Lisiane Ilha Librelotto, Dr. Eng.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Advertisements

Estudo de Mercados.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contexto da Informação
34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter
Planejamento Estratégico de Marketing
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Sustentabilidade nos Projetos Techint Engenharia e Construção
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Estratégia Empresarial
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Jorge Gerdau Johannpeter
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Projeto PEIEX: Esse projeto vem nos auxiliar em um momento de transição muito importante, não só em razão da crise mundial econômica mas com relação as.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Controle de Qualidade Total
Processos Administrativos Aula 1
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Cadeia de Valor.
Controle da Qualidade Total
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Gestão Estratégica de Negócios
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Modelo do planejamento estratégico
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Lisiane Ilha Librelotto, Dr. Eng. lisiane.librelotto@arq.ufsc.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto Sensu Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental Gerenciamento de Processos e a variável sustentabilidade Aula 1 – Introdução Lisiane Ilha Librelotto, Dr. Eng. lisiane.librelotto@arq.ufsc.br

Tópicos abordados Competitividade Planejamento Estratégico Gerenciamento de Processos Razões para Análise dos Processos Processos - uma Visão Geral Etapas do Aperfeiçoamento dos Processos Análise dos Processos Internos de Trabalho Análise do Valor Agregado Implementando Melhorias nos Processos Criando uma Estrutura para Gestão dos Processos Modelos de Avaliação de Desempenho Competitividade Planejamento Estratégico 2

A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA Evolução do conceito de vantagem competitiva “Ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas”. Vasconcelos e Cyrino (2000) Economia neoclássica Nova organização industrial Teoria dos recursos Processos e mercados Teoria das capacidades dinâmicas Convergência Análise externa Capacidades internas

A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA Evolução do conceito de vantagem competitiva Modelo SCP - Estrutura - Conduta -Desempenho (Econômico) Epìfenômeno 70 Uma resposta Um acidente

A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA Evolução do conceito de vantagem competitiva Campos (1998) apud Oliveira (2002) Porter 91

A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA Evolução do conceito de vantagem competitiva Teoria dos recursos: Recursos e capacidades Estrutura Industrial Uso pleno dos recursos

A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA Evolução do conceito de vantagem competitiva Teoria dos processos e dos mercado - Constante desequilíbrio: Mudança, inovação, novos concorrentes, Desempenho diferenciados são comuns.

A organização no ambiente de negócios PESSOAS MÉTODOS INFRA- ESTRUTURA P&D PRODUÇÃO MKT ADM. & FIN. GESTÃO CULTURA RELAÇÕES TECNOLOGIA FATORES SISTÊMICOS FATORES ESTRUTURAIS Insumos Produtos e/ou Serviços F O R N E C D S L I T Mercados, Configuração da Indústria, Incentivos, Regulamentação Tendências: Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Políticas, Legais, Culturais, Demográficas, Ambientais 8

O CICLO PDCA Elaboração: Lisiane Ilha Librelotto

Fonte: Diomário Queiroz (2003).

O que é Planejamento Estratégico? “Processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento pró ativo, considerando seu ambiente atual e futuro.” Pagnoncelli & Vasconcellos. “Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação.” Kotler 12

O que é Planejamento Estratégico? Crenças & Valores Negócio  Missão Direção Corporativa Quem somos? Interno Externo Análise do Ambiente Onde estamos hoje? Visão de Futuro Objetivos Estratégicos Direção das Unidades de Negócio Para onde vamos? FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Nível Corporativo Como chegaremos lá? Nível de Processos Nível Funcional 13

Fonte: Diomário Queiroz (2003)

Fonte: Diomário Queiroz (2003)

Vamos elaborar um plano? Identificar o negócio Identificar produtos e serviços Identificar os clientes Identificar os insumos Identificar os fornecedores Listar o quadro de pessoal e equipamentos Montar a tabela de identificação do negócio Tempo: 20 minutos Sugestão: Empresa casa

INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS GERAIS Políticas governamentais Legislação - Lei de Responsabilidade Fiscal, Legislação Ambiental, Lei 8666/93, Lei das S/A, Legislação Trabalhista, etc. Sociedade Órgão de Planejamento Urbano CONCORRÊNCIA Transporte individualizado através de veículos motorizados Transportes coletivos paralelos Outros tipos de transporte – Transporte por fretamento Outros órgãos públicos (Orçamento) Outros modais SISTEMA PROCESSADOR Sistemas Administrativo, Operacional e de Manutenção, gerenciados pela Presidência e Diretorias (DIRAF e DIROP) e avaliados, por indicadores, pelos clientes internos (UOs) e externos – usuário e sociedade (tele-usuário, imprensa, Metroplan, prefeituras, etc.) FORNECEDORES Governo Federal CEEE / AES Sul Fornecedores de materiais e serviços MERCADO Usuários Sociedade / População Universidades Empresas Porto Alegre e região metropolitana Mercado publicitário / Permissionários TRENSURB RECURSOS Receitas Pessoal Subvenção Energia elétrica de tração Materiais e Serviços diversos SAÍDAS Transporte coletivo Locação de espaço físico para parceiros comerciais Serviço de inclusão social Mídias interna e externa Mapa do Negócio Fonte: Muller (2003) 17

Vamos elaborar um plano? Redigir a missão (por que existimos?), valores (no que acreditamos) e estabelecer a visão do negócio (o que seremos?) Especificar os principais produtos e seu clientes Selecionar os principais produtos e seus clientes Identificar com os clientes as suas necessidades, por produtos Redigir as especificações destes produtos/serviços Estabelecer itens de controle por produto Verificar situação atual e estabelecer metas para estes itens Tempo: 20 minutos, vídeo Sugestão: Empresa casa

O que é visão? Três paulistas tentam contar vantagem pro mineirinho. O primeiro paulista diz: Vou comprar o Citibank! Segundo paulista: Eu sou muito rico....Comprarei a FIAT Automóveis. Eu sou um magnata...Vou comprar a Usiminas – fala o terceiro. E os três ficam esperando o que o mineiro ia falar. O mineiro dá uma pitada no cigarro de palha, engole a saliva, faz uma pausa e diz: Num vendo, sô!

Exemplos Produtos químicos e agrícolas

CEGIL Construtora

Hochtief do Brasil Visão: “Ser um centro de excelência e referência em construção civil na América do Sul”. Missão: “A Hochtief do Brasil tem como Missão, oferecer soluções completas de engenharia para a Construção Civil”. Política da Qualidade: “A Hochtief do Brasil tem como Política da Qualidade, satisfazer as necessidades e expectativas do Cliente, por meio de serviços executados de forma diferenciada, numa relação transparente e duradoura”. Princípios e Valores: “Clientes: significa razão de sua própria existência. Colaboradores: principal fator de sucesso. Parceiros: chave para o sucesso de seus negócios. Acionistas: remunerados adequadamente sobre o capital. Imagem: Símbolo de Excelência, Confiança e Inovação Competitividade: oferecer preços justos para seus produtos.”

Vídeo planejamento estratégico

Vamos elaborar um plano? Especificar os principais insumos Selecionar os principais insumos e seus fornecedores Identificar as necessidades do seu negócio por insumo e negociar com seus fornecedores Redigir com os fornecedores as especificações destes insumos Estabelecer itens de verificação para estes insumos Verificar a situação atual e estabelecer limites de controle (metas) para os mesmos Conhecer os processos

Vamos elaborar um plano? Criar itens de controle Estabelecer itens de controle Levantar situação atual e estabelecer metas para estes itens Montar tabela de itens de controle e de verificação Correlacionar itens de controle (fins) e verificação Identificar responsáveis pelos itens de verificação Preencher tabela de itens de controle e itens de verificação Montar o manual do gerenciamento da rotina do negócio

5W1H - 5 W2H – 5W3H1S Elaboração: Lisiane Ilha Librelotto

O que? Quem? Quando? Onde? Como? Quanto ? Definir pacote Viajante Viagem a Roma O que? Definir pacote Quem? Viajante Quando? Julho Onde? Açoriana Tur Como? Guias de roteiros Quanto ? Tempo Comprar pacote Açoriana tur No cartão R$ 15.000,00 Confirmar reservas Açoriana Arrumar as malas

Mapa Estratégico Gerdau Riograndense Bindé, 2007

Desdobramento das estratégias Grupo Gerdau Riograndense Processos Bindé, 2007

Referências Tragam papel, canetinha e fita crepe amanhã LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. Modelo para Avaliação da Sustentabilidade na Construção Civil nas Dimensões Econômica, Social e Ambiental: Aplicação no Setor de Edificações. São Paulo: Edgar Blucher, 2009. QUEIROZ, Antônio Diomário. Fornecendo informações de valor: a contabilidade por atividades para o controle estratégico de gestão. Espírito Santo. 2003. MÜLLER, Cláudio José. Modelo de Gestão Integrando Planejamento Estratégico, Sistemas de Avaliação de Desempenho Gerenciamento de Processos (MEIO – Modelo de Estratégias, Indicadores e Operações). Tese de Doutoramento. Universidade Federal do Rio Grande Sul – UFRGS, PPGEP. 2003 Tragam papel, canetinha e fita crepe amanhã

Boa noite!!!!!!