PESQUISA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTRESSE E ESTRESSORES OCUPACIONAIS DE TRABALHADORES DA FACULDADE DE ENGENHARIA Docente: Edward Junior Supervisora: Claudia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Princípios de Organização Unidade IV
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Qualidade de vida no Trabalho
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
Motivando empregados e projetando cargos
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Valor Consultoria Empresarial
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Habilidades em Comunicação V
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Gestão do Clima Escolar
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
ILDH – Coaching Individual e Grupal
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
PLANOS DE CARREIRA.
Contexto de atuação do CME
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Sistema de Administração de Carreiras
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES:
Atuação dos agentes de Controle Social
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 5ª sessão: 15/01/2010 Consiste na sistemática apreciação do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Gestão por competência
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
MOTIVAÇÃO.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Introdução Workshop Belo Horizonte - 09/08/2006. Agenda  Apresentação do programa  Ferramentas  Conceito da capacitação piloto  Cronograma.
Discentes: Gisilene Tatianne, Maria Aline, Rafael Lima, Zara Ribeiro. Docente: Janete Castro. Natal 2011.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTRESSE E ESTRESSORES OCUPACIONAIS DE TRABALHADORES DA FACULDADE DE ENGENHARIA Docente: Edward Junior Supervisora: Claudia Gomes de Aragão Estagiárias: Amanda Aquino e Natalia Furlan

Objetivos Participantes Identificar a presença do estresse nos servidores da Faculdade de Engenharia Identificar os estressores ocupacionais presentes no contexto em que atuam. Participantes 62 servidores (67%) da FE: Área Acadêmica, Área Administrativa, CTI e STI A maioria dos participantes estão na faixa dos 40-49 anos, são casados e atuam na Instituição de Ensino há mais de 20 anos.

Instrumentos de coleta de dados ISSL - Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de LIPP: Identificar presença ou não do estresse, tipo de sintomas existentes (físico ou psicológico) e a fase do estresse. Estressores Ocupacionais: Identificar os estressores ocupacionais presentes no ambiente de trabalho.

RESULTADOS 21 pessoas apresentaram estresse, enquanto 41 deles não apresentaram estresse. 9 servidores apresentaram predominância em sintomas físicos e 11 servidores apresentaram prevalência de sintomas psicológicos. (1 indivíduo que não apresentou predominância) 15 em fase de resistência 3 em fase de quase exaustão 3 em fase de exaustão

Total de Indivíduos participantes da pesquisa RESULTADOS Setor Total de Indivíduos participantes da pesquisa Presença de  estresse Área Acadêmica 19 5 Área Administrativa 16 10 CTI 11 3 Departamentos 6 STI 9 2 Setor não identificado 1 TOTAL 62 21 Tabela 1. Identificação dos participantes por setor e a presença de estresse.

RESULTADOS Setor acadêmico (STA, STG, DTA, STAEPE e STPG): Total de 5 servidores estressados: Todos na fase de resistência, sendo 3 com predominância de sintomas físicos e 2 com sintomas psicológicos. Setor administrativo (SAAD, STF, DTAD, STDARH, STMAT, Diretoria e Vice-diretoria) Total de 10 servidores apresentaram estresse: 6 servidores estão na fase de resistência, 3 em quase exaustão e 1 em exaustão.

RESULTADOS Departamentos Nenhum apresentou estresse. CTI 3 foram identificados estressados, todos na fase de resistência, sendo 1 com predominância de sintomas físicos, 1 com sintomas psicológicos e 1 sem predominância de sintomas. STI 2 pessoas apresentaram estresse: Há 1 servidor na fase de resistência e 1 na fase de exaustão, 1 apresentou predominância de sintomas físicos e o outro de sintomas psicológicos.

RESULTADOS Baixo índice da presença de estresse nos servidores da Unidade. Atenção as relações trabalhistas e qualidade das mesmas. Investigação minuciosa em todos os níveis hierárquicos. Sintomas predominantes: psicológicos.

RESULTADOS Gráfico 2: Presença de estresse, fases do estresse (resistência, quase exaustão e exaustão) e predominância de sintomas (físicos ou psicológicos), em relação ao estado civil.

Treinamentos Categoria: Estressores ocupacionais relacionados às Tarefas de Trabalho Demandas x critérios e conteúdos Liderança: -desenvolvimento de pessoas, - diagnosticar problemas, - assertividade comportamental, - progressão de carreira, salários, - avaliação de desempenho profissional. Favorecer criação de boas relações e de um ambiente seguro/adequado para o trabalho.

MUDANÇAS CONSTANTES CATEGORIA: ESTRESSORES OCUPACIONAIS RELACIONADOS AS NORMAS DA ORGANIZAÇÃO (DIRETRIZES, REGULAMENTOS, POLÍTICAS, INSTRUÇÕES) Análise da relevância das possíveis mudanças. Clareza e acessibilidade da informação para todos. Escolha dos canais adequados para divulgação da informação. Delimitar a um funcionário o papel de “maturar” a informação, diminuindo perda de tempo e aumentando a eficiência do trabalho a ser realizado.

COMUNICAÇÃO SUBCATEGORIA: COMUNICAÇÃO CHEFE/SUBORDINADO Orientações concretas, completas e enriquecedoras. Linguagem adequada. Feedback contínuo e de qualidade. Reconhecimento. Promover sentimento de confiança (acolher os erros e acertos).

AVALIAÇÕES CATEGORIA: ESTRESSORES OCUPACIONAIS RELACIONADOS AS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS Ações em ADP x Política de gestão de desempenho. Avaliação democrática (elaborar processo de avaliação onde haja participação direta dos funcionários). Capacitar avaliadores e avaliados para que o processo seja um momento de crescimento e desenvolvimento profissional, não de insatisfação.

SEGURANÇA CATEGORIA: ESTRESSORES OCUPACIONAIS RELACIONADOS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS. Supervisores informados e preparados para compartilhar informações (técnicas ou não). “Cultura da Segurança”, mostrando seriedade e confiabilidade do local de trabalho. Promoção de um ambiente produtivo.