Composto Mercadológico

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Transcrição da apresentação:

Composto Mercadológico Produto Preço Promoção Praça Marketing Mix 4 Ps de Marketing Composto Mercadológico

Marketing Mix Conjunto de ferramentas que propiciam as ações de marketing. Formado por produto, preço, praça e promoção. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Conjunto de tarefas que os administradores de marketing devem desenvolver sob o conceito de marketing. Preocupa-se com as ações que podem e devem ser executadas no produto, no preço, na distribuição e comunicação, visando satisfazer os e consumidores e, ao mesmo tempo, propiciar lucro para as organizações ou as pessoas que elaboram a oferta. Produto Preço Promoção Praça

Marketing Mix São as características de qualquer bem, serviço, idéia, pessoa instituição etc. que potencialmente possui valor de troca. Entre essas característica estão o design do produto em si, a embalagem, suas cores, seu aroma, sabor, a tipologia dos rótulos e outras. Produto Preço Promoção Praça

Marketing Mix São as variáveis que refletem o custo do produto para o consumidor, como o preço propriamente dito, condições de pagamento, aceitação ou não de cartões de crédito, entre outras. Produto Preço Promoção Praça

Marketing Mix É tudo o que se relaciona à distribuição, localização física e logística envolvida para fazer um produto chegar às mãos do consumidor. Produto Preço Promoção Praça

Promoção Marketing Mix É o processo de comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto para o mercado-alvo pretendido. Para tanto, envolve a criação e veiculação de programas de propaganda, relações públicas, além de venda pessoal. Produto Promoção Preço Praça

Marketing Mix Os 4 Cs Modelo alternativo ao tradicional modelo dos 4 Ps, reflete o ideal de sempre buscar entender a ótica do consumidor. Produto = Cliente Preço = Custo Praça = Comodidade/ Conveniência para o cliente Promoção = Comunicação Produto Preço Promoção Praça

Produto

Produto CARACTERÍSTICAS x BENEFÍCIOS Se estiver escrito na embalagem do produto “baterias incluídas: produto pronto para usar", será mais fácil chamar a atenção, e isso pode ser uma vantagem competitiva, visto que poderá convencer o consumidor a escolher este produto e não o produto concorrente. Talvez não. E então, se o produto concorrente for mais barato (mesmo que não venha com as baterias incluídas), ele poderá ser a escolha do consumidor.

Produto EMBALAGEM Se estiver em um prateleira com oito produtos similares, o produto não pode apenas parecer bonito, mas tem que gritar sua mensagem para ser notado. Saiba que a embalagem do produto deve ser notada dentro de três segundos em uma prateleira de loja. Pense nos produtos que compra diariamente. Lembre-se dos que são bem protegidos por suas embalagens e que são convenientes para usar por causa da embalagem (pequeno volume, formato, higiene). É necessário também levar em consideração a embalagem do concorrente. Como é possível fazer melhor?

Produto GARANTIA A palavra-chave é facilidade. O consumidor deve saber como será fácil trocar ou consertar o produto caso haja necessidade.

Produto CICLO DE VIDA Histórico de vendas e de lucro durante o período de existência do produto. Fornece a visão geral do produto no mercado, o que ajuda no planejamento do futuro.

Produto ESTRATÉGIA PARA O CICLO DE VIDA Lançamento Investimentos altos em distribuição e comunicação Crescimento Boa distribuição pode impulsionar o produto Maturidade Concorrência acirrada, o preço pode gerar lucros ou perdas Declínio Reavaliar Sobrevida Estender a vida do produto através de ações de reposicionamento Morte Inevitável retirar o produto do mercado

Produto ESTRATÉGIAS PARA O PROLONGAMENTO DO CICLO DE VIDA Aumento da freqüência de uso Kaiser Bock lançada para ser consumida no inverno Aumento do número de usuários Conquistar novos segmentos de mercado (telefones celulares coloridos para atingir o público jovem). Descoberta de novos usos Apresentar ao consumidor novas maneiras de usar o produto. Mudança das dimensões da embalagem Embalagens individuais, levando em conta o número de pessoas que moram sozinhas

Produto MODERNIZAÇÕES NO PRODUTO São necessárias quando há... Obsolescência patente Causada pela deterioração do maquinário produtivo. Obsolescência latente Motivada por demandas tecnológicas da concorrência ou do mercado consumidor. Os estrategistas devem decidir se a modernização será LENTA e GRADUAL, o que possibilita a reação dos concorrentes, ou RÁPIDA, BRUSCA e TOTAL, o que pode gerar perda nas vendas e declínio do valor da marca.

Preço

Preço De maneira resumida, PREÇO é a quantidade de dinheiro necessária para concretizar a venda de um produto. O preço de venda é o valor que deverá cobrir: . custo direto da mercadoria/ produto/ serviço; . despesas variáveis (como impostos, comissões, etc.); . despesas fixas proporcionais (aluguel, água, luz, salários, etc.); . e ainda, o lucro que se espera. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Preço Em marketing, leva-se em consideração não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem. Por isso, incluem-se os custos indiretos, os custos de manutenção e mesmo a energia física, o tempo e o custo emocional para se adquirir algo. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Preço A empresa deve precificar um produto tendo em mente: . a concorrência, ou a falta de concorrência, que o produto enfrenta (se o produto é o único, o preço inicial pode ser mais alto); . a sensibilidade, ou a insensibilidade, dos consumidores quanto ao preço do tipo de produto; . a elasticidade do preço nesta categoria de produto (quanto mais baixo o preço maiores as vendas); . o valor do produto e o preço do produto; . o posicionamento do produto. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Identificação e Seleção dos Objetivos de Preço . Maximizar a participação de mercado da empresa; . Maximizar a receita da empresa; . Maximizar o lucro da empresa no curto prazo Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Estimativa de Custos Próprios Preço Estimativa de Custos Próprios CURVA DE EXPERIÊNCIA É a função que relaciona custo médio de produção à quantidade produzida ao longo do tempo, e que indica uma redução do custo médio à medida que a empresa se torna mais experiente na fabricação de um produto. CUSTO DIRETO Custos do insumos e trabalho que podem ser diretamente imputados ao produto em questão. CUSTO INDIRETO É aquele tipo de gasto no qual a empresa incorreria existindo ou não o novo produto. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Preço Métodos de Custeio CUSTEIO POR ABSORÇÃO Para determinar o custo de um produto, a empresa apropria-se de todos os custos diretos e indiretos para fabricação do mesmo. CUSTEIO DIRETO Para determinar o custo de um produto, a empresa computa somente os custos dos fatores necessários para a fabricação do produto ou a entrega do serviço. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Estratégicas de Precificação Preço Estratégicas de Precificação DESNATAMENTO DE MERCADO Estabelecer o preço máximo possível para um produto, levando em consideração que o mercado não conhece o produto e que os consumidores que passam a conhecer pagam o preço pedido. PENETRAÇÃO Pratica-se um preço médio tentando obter uma rápida penetração de mercado. PREÇO-PREMIUM Oferta de um produto a um preço maior que a média de mercado, em virtude de características superiores de qualidade, de design ou de serviços associados. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Métodos de Precificação Preço Métodos de Precificação ANÁLISE DOS CLIENTES E ESTIMATIVA DE DEMANDA Qual será quantidade demandada do produto, com diversos níveis de preço? MÉTODOS EMPÍRICOS Dimensionar o mercado da empresa como uma fração do mercado total, a partir da capacidade produtiva da empresa; estabelecer analogia com produtos já existentes, em mercados correlatos; realizar testes de mercado, por meio dos quais, por experimentação, tenta-se obter uma estimativa do nível de vendas a diferentes, níveis de preço. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Precificação com Base em Custos Preço Precificação com Base em Custos TAXA DE RETORNO DESEJADA Consiste em definir um preço de venda de tal forma que a receita de vendas seja igual ao capital investido num determinado período, acrescido de um retorno desejado. MARGEM DE LUCRO DESEJADA Embute no preço de venda um valor unitário, a margem, propiciando, assim, lucro na venda. PONTO DE EQUILÍBRIO É o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos, fixos e variáveis, a um dado preço. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Precificação com Base na Concorrência Preço Precificação com Base na Concorrência PREÇOS ABAIXO DA CONCORRÊNCIA Atraem o segmento de compradores preocupados com o preço. PREÇOS IGUAIS AOS DA CONCORRÊNCIA Implica distinguir-se da concorrência de outras maneiras, como na embalagem, no sabor, no desempenho, na distribuição... PREÇOS ACIMA DOS DA CONCORRÊNCIA Podem ser estabelecidos quando os produtos ofertados pelo empresa oferecem mais valor, prestígio, qualidade e confiabilidade para os clientes. LICITAÇÕES Consistem na fixação de preços desconhecendo os preços de seus concorrentes diretos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Precificação com Base no Valor para o Consumidor Preço Precificação com Base no Valor para o Consumidor Consiste em definir os preços de forma que o valor do produto seja mais alto do que o dos concorrentes. MÉTODO DA DEMANDA INVERSA Estabelecimento do preço por meio de um cálculo que se inicia no preço que o consumidor estaria disposto a pagar por um produto equivalente. A seguir são descontados as margens dos intermediários e os imposto embutidos no preço. MÉTODO DO VALOR ECONÔMICO Estabelecimento do preço de modo que o produto seja a melhor alternativa econômica que o cliente tenha avaliado no mercado. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Preço Descontos e Promoções Em situações nas quais se julga necessário incrementar rapidamente as vendas, recorre-se aos preços promocionais: . Preço de ocasião; . Prazo de pagamento mais longos; . Garantia e contratos de serviço; . Preços psicológicos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Discriminação de Preços São diferentes níveis de preços aplicados a segmentos diferentes do mercado, não ocasionados por diferenças de custo significativas. . Discriminação por local de compra; . Discriminação temporal; . Discriminação por volume de compras; . Discriminação por pacote; . Discriminação por idade, ocupação ou gênero do cliente. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Preço Preços Geográficos No atual ambiente de negócios, com a intensa sofisticação da distribuição e do varejo, fabricantes e comerciantes elaboram acordos que alteram as tabelas de preço existentes: . Descontos comerciais por categoria do canal; . Descontos por atingimento de metas de vendas; . Desconto por marketing cooperado; . Desconto por pagamento à vista. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Distribuição

Distribuição A distribuição está associada à movimentação física do Produto entre o produtor e o ponto de venda ou o consumidor, envolvendo a gestão logística de transporte, os volumes transportados, os prazos de armazenagem e o manuseio do produto.

Canais de Distribuição Os canais de distribuição são intermediários classificados em função do tipo de mercado que atendem, da operação que realizam e das funções que desempenham, podendo ser: Atacadista (distribuidor): Empresa que vende bens e serviços comprados para revenda ou uso empresarial. Varejista: Empresa que venda bens ou serviços diretamente ao consumidor final para uso pessoal.

Canais de Distribuição Corretor: Intermediário cuja tarefa é aproximar compradores e vendedores. Não estoca bens, não financia ou assume risco. Representante de vendas: Empresa que representa e vende os bens de vários fabricantes. É contratada pelos fabricantes e não faz parte de sua força de vendas internas. Força de vendas: Grupo de pessoas contratado diretamente por uma empresa para vender seus produtos

Canais de Distribuição VAREJO Um varejista é o último elo na cadeia que liga o fabricante dos produtos ao consumidor final e executa funções fundamentais como: . Permite que o consumidor compre a quantidade desejada de produtos; . Mantém estoque, para que os produtos estejam disponíveis quando o consumidor desejar comprá-los; . Fornece serviços que facilitam a compra e o uso dos produtos.

Canais de Distribuição VAREJO COM LOJA Esse varejista pode ser classificado de várias maneiras, em função do sortimento de mercadorias que disponibiliza ao consumidor, das faixas de preço que pratica ou do tipo de conveniência que oferece: Varejo alimentício Bar, mercearia, padaria, loja de conveniência, supermercado, hipermercado. Varejo não alimentício Loja especializada, lojas de departamento, loja de fábrica, varejo de serviços.

Canais de Distribuição VAREJO SEM LOJA O comércio à varejo sem loja permite que os consumidores possam comprar produtos por sem terem que se dirigir à loja, por intermédio de: . telemarketing; . mala direta; . máquinas de venda; . venda direta; . marketing on-line.