INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA

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Transcrição da apresentação:

INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA 083- 6.1.5 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025 INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA 083- 6.1.5

ORGANIZAÇÃO Gestão da Qualidade CQ GQ SQ

Qualidade é a capacidade de um produto ou serviço atender às necessidades Explícitas Implícitas QUALIDADE = q + C + A + M + S do cliente

HIERARQUIA INDICADORES DA QUALIIDADE POLÍTICA DA QUALIDADE OBJETIVOS

POLÍTICA DA QUALIDADE Exemplo: a) Declaração da P.Q. (Política da Qualidade)   O Laboratório ABC adota como PQ.: “ Satisfazer as necessidades de nossos clientes, através de ações profissionais éticas e conscientes, fornecendo bons serviços e resultados confiáveis para o auxilio à tomada de decisões.” b) Finalidade do S.Q.  Este Manual descreve o S.Q. ABC, que tem por objetivo principal atender às necessidades dos seus clientes, através do estabelecimento de políticas e de procedimentos escritos adequados que lhe assegurem o funcionamento harmônico e eficiente.

POLÍTICA DA QUALIDADE c) Meios Esta PQ deve ser alcançada através :  Do comprometimento da Diretoria do ABC em garantir e fornecer os recursos humanos, materiais e financeiros necessários à implementação do S.Q.  Da divulgação dos requisitos do SQ. ABC, de maneira que todos os colaboradores envolvidos direta ou indiretamente com os serviços para os clientes estejam familiarizado com a documentação da qualidade e implementem as políticas e os procedimentos permanentemente. Do investimento na qualificação de seus colaboradores de forma a manter o quadro técnico e administrativo capacitado para o desempenho de sua funções.

OBJETIVOS DA QUALIDADE   O ABC busca através da implementação do SQ., alcançar e garantir os seguintes objetivos: a) Melhoria da performance do ABC nos Programas Interlaboratoriais b) Maior abrangência da utilização de material de controle no PCIQ (Programa de Controle Interno da Qualidade) em relação aos ensaios realizados pelo ABC, c)  Melhoria do nível de satisfação dos clientes com os serviços prestados, d) Corpo técnico e administrativo treinado e capacitado a desempenhar suas funções.

INDICADORES DA QUALIDADE   Performance nos Programas Interlaboratoriais: meta: 95 % de resultados adequados ,   Abrangência do PCIQ meta: aplicação do CIQ em 100% dos ensaios Nível de Satisfação dos Clientes meta: min. 90% das avaliações dos clientes com conceitos ótimo e bom Qualificação dos Colaboradores meta: min. 100hs de treinamento/colaborador mín. 80% aproveitamento nas avaliações

INDICADORES DA QUALIDADE INDICADOR/ITEM DE CONTROLE CARACTERÍSTICA INDICADOR/ITEM DE CONTROLE q Reprodutividade; Incerteza; C.V... C Índice de Satisfação dos Clientes com o custo Comparação com a concorrência. A Tempo de atendimento. M Fidelidade dos clientes ao laboratório. S Nº de reclamações oriundas de prejuízos no uso do resultado.