Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
ad – direção para, tendência para;
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
Processo Administrativo
O Processo Administrativo
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Prof(a): Patrícia Braz
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
1.Introdução à Administração
Curso Técnico em Serviços Públicos
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Revisão 2 b.
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Considerações sobre Motivação e Liderança
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Administração de Recursos Humanos II
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
UNICAT introduçãorequisitos Unused Section Space 1 Unused Section Space 2 Unused Section Space 5 Unused Section Space 3 Unused Section Space 4 diagrama.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Teoria da Administração I
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
Sistema Interativo de Automação de Restaurantes Unused Section Space 4 Unused Section Space 5 Unused Section Space 6 Unused Section Space 7 Concepção Integrante.
Teoria da Administração
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Apresentações no PowerPoint 2007 como você nunca imaginou! Começando com o pptPlex Muito similar ao Prezi, temos diversas opções de background Onde.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Administração Conceito:
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais MBA em Gestão Empresarial Disciplina: Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais Prof. Daniel Lins, Me.

[Nosso referencial inicial] pptPlex Section Divider The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

Nosso referencial inicial... COVEY, Stephen R. O Oitavo Hábito: da Eficácia à Grandeza. São Paulo: Atlas, 2005. MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thonson, 2004. ROBBINS, Stephen P. DECENZO, David A. Fundamentos de Administração. 4 ed. São Paulo: Pearson 2004. SCHERMERHORN JR, John R. Administração. São Paulo: LTC, 2007. SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira, 2001. SNELL, Scott A. BATEMAN, Thomas S. Administracão: Novo Cenário Competitivo. São Paulo: Atlas, 2006. Prof. Daniel Lins

pptPlex Section Divider [Organização] pptPlex Section Divider The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

Organização Organização PESSOAS OBJETIVOS RECURSOS ORDEM AMBIENTE EXTERNO Prof. Daniel Lins

Organização JAMES STONER  “Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.” IDALBERTO CHIAVENATO  “Entidades complexas constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, etc.)... As organizações são heterogêneas e diversificadas, com diferentes tamanhos, características, estruturas e objetivos.” Prof. Daniel Lins

Organização COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO PESSOAS ! RECURSOS – Tudo o que a organização lança mão para realizar suas atividades e atingir seus objetivos. Pessoas, máquinas, equipamentos, dinheiro, suprimentos, matéria prima, informações, entre outros. OBJETIVOS – Resultados específicos ou situações finais desejáveis que se procura atingir. (SCHERMERHORN) ESTRUTURA – A forma através de que as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. (STONER) STAKEHOLDERS – Grupos ou indivíduos direta ou indiretamente afetados pela busca de uma organização por seus objetivos. (STONER) PESSOAS ! Prof. Daniel Lins

Organização A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES AS ORGANIZAÇÕES SERVEM À SOCIEDADE... AS ORGANIZAÇÕES REALIZAM OBJETIVOS... AS ORGANIZAÇÕES PRESERVAM O CONHECIMENTO... AS ORGANIZAÇÕES PROPORCIONAM CARREIRAS... AS ORGANIZAÇÕES REALIZAM SONHOS (PESSOAS)... Prof. Daniel Lins

[A ADMINISTRAÇÃO E O PROCESSO ADMINISTRATIVO] pptPlex Section Divider The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

A Administração JAMES STONER  “Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.” IDALBERTO CHIAVENATO  “Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata basicamente do planejamento, organização, direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem entro da organização.” Prof. Daniel Lins

A Administração "Entrei em uma empresa. Clima cinzento, todos estressados. Exigências para corte de despesas e trabalho árduo. Demissões e ameaças de novas demissões. Motivo: lucratividade negativa”. Prof. Daniel Lins

A Administração "Entrei em uma empresa. Clima cinzento, todos estressados. Exigências para corte de despesas e trabalho árduo. Demissões e ameaças de novas demissões. Motivo: lucro excepcional no ano passado e pressão para superá-lo no exercício vigente” Prof. Daniel Lins

A Administração "Escassez e abundância, mas o mesmo clima, a mesma taxa de sofrimento." (MATOS, 2001).”. Prof. Daniel Lins

Planejamento Estratégico O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? É um processo de organizar idéias a respeito do futuro É o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a organização pretende seguir. Prof. Daniel Lins

Planejamento Estratégico O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? É uma metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente, no qual estão os fatores externos não controláveis pela empresa Prof. Daniel Lins

Planejamento Estratégico Missão, vocação, valores da organização Processos mentais, competências e interesses dos planejadores Desempenho da organização Processo de planejamento estratégico Pontos fortes e pontos fracos dos sistemas internos Ameaças e oportunidades do ambiente externo Prof. Daniel Lins

O PROCESSO ADMINISTRATIVO Organização O PROCESSO ADMINISTRATIVO ORGANIZAR  Processo de alocação e arrumação dos recursos, designação de tarefas e coordenação das atividades individuais e de grupo no intuito de colocar em prática o que foi planejado. DIVISÃO DO TRABALHO  Decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitados, e não pela tarefa como um todo. DEPARTAMENTALIZAÇÃO  Agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhante ou logicamente conectadas. COORDENAÇÃO  Integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.(STONER) Prof. Daniel Lins

VAMOS REFLETIR EM GRUPO... Vamos aos cartões... Prof. Daniel Lins

O PROCESSO ADMINISTRATIVO Liderança O PROCESSO ADMINISTRATIVO LIDERAR  Significa dirigir, influenciar e motivar as pessoas para o trabalho. Inspirá-las a realizar o que foi planejado e a atingir os objetivos estabelecidos. SCHERMERHORN  Por meio da liderança os gerentes criam comprometimento para com uma visão, encorajam atividades que dão suporte às metas e influenciam outros a executar o melhor trabalho para o bem da organização. PODER  Capacidade de exercer influências; isto é, capacidade de mudar as atitudes ou o comportamento de indivíduos ou grupos. (STONER) AUTORIDADE  Poder baseado na compreensão geral de que indivíduos, ou grupos específicos, têm o direito de exercer influências, dentro de certos limites, em virtude de sua posição na organização. (STONER) Prof. Daniel Lins

Liderança Você é um líder na sua organização? O que te faz um líder? VAMOS REFLETIR... Você é um líder na sua organização? O que te faz um líder? Qual o seu estilo de liderança? Você dá oportunidades para seus liderados? Você anda demarcando o espaço de atuação de seus liderados? Vamos ao filme... Prof. Daniel Lins

O PROCESSO ADMINISTRATIVO Controle O PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTROLAR  Processo pelo qual é possível medir os resultados obtidos comparando com os objetivos estabelecidos e implementando mudanças, através de ações corretivas, quando necessário. ELEMENTOS DA FUNÇÃO CONTROLE SEGUNDO STONER: 1. Estabelecer padrões de desempenho 2. Medir o desempenho atual 3. Comparar o desempenho com padrões estabelecidos 4. Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas Prof. Daniel Lins

[Competências e Habilidades do Gestor] pptPlex Section Divider The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

AS COMPETÊNCIAS DO GESTOR Conhecimento Habilidade Atitude Saber . Know - how. Informa ç ão. Atualiza ão profissional. Reciclagem constante. Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira pr á tica de aplicar o conhecimento na solu ão de problemas e situa ões. Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo Ênfase na a ão e no fazer acontecer. Esp í rito de equipe e empreendedorismo Lideran a e comunica Julgamento Saber diagnosticar situacoes Capacidade de analise critica. Visao sistemica e holistica da situacao Definicao de necessidades e prioridades. Bom senso e pragmatismo. Prof. Daniel Lins

Habilidades do Gestor HABILIDADES DO GESTOR HABILIDADE Capacidade de transformar o conhecimento (saber) em uma ação (fazer) que resulte em um desempenho desejado. As habilidades mais importantes são aquelas que capacitam os gestores a ajudar outros a se tornarem mais produtivos em seu trabalho (SCHERMERHORN) HABILIDADE TÉCNICA Capacidade de usar uma especialidade para executar uma tarefa com proficiência. Essas habilidades são inicialmente adquiridas através de educação formal e depois desenvolvidas pela prática e experiência no trabalho. (SCHERMERHORN) Prof. Daniel Lins

Habilidades do Gestor HABILIDADES DO GESTOR HABILIDADE HUMANA  Capacidade de trabalhar bem em cooperação com outras pessoas, surge no ambiente de trabalho como um espírito de confiança, entusiasmo e genuíno envolvimento nas relações inter-pessoais. Um componente importante das habilidade humanas essenciais é a inteligência emocional. (SCHERMERHORN) HABILIDADE CONCEITUAL  Capacidade de pensar analiticamente e resolver problemas complexos. Envolve a capacidade de reduzir problemas a porções menores para enxergar as relações entre as partes e reconhecer as implicações que qualquer problema tem para os outros. (SCHERMERHORN) Prof. Daniel Lins

Habilidades do Gestor Habilidades Conceituais Nível Estratégico (Idéias e conceitos abstratos) Humanas (Relacionamento Interpessoal) Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Nível Estratégico Intermediário Operacional Execução das Operações Fazer e executar Alta Direção Gerência Supervisão Prof. Daniel Lins

[ENTENDENDO O AMBIENTE EXTERNO – AMBIENTE COMPETITIVO] pptPlex Section Divider The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

Contexto Externo AMBIENTE EXTERNO Forças existentes fora do limite da empresa e que influenciam as operações organizacionais. NÍVEIS DO AMBIENTE EXTERNO  Ambiente Competitivo e Macroambiente. AMBIENTE COMPETITIVO  Concorrentes, fornecedores, clientes, novos entrantes e produtos substitutos. MACROAMBIENTE  Ambiente Internacional; Político-Legal; Tecnológico; Demográfico; Econômico; Social-Natural. Prof. Daniel Lins