Principais características da Abordagem Comportamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Relação professor/aluno
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
Escola das Relações Humanas
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Administração – Principais correntes
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Disciplina: Psicologia Empresarial Professora: Silvia Lorenzoni Perim
Administração Geral - Aula 04
Professora Andréia Vicente
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Motivação dos empregados
Escola de Relações Humanas
Abordagem comportamentalista
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Visão de Herzberg da relação satisfação-insatisfação.
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 7 Direção.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Escola Relações Humanas
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Teorias da Motivação O processo Motivacional
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Profa. Daciane de Oliveira Silva
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
TEORIA COMPORTAMENTAL
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
1 1.
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
Introdução à Administração
Comportamento Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Motivação e satisfação no trabalho
Curso de Administração Disciplina: TGA
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
Perspectiva Natural das Organizações Sobrevivência Necessidades dos Grupos Conflito Influência da estrutura informal sobre a formal Necessidades da Organização.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
A evolução do pensamento administrativo
Transcrição da apresentação:

Principais características da Abordagem Comportamental SURGE COMO EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS; RECUSA A CONCEPÇÃO DE QUE A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR GERAVA DE FORMA INTRINSECA A EFICIÊNCIA DO TRABALHO; PERCEPÇÃO DE QUE NEM SEMPRE OS FUNCIONÁRIOS SEGUEM COMPORTAMENTOS EXCLUSIVAMENTE RACIONAIS OU ESSENCIALMENTE BASEADOS EM SUA SATISFAÇÃO; TRAZ PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL (ESTÍMULO/ RESPOSTA) PARA A ADMINISTRAÇÃO; PROCURA RESPONDER À QUESTÃO: “O QUE MOTIVA AS PESSOAS PARA AGIREM OU SE COMPORTAREM DO MODO COMO O FAZEM?” REFLETE CRENÇAS E REALIDADE EMPRESARIAL DOS ANOS 50;

Principais teóricos da Abordagem Comportamental BARNARD – comparação do executivo ao cérebro: “Ele existe para manter o sistema corpóreo, dirigindo aquelas ações que são necessárias para um melhor ajustamento ao ambiente, mas não se pode dizer que ele existe para administrar o corpo, do qual uma grande parte das funções é independente dele e das quais ele, por sua vez, depende”. SIMON MCGREGOR– Teorias X e Y LIKERT HERBERG MCCLELLAND ARGYRIS

Teorias X e Y de McGregor Defendia que as estratégias de liderança são influenciadas pelas crenças do líder acerca da natureza humana; Para ilustrar sua descoberta, construiu duas teorias antagônicas: a Teoria X, baseada nos princípios da Administração Clássica e Científica e a Teoria Y, baseada na Escola das Relações Humanas e Comportamental; Enquanto na Teoria X a autoridade determina a direção e o controle, na Teoria Y é a integração que legitima a autoridade;

Teoria de Herzberg Buscando identificar fatores que motivam os funcionarios, detectou que entrevistados associavam INSATISFAÇÃO com o trabalho ao AMBIENTE de trabalho e SATISFAÇÃO com o trabalho com o CONTEÚDO do mesmo; Fatores relacionados ao ambiente do trabalho: supervisão, relações interpessoais, condições físicas de trabalho, salário, políticas e práticas administrativas. São os FATORES DE HIGIENE – quando ficam abaixo do nível aceitável, o resultado é a insatisfação com o trabalho. Fatores relacionados ao conteúdo do trabalho: realização pessoal, reconhecimento do trabalho, responsabilidade e progresso profissional. São os FATORES MOTIVACIONAIS. Fatores de higiene são importantes, mas, uma vez neutralizada a insatisfação, não geram resultados positivos. Apenas os fatores motivacionais conduzem ao melhor desempenho.

Principais críticas à abordagem Comportamental Enxerga a prática administrativa a partir dos objetivos dos dirigentes das empresas (crítica comum a outros enfoques); Pesquisas empíricas levantaram dúvidas de que administração participativa seja a melhor forma de administração. A relação entre satisfação moral e nível de produtividade é vista de forma simplista.