORES DE DESEMPENHO FUNCIONAIS UNID. “A” “B” “C” “N” UNIDADES DE NEGÓCIO INDICADORES DO PROCESSO RESULTADOS DOS PROCESSOS “2” “3” “8” RPPs RPPS - RESPONSÁVEIS PELOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS “1” INDICADORES DA ADMINISTRAÇÃO

NOSSOS RESULTADOS MOSTRAM A EFETIVIDADE DAS MUDANÇAS 50 100 150 200 250 300 350 400 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 LUCRATIVIDADE PRODUTIVIDADE OPERACIONAL SATISFAÇÃO DAS PESSOAS SATISFAÇÃO DO CLIENTE

COPESUL COM LIDERANÇAS E PESSOAS CAPAZES E MOTIVADAS, A CONQUISTA DA EXCELÊNCIA É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO. COPESUL