3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Educação Online e suas Diversidades
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Dez novas competências para Ensinar
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
SILVANA BERBEL FERNANDES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
Inclusão que bicho é esse?
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
Deficiência Mental Leve
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Seminário de Análise e Produção Textual III
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Professor Dr. Renato Vaz
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS A INTERAÇÃO ENTRE COLEGAS SOB O CONCEITO DA COOPERAÇÃO Orientadora: Armgard Lutz Adriele Tavares Indiara Oliveira 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade de Cruz Alta\RS

Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Referencial Teórico Metodologia Resultados e Discussão Considerações Finais Referências 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Introdução Nossa experiência de iniciação à docência com duas turmas de 4º Ano de escola pública esteve baseada no desenvolvimento da linguagem e no maior contato com a literatura infanto- juvenil, de forma lúdica. A ludicidade envolve interações mais intensas durante as quais percebemos dificuldades. Essa vivência demonstrou a necessidade de construir na sala de aula uma cultura de aceitação da diversidade e da inclusão de todos os colegas.  3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Introdução A questão da cultura da cooperação pertence a duas ordens de decisões pelo  professor: a da ordem da gestão da sala de aula e a da ordem das relações interpessoais e da promoção de situações que exigem de fato a cooperação. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

Objetivos Refletir sobre as relações interpessoais entre alunos do 4º. Ano sob o paradigma holístico e da cooperação. Promover a cultura da cooperação entre alunos a fim de superar as disputas, as exclusões e a ausência da interatividade vincular, produtiva e positiva. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

PROFESSOR E SEUS ALUNOS 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

A caminho da cooperação entre alunos As dificuldades que enfrentamos para organizar os alunos das turmas onde atuamos, nos apontaram que construir na sala de aula uma cultura de aceitação da diversidade e da inclusão de todos os colegas, sobretudo a cooperação, é de suma importância diante da complexidade da sociedade atual e diante do esvaziamento das relações interpessoais entre colegas que convivem durante duzentos dias letivos. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Turma dividida em grupos que eles mesmo escolhem fazer juntos. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Metodologia Partimos da questão: O que está por fazer em educação quando os alunos que convivem diariamente dentro da mesma sala de aula tratam-se de forma tão indiferente, competitiva e discriminatória. Pesquisa bibliográfica sobre o tema da cooperação. Trabalho de sensibilização a partir do questionamento a um dos alunos que não interage com a turma. Desenvolvido um trabalho com a turma a partir de uma redação opinando sobre a turma e os colegas . 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussão Para a visão holística, “educar significa utilizar práticas pedagógicas que desenvolvem simultaneamente razão, sensação, sentimento e intuição [...] assim a educação – além de transmitir e construir o saber sistematizado – assume um sentido terapêutico ao despertar no educando uma nova consciência que transcenda o eu individual para o eu transpessoal.” (Cardoso, 1995, p. 53)   3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Cada um na sua classe um atrás do outro. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

Resultados e Discussão Numa das situações em que propusemos o jogo “O feitiço contra o feiticeiro” quando cada um deveria: 1) escolher mentalmente um dos colegas, 2) escrever qual a atividade que gostaria que o colega fizesse, 3) depois que todos escrevessem nos papeis, eles mesmos teriam que desenvolver a atividade que propuseram ao colega. Essa experiência nos trouxe surpresas especialmente a partir da colocação de dois alunos. Apesar da convivência diária há solidão e exclusão dentro da sala de aula. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Considerações Finais Compreende-se que na educação para a cooperação e holística, se recupera a ideia de homem ecológico na medida em que se importa com o outro, nutre um sentimento de parceria com o outro ser humano, portanto, é ético. Esse é o desafio que pretendemos encarar para gerar em nossos alunos sentimentos e atitudes de compaixão e parceria com seus colegas. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Referências CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. A canção da inteireza – uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995. PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Trad. Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Obrigado(a)! e-mail: indiarac20@gmail.com tavares.adriele@bol.com.br 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS