1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília, 17.07.2003.

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Transcrição da apresentação:

1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,

2 Objetivo Identificação de oportunidades de parceria Pauta Perspectivas e objetivos do encontro Palestra “Eventos de Aprendizagem como instrumento de mudança de cultura” – Richard Rochefort Conversas em Grupos Plenária final: conclusão dos grupos e continuidade

3 Por que uma rede? Reduzir a solidão? Compartilhar conhecimentos? Ampliar nossas capacidades? Estimular conexões Sistema nervoso: Curioso por novos conhecimentos Capaz de ajudar a resolver problemas

4 Abertura Por que construir uma rede de escolas? Aumentar a capacidade de governo Formulação, implementação e avaliação de políticas públicas nos 3 níveis de governo Valorização do servidor Aprender com as experiências Compartilhar recursos Reduzir desperdícios Aprender com a diversidade Articular a complementaridade

5 3 : Perfil desejável nos 3 níveis de governo : Resolver problemas públicos Estar atento às realidades nacionais e ao contexto mundial Cooperar e trabalhar em estruturas novas (menos hierarquizadas, redes etc) Orientar-se para resultados Enfrentar desafios Aprender sempre, inclusive com idéias de fora do setor público Compreender o ambiente e seus impactos Pensar e agir estrategicamente Construir novos padrões e modos de trabalhar Desenvolver e comunicar uma visão pessoal de mudança

6 Competências desejáveis Exemplos para estimular o debate nos grupos

7 Competências Capacidade cognitiva Criatividade Visão Gestão pró-ativa Consciência organizacional Trabalho em equipe Parceria Relações interpessoais Comunicação Resistência ao stress Valores e ética Personalidade Flexibilidade comportamental Auto-confiança Canadá

8 Competências Criar e comunicar visão de futuro Motivar e desenvolver pessoas para obter alto desempenho Liderar pelo exemplo Empregar a experiência e novas idéias para melhorar resultados Pensamento estratégico para atingir objetivos Foco na entrega, com eficiência e efetividade Reino Unido

9 Competências Liderar mudança Aprendizagem contínua Criatividade e inovação Consciência externa Flexibilidade Resistência Motivação Pensamento estratégico Visão Liderar pessoas Gestão de conflito Consciência cultural Integridade/honestidade Formação de equipes Orientação para resultados Prestação de contas (accountability) Serviço para o cliente Capacidade de tomada de decisão Empreendedorismo Solução de problemas Credibilidade técnica Conhecimento do negócio Gestão financeira Gestão de pessoas Gestão de tecnologia Construção de alianças/ comunicação Influência/negociação Habilidades interpessoais Comunicação oral Parceria Sabedoria Política Comunicação escrita EUA

10 Planos Reflexão Colaboração Análise Mundial Ação Auto-gestão da própria carreira Gestão das Relações Gestão das Organizações Gestão do Contexto Gestão da Mudança

11 LIDERANÇA LIDERANÇA CULTURA CULTURA SISTEMA DE GESTÃO RECURSOS DISPONÍVEIS DESEMPENHO ORGANIZACIONAL CAPACIDADE DE GESTÃO Limites e possibilidades da capacitação

12 ENAP Desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas

13 Diretrizes 2003/2006 Um espaço de reflexão e debate sobre a administração pública Um centro de referência em políticas públicas, capaz de inovar e irradiar boas práticas de gestão Uma escola com padrão de qualidade

14 Atuação da ENAP Desenvolvimento Gerencial Formação de Carreiras Cursos de Especialização Modalidades de cursos Presenciais turmas abertas em Brasília e em outras cidades com instituições parceiras) Turmas fechadas – sob medida A distância

15 Tipos de Eventos de Aprendizagem Cafés com debates Foros Oficinas Seminários nacionais Cursos e seminários internacionais Palestras Cursos presenciais e a distância

16 Instrumentos para ser referência em Gestão Pública Pesquisa Cooperação internacional Concurso de inovação na gestão pública federal Publicações Biblioteca

17 Desafios Capacitação de dirigentes públicos conceitos e tecnologia inovadores produtos capazes de atender prontamente a problemas estratégicos de gestão Oferta de eventos de aprendizagem voltados para as prioridades do governo Planejamento estratégico e planejamento plurianual Formação de facilitadores Liderança Equipes de alto desempenho Negociação Articulação de política inovadora de capacitação do servidor público Análise e prospecções sobre governabilidade, governança e gestão de políticas públicas

18 Linhas de atuação Relações Pessoais e Interpessoais Estratégias de aprendizagem Democratização nas relações de trabalho Liderança Gestão de Pessoas Gestão da Comunicação Negociação Trabalho em equipe Flexibilidade do comportamento organizacional Contexto Organizacional Planejamento e gestão estratégica Gestão dos sistemas corporativos (RH, suprimentos, informação, orçamento) Gestão por resultados

19 Linhas de atuação Contexto Institucional Desenvolvimento institucional Gestão da mudança Governo eletrônico Regionalização e arranjos institucionais Regulação Macro Contexto Políticas Públicas Decisão pública Gestão do Conhecimento Coordenação Governamental Colaboração Intergovernamental Governança e governabilidade Visão de mundo, ética, valores Pensamento estratégico