Comunicação Integrada de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
“... ter macaquinhos no sótão significa estar em constante ebulição, em permanente processo de criação.” Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO
Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’ “Dizia Arquimedes: Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’ Talvez hoje ele pudesse dizer: - Dê-me um espaço vazio e um anunciante e eu moverei o consumidor!” Jaime Troiano Comunicação Integrada de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago
MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA
MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA
Introdução aos conceitos básicos de comunicação Ementa Introdução aos conceitos básicos de comunicação integrada de marketing. Comunicação integrada de marketing no planejamento de marketing das empresas. Conceito, técnicas e gestão das ferramentas de comunicação. Suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. Ética e legislação em comunicação.
Objetivos Apresentar o conceito de comunicação integrada de marketing. Analisar o papel da comunicação integrada de marketing como elemento essencial para a atividade de marketing, assim como destacar sua importância estratégica para as organizações. Proporcionar compreensão das diversas ferramentas de comunicação e de suas aplicações específicas. Capacitar os alunos e despertar seu interesse para as reais aplicações da comunicação integrada de merketing em suas atividades diárias dentro das organizações.
Conteúdo Programático I. Clareando um nebuloso universo Marketing x Propaganda x Publicidade Propaganda, marketing, desejos, necessidades... Desafios atuais da comunicação II. Comunicação mercadológica e CIM Integração da comunicação CIM – objetivos, barreiras e alternativas III. Propaganda Objetivos, mensuração, legislação e ética IV. Promoção de vendas Promoções para o consumidor Promoções para intermediários
Conteúdo Programático V. Merchandising Merchandising no ponto-de-venda e merchandising editorial VI. Marketing direto Motivos para o crescimento do marketing direto Canais de marketing direto Database marketing Problemas no uso do marketing direto VII. Marketing digital Canais de marketing digital VIII. Relações públicas Tipos de públicos e atividades IX. Venda pessoal Papel e responsabilidades, atividades, processo de vendas e ética
Conteúdo Programático X. Planejamento de CIM Identificação dos públicos de interesse Planejamento da mensagem Seleção dos canais de comunicação Seleção da fonte da mensagem Definição de objetivos e estratégias Verba de comunicação e métodos orçamentários XI. Avaliação da eficácia em comunicação Sistemas de avaliação
Métodos e Técnicas Avaliação • Aulas expositivas • Discussão e estudos de caso • Recursos áudio-visuais • Artigos de jornais e revistas • Artigos científicos Avaliação • Resenhas críticas de textos • Trabalho individual de avaliação de caso
Marketing x Propaganda Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê-lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!
Marketing x Propaganda Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor, ...
Publicidade x Propaganda Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.
Em resumo... Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação são atividades ligadas ao progresso econômico e social, que impulsionam o desenvolvimento industrial, os grandes mercados consumidores e o comércio. DIZEM CONTRA Que favorecem o desperdício e geram inquietude, que promovem desejos desnecessários e que elevam os preços dos produtos. DIZEM A FAVOR Que favorecem o lucro empresarial e, assim, impulsionam a economia, uma vez que colaboram para a ampliação da massa de consumidores, o que por sua vez gera novos investimentos e mais empregos.
Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... A propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.
Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... Tradicionalmente, os produtos são: - TANGÍVEIS (podem ser tocados e sentidos, ex. canetas, roupas, etc) - INTANGÍVEIS (são essencialmente serviços, ex: educação, turismo) Atualmente, alguns produtos possuem características tangíveis e intangíveis: O carro é composto de rodas, motor, bancos, além de ter design moderno e de proporcionar status a quem o dirige; Um serviço de consultoria é composto de experiência, mas também por equipamentos de informática, relatórios bem formatados, etc.
Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... A preferência e ação de compra dos consumidores são, geralmente, movidas pela percepção diferenciada dos atributos intangíveis. ATRIBUTOS TANGÍVEIS ATRIBUTOS INTANGÍVEIS PRODUTO ÚNICO E DIFERENCIADO