Avaliação Institucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Equivalente à média dos países da OCDE
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
MARA REGINA LEMES DE SORDI
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Equivalente à média dos países da OCDE
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Plano de Trabalho Docente
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Portfólio de Estágio Supervisionado
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
AVALIAR e PLANEJAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Acompanhando e avaliando
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Revisita ao PPP.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional O que é?  Uma ação ampla, que mobiliza a instituição como um todo. Não é um processo indiferente ou neutro. Ao contrário, toma partidos, reafirma os valores considerados positivos, interfere nas relações sociais de trabalho e intervém em todas as dimensões da vida acadêmica e institucional.

Dimensões da Avaliação de sala de aula: foco no processo ensino aprendizagem e visa subsidiar a prática docente institucional: permite a análise da instituição educativa e indica a efetividade da instituição educativa no cumprimento de sua função social de programas e projetos educativos: focaliza sua atenção nos propósitos e estratégias concebidos por determinado programa previsto para aperfeiçoar ou corrigir desvios de um sistema de ensino de currículo: centro de atenção voltado para análise do valor psicossocial dos objetivos e conteúdos propostos de um curso organizado para formar o aluno e para o estudo da efetividade dos processos previstos em sua implementação de sistemas : focaliza sistemas de ensino visando subsidiar políticas na área educacional.

Avaliação Institucional http://www.youtube.com/watch?v=sEpTnhgzwOQ

Avaliação Institucional Hoje, a avaliação assume nas instituições educacionais um papel de destaque, associado a idéia de qualidade Possibilita ações emancipatórias, de construção de relações democráticas e melhoria efetiva da qualidade do processo de ensino aprendizagem Não se avalia porque um sistema é ineficiente, mas porque se deseja um compromisso real de produzir uma escola viva, de boa qualidade Busca envolver os educadores na análise de suas práticas, por meio de uma postura crítica, dialógica e responsável

Avaliação Institucional Atividade em Grupo: Dialoguem e registrem os aspectos quantitativos e qualitativos que podem ser considerados na avaliação institucional: 20 min

Avaliação Institucional Aspectos quantitativos: banco de dados, informações estatísticas, financeiras, físicas – dialogar sobre estes resultados e comprometer-se com ele, buscando soluções possíveis. Aspectos qualitativos: incorporação da metodologia Oficinas de Aprendizagem ao fazer pedagógico da rede SESI de educação – premissas da metodologia estão presentes?

Avaliação Institucional O Processo Avaliativo Os profissionais se posicionarão individual e coletivamente sobre os seguintes aspectos: Professor: o desempenho do aluno, sua prática pedagógica, a gestão da escola, sua formação continuada, a ação do orientador pedagógico Coordenador do Colégio: a prática educativa do seu colégio, sua gestão, a gestão do orientador pedagógico, sua formação continuada Orientador Pedagógico: sua prática como formador, a gestão do colégio, sua formação continuada, a prática dos professores

Avaliação Institucional Grupo Focal É uma modalidade de grupo que, utilizada em processo de auto-avaliarão institucional, permite viabilizar o princípio do respeito à identidade institucional. Os princípios de negociação e cooperação são relevantes em todo o processo avaliativo, legitimando o caráter pedagógico, formador e transformador. * roteiro predefinido * cada grupo focal produz, em instrumento próprio, a síntese de sua avaliação, as mtas e encaminhamentos propostos.

Avaliação Institucional Conhecimento e análise da avaliação institucional realizada no Colégio SESI em 2009.